TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Manutenção: Uma Proteção a Empresa e ao Trabalhador

Por:   •  13/10/2016  •  Dissertação  •  415 Palavras (2 Páginas)  •  290 Visualizações

Página 1 de 2

GUSTAVO TEIXEIRA TOLFO

Manutenção: uma proteção a empresa e ao trabalhador

Nos últimos tempos a questão da segurança do trabalho e manutenção não fora tão importante como nos dias atuais. Após o período da evolução industrial foi se traçando normas que regulamentem esse segmento, entretanto, muitos ainda existem riscos que afligem os operários da manutenção.

Além disso, pode-se considerar como atividades de risco, as realizadas pelos mecânicos. Esses profissionais, lidam constantemente com equipamentos e produtos químicos usados em limpezas de peças, portanto são sujeitos a acidentes de trabalho. Ao trabalhar com equipamentos pesados o profissional é sujeito a lesões por queda de equipamentos, bem como problemas ergonômicos por realizar a mesma atividade respetivamente, além disso, o emprego de produtos químicos, materiais cortantes, ou o manuseio em altas temperaturas trazem riscos à saúde. Isto ocorre por muitos profissionais não usarem os equipamentos de proteção necessários.

Por outro lado, existem normas que regulamentam esse segmento de trabalho. As normas regulamentadoras são um conjunto de regras relacionados a segurança do trabalho, porém muitas empresas não empregam corretamente essas regras. Ao todo são um total de 36 normas que subjugam os diversos ramos de atividade, dentre as normas, são relacionadas a manutenção as normas nº6 e nº 12 que estabelece o uso dos equipamentos de segurança a fim de resguardar a saúde e medidas de prevenção de acidentes e doenças do trabalho bem como na utilização de maquinas, respectivamente, ainda há a norma nº17 que fala sobre ergonomia, afim de garantir a saúde do funcionário.

        Em outros tempos, não se via importância em fazer a manutenção de equipamentos. Entretanto com a modernização das empresas na evolução francesa e inglesa foi vendo que era preciso traçar planos para não ocorrer paradas em sua produção pois para ser realizada uma reforma ou concerto de uma máquina perdia-se tempo e dinheiro devido ao tempo não trabalhado, porem hoje a manutenção é um parâmetro crucial para o desenvolvimento de uma empresa, já se é determinado um período de manutenções , sem que aja um defeito eminente para que reduza o risco de uma quebra em um equipamento.

Diante do exposto fica evidente, portanto a importância da manutenção e a segurança do trabalho para o profissional e a empresa, bem como a importância da aplicação das normas regulamentadoras, para diminuir o risco de acidentes de trabalho.  A manutenção vem se evoluindo cada vez mais a fim de reduzir os gastos com concertos de equipamentos, e além disso, a proteção ao trabalhador.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (58.3 Kb)   docx (9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com