TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Monografia De Gestão E Organização De Escola

Artigos Científicos: Monografia De Gestão E Organização De Escola. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/11/2014  •  265 Palavras (2 Páginas)  •  396 Visualizações

Página 1 de 2

o sistema de organização e de gestão da escoa:teoria e prática

2.1 GESTÃO E ORGANIZAÇÃO DE ESCOLA

Se é importante definir que mediante de várias ações de procedimentos de reunião, articulação e integração, isto é o que se designa gestão, a atividade que põe em ação um sistema organizacional. Todavia faz-se necessário definir que as formas de organização e de gestão são sempre meios, nunca fins, embora muitas vezes usados erradamente os meios como fins.

Alguns estudos sobre o sistema escola e sobre as políticas educacionais têm-se centrado na escola como unidade básica e como espaço de realização de metas do sistema escolar. Com a formulação e gestão de políticas educacionais houve entretanto a necessidade de inovar o planejamento das reformas, tais como as propostas curriculares, as leis e as resoluções. O que deu-se nas práticas organizacionais como autonomia, descentralização, projeto pedagógico-curricular, gestão e avaliação institucional.

As escolas são ambientes formativos, o que significa que as práticas de organização e de gestão educam, isto é, podem criar ou modificar os modos de pensar e agir das pessoas. Ou seja, as pessoas mudam com as práticas organizativas, as organizações mudam com as pessoas. Para Amiguinho e Canário (1994), os indivíduos mudam mudando o próprio contexto em que trabalham.

Desta forma deduz que a organização e a gestão da escola, ao mesmo tempo em que se põe a serviço dos objetivos educacionais e das práticas formativas dos alunos, são meios imprescindíveis para atingir esses objetivos. O esquema abaixo, mostra como se articulam, na escola, os meios e os objetivos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com