TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Carta portuguesa e oficial

Tese: Carta portuguesa e oficial. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/5/2014  •  Tese  •  1.256 Palavras (6 Páginas)  •  333 Visualizações

Página 1 de 6

Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul

Campus Virtual

Atividade de avaliação a distância (AD)

Unidade de Aprendizagem: Língua Portuguesa e Redação Oficial

Curso:

Professor:

Nome do aluno:

Data:

Orientações:

 Procure o professor sempre que tiver dúvidas.

 Entregue a atividade no prazo estipulado.

 Esta atividade é obrigatória e fará parte da sua média final.

 Encaminhe a atividade via Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem (EVA).

A partir da análise das charges que seguem, responda às perguntas efetuadas abaixo.

Charge 1

Charge 2

1. Compare a linguagem utilizada em cada uma das charges e responda, levando em consideração as variedades linguísticas (referentes a mais ou menos formalidade).

a) Qual é a língua (ou linguagem) predominante em cada caso? Como se percebe isso?

R: Na charge 1, a gíria é predominante está comprovada por seu aspecto informal e relacionada a um grupo restrito de pessoas sem a colocação de palavras cultas. Na charge 2, a língua culta ou oficial é bem clara e está escrita nas normas da gramática e com formalidade.

b) O que cada uma das linguagens apontadas na resposta anterior representa para a nossa sociedade, ou seja, essa linguagem diferenciada está relacionada a quê? Qual seria a intenção disso?

R: As linguagens nas charges demonstram o grau de conhecimento e escolaridade como foram empregadas. Para cada grupo de pessoas essas linguagens tem o seu público, uma rica em palavras e escrita de forma coerente e culta com um alto grau de escolaridade, a outra, desprovida de formalidade e pobre na escrita com baixo conhecimento. A intenção das duas formas é sem dúvida atingir as diferentes classes sociais, mas seria bom para todos se a maneira formal e clara de se expressar fosse usada pela população.

c) Na Charge 2, a linguagem utilizada é compatível com o contexto? Como você percebe, ou não percebe, essa compatibilidade? Explique.

R: Acho que no contexto essa linguagem não está adequada, pois os interlocutores ficaram com dúvidas em distinguir quem era o locutor pelas palavras empregadas levando a pensamentos distintos. Ora a um escritor e poeta, ora a um político.

A partir da leitura do texto abaixo, responda às perguntas das questões 2 e 3.

Empresas despertam para a inovação

(MARCELO REHDER - O Estado de São Paulo - 23/01/2012)

No horizonte de dez anos, mais de 70% das grandes empresas brasileiras pretendem ser líderes em tecnologia, apesar das condições econômicas adversas que afetam o seu desempenho. Na situação atual, cerca de 40% entendem que já são líderes, por isso ainda prevalecem posicionamentos mais tímidos, como o de seguidor rápido de tecnologias de ponta ou de adaptador de tecnologias ao mercado brasileiro.

As informações são de uma pesquisa inédita do Instituto de Estudos para o Desenvolvimento Industrial (Iedi), que entrevistou os principais dirigentes de 40 grupos privados, dos quais 30 de empresas, em sua maioria de capital nacional e dez grandes empresas transnacionais que atuam no mercado brasileiro. Esses grupos respondem por 80% do esforço nacional em pesquisa e desenvolvimento tecnológico.

Hoje, o número de empresas que fazem Pesquisa & Desenvolvimento (P&D) no Brasil não passa de 2,5 mil, enquanto 30 mil são inovadoras. É pouco num universo de quase 100 mil empresas industriais existentes no País. "Mas o mundo inteiro é assim", diz o coordenador da pesquisa, o reitor do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), Carlos Américo Pacheco.

Para 58% dos entrevistados, a inovação tecnológica é decisiva para sua estratégia de mercado atual, enquanto 42% consideram a tecnologia relevante. No horizonte de dez anos, o entendimento se altera de forma ainda mais explícita: 80% das empresas afirmam que a tecnologia terá papel decisivo e 20% consideram que será relevante.

"As empresas estão percebendo que se quiserem entrar no mundo vão ter de investir em inovação", diz o presidente do Iedi, Pedro Passos, sócio fundador da Natura Cosméticos. "Entender a inovação como vetor do crescimento passou a ser fonte de sobrevivência das empresas de manufatura", frisa.

Nesse cenário, os resultados da pesquisa indicam que o diagnóstico, repetido em muitos fóruns de debates, de que falta cultura de inovação nas empresas brasileiras "não passa de bobagem", diz Pacheco.

2. Levando em consideração o estudo efetuado sobre linguagem, analise as questões abaixo e em seguida responda ao solicitado.

a. Há uma função de linguagem predominante no texto acima, cite qual é. Em seguida,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com