TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Metodologia De Ensino Da Lingua Portuguesa

Trabalho Escolar: Metodologia De Ensino Da Lingua Portuguesa. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/5/2014  •  1.391 Palavras (6 Páginas)  •  879 Visualizações

Página 1 de 6

1- Aspectos gerais da metodologia de ensino

O ensino até meados dos anos 70 era baseado na transmissão de conhecimento do professor ao aluno. Os educadores eram pouco motivados, desestimulados, não havia preocupação por parte do poder público em oferecer cursos, orientação e acompanhamento. A responsabilidade da aprendizagem era concentrada apenas no papel do professor que também se mostrava pouco inovador. A metodologia do ensino era mecanicista e inflexível.

As famílias, estudantes tinham a noção de educação como algo que serviria ,apenas, para lograr proveito financeiro. Contudo, algumas mudanças ocorreram ao longo dos anos devido à evolução da sociedade por meio da globalização, internet. Com isso os métodos de ensino passaram a ser afetados pelos novos conhecimentos, por isso buscou se estudar novos métodos de ensino a fim de desenvolver o proceso de aprendizagem e a melhoria na educação.

Muitos estudiosos e educadores contribuiram para as mudanças metodologicas de ensino, inclusive Paulo Freire que favoreceu a mudança na metodologia do ensino de várias máterias, inclusive da lingua portuguesa. Paulo Freire (1992) ao abordar algumas tendências pedagogícas, que romperam com o ideal tradicionalista, como a progressista libertadora que surge com uma nova perspectiva sobre modos metodologicos de ensino. Consiste em estabelecer que o centro do aprendizagem não é o aluno, mas o professor e estabelecendo uma relação horizontal. O conteúdo escolar vai além do processo de decorar e passa a considerar os fênomenos da realidade social.

2- Os Métodos de ensino

Diante de várias concepções e estudos, Piletti (1991) define método como um caminho a seguir para alcançar um fim, ou seja um meio para alcançar a finalidade que é a aprendizagem, isso irá contribuir para um ensino de qualidade.

Piletti (1991) determina que para escolher o método mais adequado é necessário conhece-lós. Com isso, ele destaca alguns métodos e técnicas de ensino: A aula expositiva, a técnica de perguntas e respostas, trabalho em grupo, método de solução de problemas, estudo dirigido. Alguns dos métodos citados acima já eram utilizados em um estilo mais tradicional de ensino, mas que hoje são abordados com maior ênfase e criatividade, pois foram adaptados à evolução da sociedade.

A aula expositiva é um método muito utilizado que se baseia em apresentar um tema utilizando meios adequados para estabeler a compreensão do aluno.

A técnica de perguntas e respostas consiste do professor fazer perguntas aos alunos sobre determinado assunto com o objetivo de estimular a sua participação.

Trabalho em grupo consiste em formar grupos para desenvolver pesquisas ou troca de ideias sobre determinado assunto ou fato social, contribue para o desenvolvimento interpessoal.

Método de solução de problemas consiste em apresentar um determinado problema ou situação que requer do aluno uma solução com o objetivo de desenvolver o conhecimento de mundo e o aspecto cognitivo dos alunos.

Estudo dirigido consiste em solicitar ao aluno a execução de uma tarefa por meio de algumas instruções dadas pelo professor, muitas vezes são utilizados textos, artigos, contos e histórias.

Piletti (1991) diz que a escolha do melhor método a ser utilizado está atrelado ao objetivos do professor, levando em consideração alguns critérios como: as caracteristicas dos alunos, o número de aulas disponiveis e quais meios de verificação da aprendizagem serão adotados, a estrutura da escola e o nivel financeiro dos alunos, pois com o levantamento dessas informações o professor saberá qual o melhor método utilizar com seus alunos.

O educador ao fazer uso de qualquer metodologia pedagogica deve se ater ao equilibrio do processo aprendizagem.

Principalmente no ensino da lingua portuguesa, pode se pereceber que ao longo dos anos os métodos e instrumentos destacados, anteiormente, foram adaptados por professores que queriam se desvincular do aprender a ler e escrever e do tradicionalismo do ensino da grámatica normativa era necessário abordar contextos sociais e reflexões sobre o porquê e para quê aprender.

3- O uso da tecnologia como metodologia do ensino da lingua portuguesa

Além de destacar vários métodos embasados nos estudos de Piletti, não podemos deixar de mencionar um dos instrumentos pedagogicos de que o educador dispõe na atualidade: as mídias e tecnologias, que serão abordadas no contexto metodologico do ensino da lingua portuguesa.

Beloni (2005) apresenta um estudo sobre o uso da mídia no processo da educação, analisa situações reias do uso da tecnologia nas escolas e justifica seu uso pelo fato das crianças e jovens estarem em contato

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com