TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Literaturas de Língua portuguesa em perspectiva

Por:   •  6/5/2018  •  Monografia  •  489 Palavras (2 Páginas)  •  388 Visualizações

Página 1 de 2

IFBA – Campus Camaçari[pic 1]

Turma: 1º eletro ‘A’ VESPERTINO;

Aluno: João Pedro Batista Santos;

Profª: Jussimara Lopes de Jesus;

Matéria: Português.

        

Fichamento e Resumo de Português

ALVES, Roberta Hernandes e MARTIN, Vima Lia. Veredas da palavra. 1. ed. São Paulo: Ática, 2016.

Gênero textual: Capítulo de livro didático de Língua Portuguesa

Literaturas de Língua portuguesa em perspectiva

As literaturas africanas o serão foco dos textos de alguns países onde há um número maior de escritores com obras publicadas, a ênfase maior nos estudos recairá sobre a literatura brasileira, pois é aquela que oferece uma maior reflexão da história, não só as que foram e estão sendo comprovada cientificamente, mais também as criadas na memória de cada um, essas histórias mudam um pouco nosso ponto de vista para além da chamada história real, desconstruindo a ideia de uma história única e universal.

        

                   Conhecendo as literaturas africanas de língua portuguesa

   O continente africano possui sua própria história própria distinta da história europeia que frequentemente é adotada como parâmetro sobre a história mundial. Os africanos possuem seus próprios costumes e jeitos culturalmente diferente de outros, desconhecidos.

A importância da literatura oral

   Em algumas regiões da África a literatura chegou primeiramente em sua forma oral, assim como em outras regiões do mundo, bastante presente em grupos que vivem na zona rural, muito usada para transmitir os conhecimentos dos mais velhos detentores da experiência, para os mais novos.

O impacto do colonialismo

A presença de novos povos “ Europeus” naquele lugar mudou todo o modo de vida, daquele povo que já habitava determinado a vida de muitas pessoas que estavam acostumados a  viver de um modo “livre” que passou a viver de um modo meio que “preso”, passaram a ser menosprezados sendo chamados de preguiçosos e violentos, e trazendo uma imagem boa do povo europeu.

Literatura e identidade nacional

 

   Foram adotadas como prioridades as literaturas nacionais a partir do século XX, valores sobre a negritude eram exaltados, valores coloniais eram dado como tópicos máximos aos atos, a produção literária que traduz um diferente sentimento em diferentes povos, estando ligada a luta pela resistência e a independência de países que tinham uma política sólida construída.

Vários movimentos ligados à Negritude que visavam valorizar as raízes negras, marcaram um grande avanço no que se diz respeito à emancipação dos povos africanos que ainda viviam sob domínio português.

Novos desafios

   Logo após a independência,durante o período colonial foram publicadas várias obras proibidas nos novos países da áfrica e também em Portugal.

   No século XXI, o que se observa nas literaturas africanas de língua portuguesa é uma grande abrangência dos temas, fala-se não apenas sobre a situação política, mas também sobre a condição feminina, a vida rural dos povos do interior e etc.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (96.7 Kb)   docx (18.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com