TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Marketing Social

Ensaios: Marketing Social. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/9/2014  •  288 Palavras (2 Páginas)  •  187 Visualizações

Página 1 de 2

Marketing social

O marketing social é a aplicação regular do marketing, juntamente com outros conceitos e técnicas, para alcançar objetivos comportamentais voltados ao bem social. Surgido nadécada de 1970, tornou-se uma área de interface efetiva entre as ciências sociais e o marketing tradicional.

Sua aplicação pode ser voltada à promoção de bens meritórios, ou instigar a sociedade ousetores específicos dela a evitarem bens demeritórios, promovendo assim o bem-estar social no sentido mais amplo do termo.

A principal função do marketing social é, como mencionado, o bem social. A issose contrasta o objetivo principal do marketing comercial, que é voltado ao retorno financeiro. Isso não impede, naturalmente, que o marketing comercial contribua para o bem social - dizer o contrárioseria uma generalização bastante simplista.

Alguns dos exemplos mais correntes são campanhas publicitárias de incentivo aos cuidados no trânsito (respeitar os pedestres, usar o cinto de segurança,respeitar a sinalização dos limites de velocidade, entre outros), de incentivo para que os cidadãos não fumem em ambientes fechados, entre outros.

A Austrália foi um dos países pioneiros a aplicar atécnica de marketing social, com suas conhecidas campanhas anti-tabagismo e de prevenção ao câncer de pele, na década de 1980. Hoje, o marketing social é estudado e aplicado em diversos países nomundo, sobretudo em iniciativas governamentais e focalizadas a questões de saúde e segurança.

É preciso notar que nem toda campanha do setor público e sem fins lucrativos pode ser classificada comomarketing social. Para que isso ocorra de fato, é preciso que o foco principal da campanha ou iniciativa seja especificamente o bem social. Campanhas cujo resultado secundário seja o bem social (porexemplo, vender medicamentos comercialmente, e com isso desejar erradicar uma doença) não podem ser classificadas como marketing social.

Um exemplo de aplicação de técnicas de marketing que parecem,...

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com