TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Alternativas do ensino de língua portuguesa

Artigo: Alternativas do ensino de língua portuguesa. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/8/2013  •  Artigo  •  303 Palavras (2 Páginas)  •  542 Visualizações

Página 1 de 2

Para ser um professor de Língua Portuguesa competente e qualificado para o mercado de trabalho o estágio supervisionado é uma disciplina importantíssima para a formação do futuro profissional. É durante esse período que o estagiário une as teorias, adquiridas ao longo do curso de Letras, a prática docente em sala de aula com os alunos.

Observando nas aulas ministradas pela professora titular, verificou-se uma desmotivação dos alunos para estudar e também da professora em sanar tais dificuldades de modo a influenciar negativamente no processo de ensino-aprendizagem. Isso nos mostra que o educador tem que está motivado e assumi metodologias inovadoras que despertem o interesse do aluno em querer e gostar de estudar.

Estágio Curricular Supervisionado é uma oportunidade impar para o futuro professor de Língua Portuguesa, a experiência contribuiu para desenvolver as competências e habilidades profissionais referentes ao contexto escolar. A Didática ensina que o professor deve sempre reconstruir o conteúdo, ou seja, deve buscar alternativas para o ensino de Língua Portuguesa analisando o conteúdo habitualmente veiculado por esta disciplina e reconstruí-lo, a partir da tentativa de compreender a prática pedagógica em suas diferentes dimensões e relações no que diz respeito ao processo de ensino-aprendizagem.

A escolha do assunto trabalhado na realização do projeto de intervenção sobre a produção textual, tendo como foco de interesse estimular e potencializar o aprendizado dos alunos, possibilitando qualificar os recursos lingüísticos tanto na modalidade escrita quanto na oral. Identificando as dificuldades apresentadas pelos mesmos, em escrever, ler e produzir textos. sugeriu-se que eles construissem um texto com características pertencentes ao genero textual o conto.

Posteriormente, a proposta do projeto aplicada os alunos mostraram-se dedicados e interessados em criar e desenvolver seus textos, com intuito de dominarem e qualificarem ainda mais suas competências linguísticas necessárias para as práticas sociais. conforme os pcn's de língua portuguesa do ensino fundamental verifica-se o seguinte:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com