TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Metodologia de trabalho na Educação de Jovens e Adultos: propostas de ensino da Língua Portuguesa e Alfabetização ou Matemática

Por:   •  9/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  3.310 Palavras (14 Páginas)  •  568 Visualizações

Página 1 de 14

[pic 1]

INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS – ICH

CAMPUS BRASÍLIA

CURSO DE PEDAGOGIA

RELATÓRIO DE ATIVIDADES PRÁTICA SUPERVISIONADA

NOME DO ALUNO

R. A.

Ana Lúcia Gonzaga da Silva

B96CJB-5

Caroline Aquino de Oliveira

B41235-6

Patricia Soares da Costa Aguiar

B911IE-1

Rejane

Phellipe Herbert Dias de França

B96CEB-9  

Keila

Brasília

Maio – 2015

UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP

INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS – ICH

CAMPUS BRASÍLIA

CURSO DE PEDAGOGIA


EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS



 Metodologia de trabalho na Educação de Jovens e Adultos: propostas de ensino da Língua Portuguesa e Alfabetização ou Matemática


O presente relatório é requisito parcial ao Curso de Pedagogia, da UNIP.






Brasília

Maio – 2015


SUMÁRIO


  1. Introdução...................................................................................................        4
  2. Justificativa..................................................................................................5
  3. Fundamentação Teórica...............................................................................
  4. Breve Histórico.............................................................................................
  5. Metodologia..................................................................................................
  6. Conclusão.....................................................................................................
  7. Referências Bibliográficas.............................................................................

  1. INTRODUÇÃO

        O aluno de EJA durante sua vida acumula vivências, experiências pessoais, conhecimentos diversos que leva para o seu cotidiano escolar, é a partir desses conhecimentos que o professor deve estruturar a sua ação pedagógica, pois dessa forma o conteúdo a ser trabalhado terá significado para o aluno. De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais sobre a matemática (1997/2002), temos como importância fundamental da mediação do professor, conhecer a história de vida dos seus alunos, seu cotidiano, suas vivências, seus conhecimentos informais e culturais.

        O processo de ensino e aprendizagem deve ser resultado de uma prática pedagógica com ênfase no conhecimento prévio do aluno, levando em consideração a zona de desenvolvimento proximal de Vygotsky, que pode ser aplicado no aluno de EJA como ponto de partida para o ensino da matemática em sala de aula.

        No contexto da trajetória da EJA a contextualização no ensino da matemática é fundamental para a compreensão e desenvolvimento da autonomia do aluno. Assim a EJA deve trazer ao aluno condições para o desenvolvimento da sua cidadania para formar críticos participativos e capacitados para reconhecer e interpretar o mundo a sua volta, a matemática tem papel fundamental nesse processo e é um conhecimento que foi socialmente construído, é uma ciência viva de caráter histórico, social e cultural.

  1. JUSTIFICATIVA

        Esse projeto tem como objetivo compreender como a EJA é importante para alunos que não concluíram seus estudos na idade certa, com ênfase na metodologia aplicada pelos professores de matemática, consideram no conteúdo toda a vivência do aluno no decorrer de sua vida, até a sala de aula, dando assim a importância relevante que é o cotidiano do aluno da EJA com o objetivo de desenvolver a autonomia do aluno em conformidade com a LDBEN nº 9394/96 no artigo 22.

        Por isso esse trabalho poderá ser de grande importância para a nossa formação na construção do nosso conhecimento de como vive e como aprende os alunos da EJA, como os professores transmitem o conhecimento, vivenciando assim essa metodologia como mais uma ferramenta a nossa formação.

  1. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

          Durante os últimos anos, a Educação de Jovens e Adultos vem passando por várias transformações sociais, econômicas e políticas. Segundo Paiva (2003), os primeiros trabalhos sobre EJA foram realizados pelos Jesuítas no Brasil colônia, sendo abandonada logo depois da fase inicial de colonização, somente com a Revolução Industrial de 1930 as mudanças políticas permitiram o início de um sistema público de educação no país, inclusive o ensino com frequência obrigatória aos adultos.

          Em 1964 sobre as orientações de Paulo Freire, o ministério da Educação organizou o Programa Nacional de Alfabetização de Adultos, em 1964 esse movimento sofreu um freio devido ao Golpe Militar. Na década de 70 ainda sobre a Ditadura Militar marcou o início das ações do Movimento Brasileiro de Alfabetização, o Mobral, projeto que tinha como objetivo principal acabar com o analfabetismo em 100 anos. (Lopes, Sousa, 2005).

         Em 1996, com a aprovação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional 9394/96, a EJA ganhou novas diretrizes no seu título V ¨Dos níveis e Modalidades de Educação e Ensino¨, CAPITULO V da Educação Básica nos artigos 36 e 38 que determinam a integração do EJA ao Ensino Básico bem como a diminuição das idades para prestar os exames supletivos para 15 anos para o Ensino Fundamental e 18 anos para o Ensino médio (BRASIL, 1996).

         Enfim o objetivo do EJA diz respeito ao direito de todas as pessoas a educação e é determinada de função reparadora, ou seja reparar o tempo em que o aluno ficou fora da escola na idade certa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.2 Kb)   pdf (387.8 Kb)   docx (175.3 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com