TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps literaturas da lingua portuguesa

Por:   •  13/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  508 Palavras (3 Páginas)  •  385 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

Curso: Letras

Disciplina: Literaturas da Língua Portuguesa

LITERATURAS DA LÍNGUA PORTUGUESA

Professora: Ma. Ausdy N. Castro dos Santos

Irecê/BA

Novembro de 2014

ROMANTISMO EM PORTUGAL

Quando se trata de literatura, todo período estilístico tem que ser explicado de acordo com seu contexto histórico-político para que a compreensão das obras analisadas seja acurada e esclarecedora. No romantismo não é diferente, ao entender os principais fatores desencadeantes do movimento, é possível fazer um paralelo entre o autor, como um sujeito social, e o seu ambiente.

A instauração do Romantismo se deu em toda Europa, influenciado pelas novas ideologias políticas, econômicas e sociais, que vieram intervir na sociedade do século XIII, especialmente em Portugal, que passou a ter uma luta pelo trono, gerando desordem e conturbação interna. Com a influência das revoluções francesa e industrial e do pensamento liberal, a literatura mostra a liberdade acima das regras e a razão vencendo a emoção.

Isto é claro na obra de Almeida Garrett, que neste período se exilou na Inglaterra e tendo contato com a obra de Lord Byron e Scott, sofrendo influências do teatro de Shakespeare, acabou produzindo a narrativa Camões, baseado na epopeia Os Lusíadas.

Na produção textual romântica o eu-lírico é melancólico e nostálgico, idealizador de um universo melhor, no qual há total liberdade de expressão, citando sempre a solidão como grande companheira. O comportamento romântico caracteriza-se pelo sonho, pelo devaneio, por uma atitude emotiva, subjetiva, diante das coisas, sem nenhum tipo de regra para a expressão do sentimento expresso de forma subjetiva. Isto é claramente encontrado neste poema que é considerado introdutor do Romantismo em Portugal.

Outro grande nome do Romantismo português é Alexandre Herculano, que junto com Garrett, foi um intelectual que atuou bastante nos programas de reformas da vida portuguesa. Sua obra tem o caráter histórico, voltado para as origens de Portugal e constantemente cita temas religiosos, como é visto a junção destas duas características em Eurico, o presbítero, de 1844; que fala sobre um homem, que desiludido por não poder casar-se com sua amada, torna-se religioso e envolve-se em batalhas medievais até sua morte.

Com o passar das fases, os escritores tomam atitudes extremas, usando cada vez mais temas soturnos e fúnebres, tudo expresso numa linguagem fácil e comunicativa, na qual bradavam o escapismo das responsabilidades sociais e extremo pessimismo que é visto como “mal-do-século”, muitas vezes findando em suicídio.

Ao fim, o Romantismo alcançou um ponto de pura poesia, com uma evolução dos integrantes de uma visão ultrarromântica para atitudes realistas e parnasianas. É possível compreender que o Romantismo, foi um repúdio as regras que contornavam e preenchiam o campo literário da época que, juntamente com a ideologia vigente, traziam um enorme descontentamento.

REFERÊNCIAS

Educação na Índia é precária, apesar do crescimento. 2010. Disponível em:

. Acesso em: 17 de abril.

Depoimento: Jovens indianas enfrentam o estigma da solteirice ‘tardia’. 2014. Disponível em:. Acesso em: 18 de abril.

RAU, Santa Rhama. Na Índia, as famílias são diferentes. Disponível em:

<http://www.reneguenon.net/HinduTextoFamiliaDiferente.html> . Acesso em: 18 de abril.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)   pdf (115.3 Kb)   docx (18 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com