TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Lusiadas E Mensagem

Artigos Científicos: Lusiadas E Mensagem. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/2/2015  •  651 Palavras (3 Páginas)  •  493 Visualizações

Página 1 de 3

Fernando Pessoa – Mensagem

Distanciada quase quatro séculos dos Lusíadas, ambos sentem os problemas nacionais. A diferença essencial, consiste no plano factual. Camões move-se na linha das realidades acontecidas, Pessoa vai mais na asa do sonho, da imaginação do desejo;

Obra mítica e simbólica;

A Mensagem é considerada uma obra épico-lírica.

Texto épico – diz respeito à composição narrativa, em verso ou em prosa, que em estilo elevado, canta uma ação heroica passada. Celebra uma ação grandiosa e heroica ou uma série de grandes acontecimentos históricos.

Texto lírico – permite exprimir as emoções, os sentimentos, os desejos ou os pensamentos íntimos que nascem ou se apresentam ao espírito, ou seja, ao mundo interior do “eu”.

Assim, a Mensagem, é um texto épico lírico. Por um lado é possível observarmos o sentido épico pela presença de fragmentos de discursos narrativos, das alusões históricas, dos feitos históricos, do maravilhoso (com as referências mitológicas) e da expressão do espírito do povo português, por outro lado, a brevidade dos poemas, o valor em si que cada poema possui isoladamente, a expressão das emoções e a valorização do “eu” são marcas do discurso lírico.

Os Lusíadas versus Mensagem

O título Os Lusíadas remete para o herói coletivo da obra, os lusíadas, ou seja, os filhos de Luso, o progenitor da tribo dos lusitanos e o fundador da Lusitânia, suposto filho ou companheiros de Baco. Os descendentes de Luso são caracterizados logo nas primeiras estrofes do poema como “forte gente de Luso”, cujo destino é realizar feitos grandiosos. Camões canta a descoberta do caminho marítimo para a Índia, numa viagem cheia de perigos, comandada por Vasco da Gama. De volta à pátria, já com o objetivo alcançado “a Lusitana gente” é premiada com a Ilha dos Amores, onde marinheiros e ninfas se unem num casamento eterno que os imortalizará. O que é de evidenciar é o facto de Camões ter dado ao seu poema, não o nome de um herói individual, mas de ter atribuído à sua epopeia um nome que logo nos anuncia a história de todo um povo – “Os Lusíadas”.

Em relação ao título Mensagem o leitor pode interpretá-lo fazendo diferentes abordagens. Numa primeira leitura, pode ser interpretado como significado apenas uma comunicação, uma missiva que esclareceria quem lesse a obra dado o seu caracter hermético. Numa leitura mais profunda e simbólica, é possível associar o número de letras que compõe a palavra mensagem com o da palavra Portugal, ambas têm oito letras – Oito é universalmente o número do equilíbrio cósmico – e é ainda possível associa-lo às oito pontas da Cruz da Ordem dos Templários, mais tarde reformulada e designada por Ordem de Cristo, que estava presente nas caravelas Quinhentistas.

Os Lusíadas são uma alegoria, com a intriga dos deuses mitológicos a darem unidade à ação a favorecerem o seu desenvolvimento. Eles exprimem as forças e dificuldades que se apresentavam ao espírito humano

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com