TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MONOGRAFIA - A VIOLÊNCIA NA ESCOLA

Trabalho Universitário: MONOGRAFIA - A VIOLÊNCIA NA ESCOLA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/11/2014  •  4.193 Palavras (17 Páginas)  •  351 Visualizações

Página 1 de 17

FASE – FACULDADE DE EDUCAÇÃO DA SERRA

GESTÃO DEMOCRÁTICA

Rosimery Laurenço Lemos

RESUMO

Nunca se falou tanto em educação como nas últimas décadas. O motivo se deve ao aumento da população, aos elevados índices de violência e o reconhecimento de que só mediante um ensino eficaz é possível formar cidadãos conscientes para viver em sociedade. A gestão democrática dos sistemas de ensino e das escolas públicas requer a participação coletiva das comunidades escolares e segmentos na administração dos recursos educacionais financeiros, pessoal, patrimônio, na construção e na implementação dos projetos educacionais. A participação social começa no interior da escola, por meio da criação de espaços nos quais professores, funcionários, alunos, pais de alunos, etc., podem discutir criticamente o cotidiano escolar. Nesse sentido, a função da escola é formar indivíduos críticos, criativos e participativos, com condições de participar ativamente no mundo do trabalho e de lutar pela democratização da educação. Assim, a escola torna-se mais real, mais atuante, quanto maior for o número de sujeitos sociais participando ativamente do seu cotidiano. A instituição de ensino tem um papel importante na organização da sociedade, mas também se modifica em função de atender as necessidades que surgem no dia a dia. O gestor deve possuir uma concepção ampla de gestão e participação na medida em que entende que as questões pedagógicas, financeiras, administrativas e de organização e conservação da unidade escolar devem envolver o maior número de agentes possível. A responsabilidade de acompanhar e fiscalizar a aplicação dos recursos para a educação é de toda a sociedade. Todos os envolvidos direta e indiretamente são chamados a se responsabilizar pelo bom uso das verbas destinadas à educação.

Palavras Chaves: Democratização – Educação – Gestão.

______________________

Educadora. Graduada em Bacharelado em Letras.. Esta é a primeira pós-graduação, mas pretende se especializar mais ainda, para exercer sua carreira que tanto ama com maior esmero e transmitir ensinamentos com total qualidade ao seu alunado.

1 INTRODUÇÃO

O presente Artigo tem por objetivo discutir os fundamentos legais dos processos de gestão democrática e de participação nos sistemas de ensino nas escolas públicas. A gestão escolar, numa perspectiva democrática, tem características e exigências próprias. Para efetivá-las devem-se observar os procedimentos que promovam o envolvimento, o comprometimento e a participação das pessoas. Para isso, torna-se necessário desenvolver ações e funções que promovam a presença e o fortalecimento da atuação das pessoas no interior das escolas.

A Problemática tem como meta investigar por que promover a gestão democrática é necessária nas escolas públicas?

A Gestão democrática implica compartilhar o poder, descentralizando-o. Incentivando a participação e respeitando as pessoas e suas opiniões, desenvolvendo um clima de confiança entre os vários segmentos das comunidades escolar e local, ajudando a desenvolver competências básicas necessárias ao resultado pretendido dentro de uma instituição de ensino.

Uma gestão democrática e participativa do ensino público busca, pelo diálogo e pela mobilização das pessoas, a criação de um projeto pedagógico, com base na participação e nos princípios de convivência democrática.

O aprendizado democrático implica a capacidade de discutir, elaborar e aceitar regras coletivamente, assim como a superação de obstáculos e divergências, por meio do diálogo, para a construção de propósitos comuns.

A democracia supõe, além da livre escolha dos governantes, das decisões por maiorias, a convivência e o diálogo entre pessoas que pensam de modo diferente e querem coisas distintas, ou seja, o reconhecimento da diversidade social e a superação das desigualdades sociais.

A Gestão Democrática na escola precisa ter clareza de que o processo de formação para uma vida cidadã passa pela construção de mecanismos de participação da comunidade escolar como: Conselho Escolar, Associação de Pais e Mestres, Grêmio Estudantil, Conselhos de Classes, etc.

2. A GESTÃO DEMOCRÁTICA NO UNIVERSO DO ENSINO

Muitas são as concepções sobre as relações entre gestão e democracia, mas a ideia principal está vinculada à compreensão da escola como uma instituição social capaz de contribuir para a formação de cidadãos. Função política e social que as escolas buscam cumprir nas sociedades democráticas.

Inicialmente, define-se gestão democrática como um tipo de gestão político-pedagógica e administrativa orientada por processos de participação das comunidades escolar e local.

“Os objetivos sociopolíticos da ação dos educadores voltados para as lutas pela transformação social e da ação da própria escola de promover a apropriação do saber para a instrumentação científica e cultural da população, é possível não só resistir às formas conservadoras de organização e gestão como também adotar formas alternativas, criativas, que contribuam para uma escola democrática a serviço da formação de cidadãos críticos e participativos e da transformação das relações sociais presentes.” (LIBÂNEO, 2006, p. 328)

Entretanto, tanto a Constituição Federal, quanto a LDB estabelecem a gestão democrática como o modo próprio de gerir as escolas públicas e os sistemas de ensino.

Segundo ANTUNES (2002, p.23), “A gestão escolar constitui um modo de articular pessoas e experiências educativas, atingir objetivos da instituição escolar, administrar recursos materiais, coordenar pessoas, planejar atividades, distribuir funções e atribuições.”.

E ressalta que “Será no conselho que os problemas da gestão escolar serão discutidos e as reivindicações educativas serão analisadas para, se for o caso dependendo dos encaminhamentos e da votação em plenária, - ser aprovadas e remetidas para o corpo diretivo da escola, instância executiva, que se encarrega

...

Baixar como (para membros premium)  txt (28.1 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com