TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps de Literaturas de Língua portuguesa

Por:   •  29/9/2016  •  Pesquisas Acadêmicas  •  508 Palavras (3 Páginas)  •  281 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

        

UNIVERSIDADE ANHANGUERA UNIDERP

CURSO: LETRAS

DISCIPLINA:

MORFOLOGIA

ACADÊMICOS (AS):

ANA LIVIA F. RODRIGUES - RA: 3557454314

AUGUSTO CÉSAR DE A. BARBOSA - RA: 5086733477

LEANDRO N. DA SILVA - RA: 3619180105

MARCIO DE OLIVEIRA RODRIGUES - RA: 3552596302

THIAGO MUNIZ SPENCE - RA: 4063963498

WELLINGTON BRAULIO SOUZA - RA: 3623239561

ETAPA 3

PROF. CLÉLIA DE ANDRADE

CAMPO GRANDE – MS

2015

ETAPA 3 (tempo para realização: 06 horas)

Aulas-tema: 13, 14 e 15 - Sufixação sem mudança de classe. Sufixação e efeitos desentido.Esta atividade é importante para que você perceba que, além do valor gramatical dossufixos, de fornecer informações objetivas sobre a realidade que nos cerca, tais como indicar a profissão ou função de algo ou alguém, o tamanho de algum objeto, dentre outras funções, eles podem também revelar diferentes atitudes e avaliações a respeito das pessoas, acontecimentos e situações pelas quais passamos. Para realizá-la, devem ser seguidos os passos descritos.

Passo 1 (Aluno)

Ler os seguintes textos indicados no exercício.

Passo 2 (Aluno)

Assistir atentamente ao vídeo da propaganda do jornal O Estado de São Paulo, disponível no link da atividade.

Passo 3 (Equipe)

Fazer uma lista das palavras citadas pelos personagens da propaganda que são associadas aos sufixos –inho e –ao, e organizá-las em uma tabela comum em Word ou Excel.

Passo 4 (Equipe)

Fazer uma análise da propaganda, tendo como referência as análises feitas pelos autores dosartigos apresentados no Passo 1. A tabela elaborada no Passo 3 e a análise do Passo 4 deverão ser utilizadas na elaboração do Desafio. Entregar a análise em data agendada pelo professor da disciplina.

Lista de palavras da propaganda com que são associadas aos sufixos –inho e –ao:

BOCÃO

ÃO

CONSAGRAÇÃO

CRIAÇÃO

PARTICIPAÇÃO

MEDINHO

CONVECÇÃO

EVOLUÇÃO

DISCURSÃO

MÃO

CIDADÃO

ESTADÃO

AÇÃO

Análise da propaganda :

  Como aprendemos nos textos “Os estudos lexicais em diferentes perspectivas (Volume 1)” e ” O processo de formação de palavras com o sufixo aumentativo –ão: uma análise cognitivista.”, podemos dizer que  os sufixos ,na língua portuguesa, possuem origem variada. Predominam, no entanto, os de origem grega ou latina. Quanto ao sentido, costumam assumir inúmeros significados. Dividem-se em nominais, verbais e adverbiais. As nominais formam substantivos e adjetivos. As verbais quando formam verbos e por último as adverbiais quando há um único sufixo formador de advérbios, o sufixo mente. Com isso aprendido e após analisarmos a propaganda do jornal O Estado de São Paulo, podemos dizer como mostras as palavras do quandro do passo anterior, que foram citadas 11 palavras que possuem o sufixo -ão e uma com o sufixo -inho. Das palavras citadas na propagando assistida, as de sufixos nominais são: BOCÃO, CONSAGRAÇÃO, CRIAÇÃO, PARTICIPAÇÃO, CONVECÇÃO, EVOLUÇÃO, DISCURSÃO, MÃO, CIDADÃO, ESTAÇÃO E AÇÃO. Temos uma de valor diminuitivo que é a palavra: MEDINHO que é derivada com o sufixo -inho da palavra MEDO. Com isso podemos concluir que quase todas as palavras são com sufixo nominais  com valor aumentativo com exceção da palavra MEDINHO que tem o valor do grau diminuitivo. E com isso complementando ainda a conclusão, podemos dizer que embora a propaganda citos basicamente uma única especie de palavra oriundas dos sufixos aumentativos e diminuitivos, jamais podemos esquecer das outras especies de palavras que os autores ALVES, Ieda M. ALVES, Regina S. citam em seus textos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)   pdf (299.2 Kb)   docx (595.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com