TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Literatura Infantil Aula 1

Trabalho Universitário: Literatura Infantil Aula 1. Pesquise 793.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/9/2014  •  1.107 Palavras (5 Páginas)  •  471 Visualizações

Página 1 de 5

Aula Tema 1

1-Sobre a literatura infantil, é correto afirmar sobre sua finalidade:

Resposta correta: Tem tarefa fundamental a cumprir nesta sociedade em transformação: a de servir como agente de formação, seja no espontâneo convívio entre leitor/livro, seja no diálogo leitor/texto estimulado pela escola.

Comentário sobre a resposta correta: Parabéns! Esta resposta é correta, pois a literatura infantil é considerada um agente de formação ao possibilitar a formação da consciência de mundo de crianças e jovens por meio da leitura de histórias que abordem questões sociais e culturais. Isso representa a afirmação da autora Nelly Novaes Coelho, expressa na página 15 de nosso livro-texto, de que “a verdadeira evolução de um povo se faz ao nível da mente, ao nível da consciência de mundo que cada um vai assimilando desde a infância”.

Correto

Notas relativas a este envio: 1/1

2-A autora Nelly Novaes Coelho evidencia no livro-texto de nossa disciplina que a escola é um espaço privilegiado para a formação do indivíduo e afirma que os estudos literários possibilitam o exercício da mente, a percepção do real, a formação da consciência de si e do outro, entre outros objetivos. Nesse sentido, pode-se compreender que o espaço da escola tem a finalidade de:

Resposta correta: Ser favorável às reflexões das transformações sociais, pois permite ao indivíduo seu autoconhecimento e o acesso ao mundo da cultura que caracteriza a sociedade a que ele pertence.

Comentário sobre a resposta correta: Parabéns! Esta resposta é correta, pois é fundamental considerarmos que o espaço da escola é propício para as relações interpessoais, troca de experiências e conhecimentos. Outro aspecto importante a ser considerado é a possibilidade de se ter acesso às histórias infantis, aos livros e aos estudos literários.

Correto

Notas relativas a este envio: 1/1.

3-A autora Nelly Novaes Coelho apresenta comparações entre valores tradicionais e valores novos presentes nas produções literárias, como um importante confronto de ideias que pode auxiliar os futuros e jovens professores a se situar criticamente em relação à realidade histórico/social/cultural. Sobre os valores tradicionais, pode-se afirmar que:

I. Há uma valorização do individualismo expresso por ações, atitudes e condutas das personagens que se caracterizam como super-heróis, com qualidades e virtudes apreciadas pela sociedade, que, de certa forma, merecem ser imitados.

II. As histórias apresentam um enredo em que ao final se encontra uma “moral da história”, ou seja, são evidenciadas condutas que se apresentam entre certas e erradas ou prêmios e castigos.

III. Aparecem nas histórias ações e iniciativas para se combater os ódios raciais, com a valorização das singularidades das diferentes culturas que marcam nossa sociedade.

IV. Aparecem iniciativas de questionamento da autoridade como poder absoluto e valorizam as noções de liberdade de expressão e de equilíbrio entre as diferenças.

V. Aparecem nas histórias manifestações de consentimento e valorização de conceitos que expressam o antirracismo, entre outros. Identifique a alternativa que apresenta as afirmativas que são corretas:

Resposta correta: I e II estão corretas.

Comentário sobre a resposta correta: Parabéns! Esta resposta é correta, pois a ênfase no individualismo e nas condutas tidas como certas ou erradas predomina nas histórias enquadradas nos “valores tradicionais” e, de certa forma, os “valores novos” se opõem a esses fatores.

Correto

Notas relativas a este envio: 1/1

4-Sobre a contribuição da Psicologia Experimental para a literatura infantil, é correto afirmar que:

Resposta correta: Auxiliou, ao definir que as crianças apresentam diferentes estágios de desenvolvimento (da infância até a adolescência) e que, portanto, a linguagem de suas produções deveria respeitar essas fases de desenvolvimento.

Comentário sobre a resposta correta: Parabéns! Esta é a opção correta, pois os estudos da Psicologia Experimental contribuíram para a concepção de criança que conhecemos hoje, de um ser único e singular. Tais estudos reafirmaram ainda que a inteligência se constrói por meio de um processo que depende da criança e do meio em ela vive. Esse fator tornou possível determinar que as crianças passam por estágios de desenvolvimento iguais para todos, mas não com as mesmas idades, pois cada uma tem seu próprio ritmo de desenvolvimento. Dessa forma, as produções literárias e a linguagem das histórias deveriam levar em consideração as particularidades de seu público-alvo, ou seja, a criança.

Correto

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com