TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

METODOLOGIA DO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA

Trabalho Escolar: METODOLOGIA DO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/11/2014  •  629 Palavras (3 Páginas)  •  617 Visualizações

Página 1 de 3

METODOLOGIA DO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA

Atividades de aprendizagem

Questões para reflexão – Questão 1 página 91.

O personagem Chico Bento é uma criação muito feliz da equipe de Maurício de Sousa. Na década de 1980, o Conselho Nacional de Cultura queria proibir a publicação da revista, alegando que ela servia de mau exemplo às crianças brasileiras, que passariam a falar “errado” como o Chico Bento (Bortoni-Ricardo, 2004, p. 46). Você concorda com esse posicionamento?

Vamos começar o desenvolvimento desta questão sabendo um pouco mais da história deste personagem.

Chico Bento

Personagem de Turma da Mônica

Nome original Francisco Antonio Felício Bento

Nascimento 7 anos

Origem Vila Abobrinha, SP

Sexo Masculino

Espécie Humano

Características Gosta de roubar goiabas do Nhô Lau

Atividade(s) Estudante

Amigo(s) Zé Lelé, Zé da Roça, Hiro, etc.

Inimigo(s) Tiãozinho Arriégua

Criado por Mauricio de Sousa

Série Turma do Chico Bento

Primeira aparição 1961

Editor(es) Editora Abril

Editora Globo

Panini Comics

Chico Bento (Francisco Antonio Felício Bento) é o personagem principal da Turma do Chico Bento, criada pelo cartunista brasileiro Maurício de Sousa. Chico foi criado em 1961, inspirado em um tio-avô de Maurício, morador de Santa Branca, no Vale do Paraíba, São Paulo. Estreou em 1963, numa tirinha dos

personagens Hiroshi e Zezinho (que passaram a ser chamados Hiro e Zé da Roça). A primeira revista própria foi lançada em 26 de agosto de 1982.

Chico é um típico caipira brasileiro. Anda descalço, usa chapéu de palha. Ele adora pescar com o pai. Chico mora com os pais, Seu Bento e Dona Cotinha, em um sítio nas cercanias da fictícia Vila Abobrinha, no interior de São Paulo. Possui uma avó paterna, Vó Dita, contadora de "causos" e de histórias folclóricas, envolvendo lendas, tais como a da Mula-sem-cabeça, do Saci, do Lobisomem, do Curupira, dentre outras.

Além de sua namorada, Rosinha, aparecem em suas histórias: Zé Lelé (seu primo), Zé da Roça, Hiro, Anjo Gabriel (o anjo da guarda do Chico), Dona Marocas (a professora), Nhô Lau (dono de uma plantação de goiabas), seu primo da cidade Zeca, etc. Em duas histórias especiais, foi mostrado o nascimento da irmã do Chico, Mariana. Mas esta morreu na mesma história, tornando-se uma estrela. Ela volta na 2ª historia, "Um presente de uma estrelinha", como estrela para conversar com Chico em seu aniversário. No final da história, vemos o futuro, em que Mariana reencarna como filha do Chico e da Rosinha.

Diferente de outros personagens

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com