TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Meio Ambiente

Monografias: Meio Ambiente. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/12/2013  •  524 Palavras (3 Páginas)  •  268 Visualizações

Página 1 de 3

Pergunta: Explique de que forma a inclusão de educação ambiental nos mais baixos níveis escolares pode auxiliar no desenvolvimento de uma sociedade melhor para o futuro.

Resposta:

A inclusão da Educação Ambiental nos currículos dos mais baixos níveis escolares é importante, devido à necessidade do homem em se relacionar com o meio em que vive. O ser humano é o principal responsável pela degradação ambiental. O homem precisa quanto mais cedo aprender a conhecer e conservar o Meio Ambiente para que se evite o fim dos recursos naturais, e se torne um cidadão crítico e reflexivo diante da ‘presente problemática ambiental’.

A Educação Ambiental na atualidade não é apenas uma competência que deve ser ministrada com o intuito de agregar conhecimento aos alunos, e sim, forma de criar atitudes e pensamentos proativos com vistas a um meio ambiente mais saudável. Segundo o Ministério do Meio Ambiente, Brasil (2010), Educação Ambiental é um processo permanente, no qual os indivíduos e a comunidade tomam consciência do seu meio ambiente e adquirem conhecimentos, valores, habilidades, experiências e determinação que os tornam aptos a agir – individual e coletivamente – e resolver problemas ambientais presentes e futuros. Nessa perspectiva, Educação Ambiental é a constante busca por ações que visam mudança de atitude do ser humano para o equilíbrio entre homem e meio ambiente. Partimos do pressuposto de que a Educação Ambiental pode ser ensinada de forma clara e abrangente, pois todos nós queremos fazer parte de uma comunidade, e, por meio da Educação Ambiental mostrar a importância da preservação.

E, nesse sentido, sua inserção no ambiente escolar, com os alunos que estão em processo de formação é necessária. Assim, a Educação Ambiental teria como finalidade promover a compreensão da existência e da importância da interdependência econômica, política, social e ecológica da sociedade; proporcionar a bom número de pessoas a possibilidade de adquirir conhecimentos, o sentido dos valores, o interesse ativo e as atitudes necessárias para proteger e melhorar a qualidade ambiental; induzir novas formas de conduta nos indivíduos, nos grupos sociais e na sociedade, tornando- a apta a agir em busca de alternativas de soluções para os seus problemas ambientais, como forma de elevação da sua qualidade de vida. (DIAS, 2008, p. 83)

Atualmente as questões ambientais vêm sendo discutidas intensamente, devido a preocupação dos diversos grupos sociais em alertar os seres humanos sobre os principais problemas ambientais. Diante disso, a Educação Ambiental vem sendo proposta como um meio de conscientizar os indivíduos de que suas ações são responsáveis pelo comprometimento da sua própria existência, pois como diz Travassos (2001, p. 2), “a fragilidade dos ambientes naturais coloca em jogo a sobrevivência humana”. Essa educação que pode ser realizada dentro do âmbito escolar ou fora dela, demonstra a necessidade de contextualização dos conceitos sistematizados, integrando-os a uma nova prática do conhecimento, levando-se em consideração, principalmente, a renovação dos currículos escolares.

Assim, com a educação ambiental focada desde cedo é possível que construamos uma sociedade com princípios e estaremos cientes de que ajudando o meio ambiente estaremos ajudando

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com