TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Max Weber

Tese: Max Weber. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/5/2014  •  Tese  •  2.262 Palavras (10 Páginas)  •  257 Visualizações

Página 1 de 10

Max Weber

No dia 21 de abril de 1864 em Erturt, Tungía nasce Max Weber, em 1869 se mudou com a família para Berlim, em 1882 concluiu seus estudos e logo em seguida matriculou-se na Faculdade de Direito em Heidelberg. Mudou-se para Estrasburgo em 1883, onde por um ano prestou serviço militar. Em 1884 retomou seus estudos e quatro anos depois se formou e começou a trabalhar nos tribunais de Berlim. No ano de 1889 escreveu sua tese de doutorado sobre a história das companhias e comercio durante a Idade Média. Se casou com Marianne Schneitger em 1893 e no ano seguinte passou a exercer o cargo de economista na Universidade de Freiburg. Em 1903 participou da direção de uma das mais importantes publicações de ciências sociais da Alemanha. Partiu para os Estados Unidos em 1905 onde escreveu dois ensaios sobre a Russia. Em 1919 pronunciou as conferências em Munique, que seriam publicadas sob o título de História Econômica Geral e em consequência de uma pneumonia aguda veio a falecer no ano de 1920.

Max Weber (1864-1920) foi o criador da Sociologia da Burocracia. Professor das Universidades de Friburgo e de Heidelberg ficou famoso pela teoria das estruturas de autoridade. Alguns de seus livros ganharam a tradução para a língua inglesa por Talcott Parsons, ganhando força nos Estados Unidos a Teoria da Burocracia em Administração. Sua obra é realmente muito vasta. Seu principal livro para o propósito do estudo é, "A Ética Protestante e o Espírito de Capitalismo1967. Max Weber afirmou que o moderno sistema de produção, eminentemente racional e capitalista se originou da “ética protestante”: o trabalho árduo e o crescimento proporcionando a poupança e reaplicação das rendas excedentes, em vez de seu dispêndio para o consumo.

Weber notou que o capitalismo, a organização burocrática e a ciência moderna constituem três formas de racionalidade que surgiram a partir dessas mudanças religiosas ocorridas inicialmente em países protestantes. As soluções encontradas por Weber para os problemas que ocuparam a atenção dos cientistas sociais do começo do século XX, permitiram que ele desse mais ênfase sobre os vários problemas sociais e históricos, e fazer contribuições extremamente importantes para as ciências sociais. Foram nesse sentido seus estudos sobre a sociologia da religião, mais precisamente suas interpretações sobre as relações entre as ideias e atitudes religiosas por um lado, e as atividades e organização econômica correspondente, por outro.

Segundo Weber a burocracia tem as seguintes características:

CARÁTER LEGAL DAS NORMAS E REGULAMENTOS:

A burocracia se baseia em uma legislação própria e todas suas normas são formalizadas por escrito, estas normas definem como devem ser os procedimentos nas organizações, buscando uma padronização, tem caráter legal, pois confere às pessoas nomeadas em cargos o poder de coação sobre os subordinados.

CARÁTER FORMAL DAS COMUNICAÇÕES:

Na burocracia todas as regras, decisões e ações administrativas são comunicadas por escrito para gerar comprovação e documentação adequadas, criando a formalidade no preenchimento de formulários.

CARÁTER RACIONAL E DIVISÃO DO TRABALHO:

A burocracia é uma organização com características sistemática da divisão do trabalho. Essa divisão é racional e adequada aos objetivos a serem atingidos: a máxima eficiência da organização. Há uma divisão sistemática do trabalho, do direito e do poder, estabelecendo as atribuições de cada participante. Cada participante passa a ter o seu cargo, funções e a sua específica esfera de competência e de responsabilidade. Cada participante deve saber qual a sua tarefa, sua capacidade de comando sobre os outros, quais são os limites de sua tarefa, direito e poder, para não ultrapassar esses limites, não interferir na competência alheia nem prejudicar a estrutura da organização.

IMPESSOALIDADE NAS RELAÇÕES PROFISSIONAIS:

A distribuição de atividades é feita de forma impessoal, ou seja, é feita pelos cargos e funções e não pelas pessoas envolvidas, o cargo é mais importante que a pessoa, por isso a impessoalidade da burocracia.

HIERARQUIA DA AUTORIDADE:

A burocracia estabelece os cargos de acordo com a estrutura hierarquia, onde o cargo inferior está sob o controle e supervisão de um posto superior e o cargo inferior é subordinado aos demais cargos superiores da organização. Nenhum cargo fica sem controle ou supervisão.

ROTINAS E PROCEDIMENTOS PADRONIZADOS:

Fixa as regras e normas técnicas para o desempenho de cada cargo e suas atividades não podem ser executadas da forma em que o funcionário quiser e sim da maneira em que as normas da burocracia impõem que sejam feitas, que sempre buscam a máxima produtividade de cada cargo.

COMPOTÊNCIA TÉCNICA E POR MÉRITO:

Na burocracia a escolha do profissional é feita por méritos e competência técnica. A admissão, a transferência e a promoção dos funcionários são baseadas em critérios, válidos para toda a organização, de avaliação e de classificação, e não em critérios particulares, levam em conta a competência, o mérito e a capacidade do funcionário em relação ao cargo ou função.

ESPECIALIZAÇÃO DA ADMINISTRAÇÃO:

A burocracia é uma organização que se baseia na separação entre propriedade e administração, os administradores da burocracia não são os seus donos ou proprietários, e sim um profissional especializado na sua administração. Com a burocracia surgiu a especialização em gerir a organização.

PROFISSIONALIZAÇÃO DOS PARTICIPANTES:

O s funcionários são profissionais especializados nas atividades do cargo que ocupam, são assalariados de acordo com o cargo ou posição hierárquica e seus cargos constituem sua principal atividade dentro da organização.

PREVISIBILIDADE DO COMPORTAMENTO FUNCIONAL:

A consequência desejada é a previsão do comportamento dos seus membros. No modelo de Weber, todos os funcionários se comportam de acordo com as normas e regulamentos da organização, atingindo a máxima eficiência possível.

Para Max Weber existem três tipos de autoridade, a autoridade tradicional é exercida por pessoa ou por delegação de quem detém o poder de mandar e é baseado na legitimidade;

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.5 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com