TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MOTIVAÇÃO DOS TRABALHADORES: Estudo de Caso em Uma Empresa de Moto-peças

Por:   •  4/10/2016  •  Monografia  •  9.021 Palavras (37 Páginas)  •  439 Visualizações

Página 1 de 37

MOTIVAÇÃO DOS TRABALHADORES: estudo de caso em uma empresa de moto-peças, de pequeno porte, situada em Uberlândia/MG

Glaudeir Braga Ramos[1]

Luiz Fernando Mendonça[2]

        

RESUMO

A motivação se refere às ações executadas com foco, intensidade e persistência dos esforços para alcançar um objetivo. Diante disso, este artigo tem por objetivo medir o grau de motivação dos trabalhadores de uma empresa de moto-peças, de pequeno porte, situada na cidade de Uberlândia/MG. Quanto ao objetivo geral, a pesquisa é exploratória e os procedimentos técnicos são pesquisa bibliográfica e estudo de caso. Este teve como técnica de coleta de dados um questionário com 14 questões, em que as respostas se limitaram às alternativas “discordo totalmente”, “discordo”, “concordo” e “concordo totalmente” – tal instrumento foi aplicado a todos os funcionários da organização. O estudo de caso, comparado à análise dos dados, comprovou que a empresa objeto de estudo tem um resultado negativo no que tange à motivação, em que uma grande parcela não se sente motivada. A sugestão apresentada à empresa depois da pesquisa diz respeito a um acompanhamento com a liderança, com o intuito de mudar a forma com que são tomadas as decisões; descentralizar as obrigações e dar maior importância ao capital humano da organização; desenvolver uma liderança democrática que pode contribuir sobremaneira para aumentar os níveis de motivação; utilizar feedbacks periodicamente a toda a equipe, ressaltando pontos positivos e negativos; criar um programa de remuneração, algo relevante para os entrevistados; e implementar o banco de horas, para liberar folgas aos colaboradores que apresentarem bons resultados, tendo em vista que os inquiridos destacaram a insatisfação com o horário de trabalho.

Palavras-chave: Motivação. Liderança. Organização.

INTRODUÇÃO

        No atual cenário econômico, as empresas tendem a se arriscar de diversas formas, com a finalidade de obter vantagem competitiva. Utilizar estratégias de marketing como preço, produto e qualidade se tornou algo comum e não visto como um diferencial. Assim, elas passaram a enxergar no capital humano uma contribuição relevante, sendo que a motivação é um dos principais itens a ser considerado.

        A motivação é capaz de fazer com que os indivíduos que compõem a organização realizem suas atividades com um maior esforço e dedicação. Segundo Chiavenato (2004), ela deve ser um dos fatores que merecem atenção dos gestores da empresa, uma vez que colaboradores motivados são capazes de trabalhar com prazer e os resultados se tornam metas alcançáveis.

        Nesse sentido, a motivação se referem às ações feitas com direção, intensidade e persistência dos esforços para se atingir uma meta. Enquanto a direção é todo esforço feito para atingir a meta, de forma a beneficiar a organização, a intensidade diz respeito ao esforço feito pelo colaborador para alcançar a meta; e a persistência está ligada a quanto tempo o funcionário é capaz de manter o seu esforço ao máximo (ROBBINS, 2003).

        O objetivo geral do presente trabalho é verificar a motivação dos colaboradores de uma pequena empresa de moto-peças, situada em Uberlândia/MG, no momento atual (2016). Os objetivos específicos são: apurar o nível de motivação dos funcionários; e analisar a relação dos programas de incentivos, remuneração, liderança e satisfação e estresse ao nível de motivação dos colaboradores.

        Quanto ao objetivo geral, a pesquisa é exploratória. Nas palavras de Gil (2002), este tipo de estudo é capaz de caracterizar o problema e torná-lo mais explícito, com o propósito de construir hipóteses. Enquanto isso, Ruiz (2002) diz que tais investigações não têm um propósito de resolver o problema de imediato, e sim caracterizá-lo a priori.

Nesses termos, Gil (2002) assevera que a maioria dos casos de investigações exploratórias envolve a pesquisa bibliográfica e as entrevistas. No entanto, para identificar se os funcionários estão motivados neste estudo de caso, é necessária uma verificação do problema, que será feita a partir de entrevistas com os funcionários.

        É justificável a pesquisa sobre motivação pelo fato de em grandes organizações existirem oportunidades de crescimento; logo, os colaboradores estão motivados e usam o máximo esforço em busca de melhorias. Já nas pequenas empresas, tal aspecto é algo mais complexo, o que leva a constatar se os funcionários que trabalham na empresa analisada estão motivados.

Este trabalho é composto por uma introdução que contextualiza o tema, apresenta os objetivos, uma prévia da metodologia com o tipo de pesquisa e a justificativa; em seguida tem-se o referencial teórico, responsável pelos pressupostos teóricos do tema; os aspectos metodológicos; a apresentação e análise dos dados do estudo de caso; as considerações finais; e as referências.

REFERENCIAL TEÓRICO

1.1 Introdução

        Neste tópico, visa-se apresentar a pesquisa bibliográfica responsável pela exposição dos pressupostos teóricos que permitem compreender os aspectos relacionados à motivação. Para isso, foi feito um estudo do segmento varejista e das teorias (primeiras e atuais) sobre motivação; aplicações práticas nas organizações: remuneração, programas de incentivos, satisfação e estresse; liderança; motivação e liderança.

1.2 Segmento varejista

Segmentação de mercado é o ato de dividi-lo em grupos distintos de compradores com diferentes necessidades e respostas. Para facilitar o entendimento, foram criados quatro modelos de segmentação: comportamental, demográfica, geográfica e psicográfica.

No primeiro modelo (segmentação comportamental), os segmentos tomam como ponto de partida o conhecimento, a atitude, o uso ou a resposta para um determinado produto. Estão entre as variáveis a influência, os hábitos e a intenção de compra (KOTLER; KELLER, 2006).

Já a segmentação demográfica, para Kotler e Keller (2006), consiste na divisão do mercado em diferentes grupos, conforme as variáveis demográficas. São as bases mais populares para a divisão dos grupos de consumo, pois as necessidades e os desejos variam conforme as mudanças demográficas. Vale ressaltar que a maioria das empresas segmenta o mercado ao combinarem duas ou mais variáveis demográficas, como sexo e idade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (58.2 Kb)   pdf (392.7 Kb)   docx (114.9 Kb)  
Continuar por mais 36 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com