TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

METODOLOGIA DO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA

Exames: METODOLOGIA DO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/9/2014  •  274 Palavras (2 Páginas)  •  550 Visualizações

Página 1 de 2

METODOLOGIA DO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA

I. Quais poderão ser as consequências para uma criança de oito anos que ainda persiste com o processo fonológico de desvozeamento? Como professor, qual seria a sua atitude diante dessa situação?

Não é raro observar crianças que apresentem alterações de fala e voz na prática fonoaudiologia.Crianças com alterações de fala caracterizadas pelo ensurdecimento podem apresentar dificuldade no controle laríngeo. Devido a essa dificuldade tais crianças emitem um fonema próximo cuja produção, facilitada pela ausência de participação glótica, seria percebida como o correlato surdo.Crianças que trocam sons sonoros por surdos apresentam frequência fundamental mais baixa, produzem repetições silábicas mais lentamente e realizam repetições arrítmicas, indicando dificuldades no controle motor oral e glótico.

A alteração da dinâmica vibratória das pregas vocais provoca vibrações aperiódicas e irregulares, decorrentes do desequilíbrio entre a tensão mio elásticas e a pressão da corrente aérea subglótica o que pode dificultar a pré-sonoridade.

Na infância, essas alterações da produção vocal são causadas, sobretudo pela presença de nódulos vocais, principal etiologia da disfonia infantil, cuja prevalência é de 6 a 9% na população A investigação do mecanismo de produção do fonema sonoro também indicou o abaixamento da laringe durante a produção de fonemas plosivos sonoros como elemento funcional que permite a diminuição da tensão facilitando a sonorização. Portanto, qualquer descontrole do funcionamento laríngeo poderia dificultar a sonorização. Pelo acoplamento da fonte glótica, as consoantes sonoras são menos intensas e mais graves do que suas correspondentes surdas.

Mas recentemente, um estudo apontou que a análise acústica da fala de crianças com e sem transtorno fonológico permite verificar que algumas palavras, dependendo de seus contextos fonêmicos e fonéticos, facilitam mais que outras.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com