TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Meio Ambiente

Trabalho Universitário: Meio Ambiente. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/11/2014  •  868 Palavras (4 Páginas)  •  313 Visualizações

Página 1 de 4

OBJETIVO

Entender e aplicar os conceitos de ecossistemas, como se subdividem, qual a função dos componentes bióticos e abióticos, assim como a relação existente entre os organismos autotróficos e heterotróficos.

ORIENTAÇÃO

Para desenvolver este Portfólio, o aluno deverá utilizar os conceitos aprendidos em sala de aula, discussões, apostila, além de utilizar as informações descritas nos capítulos 2 e 3 dos livros indicados abaixo.

Odum, E. P. Ecologia. Rio de Janeiro:Guanabara Koogan, 2009.

Odum, E. P. & Barret, G. W. Fundamentos de Ecologia. São Paulo: Cengage Learning, 2008.

Os autores apresentam no capítulo 2 e 3 os conceitos fundamentais para entender claramente o significado de ecossistemas, tipos, classificação, componentes abióticos e bióticos, e explicam como evolui o fluxo de energia nestes sistemas.

Os capítulos são enriquecidos de exemplos e explicações práticas, e abordam aspectos fundamentais como, no Capítulo 2: Conceitos de Ecossistema e Gestão do Ecossistema, Estrutura Trófica do Ecossistema, Exemplos de Ecossistemas, Diversidade de Ecossistemas, Tecnoecossistemas, Pegada Ecológica, etc.

O capítulo 3 enfoca os Conceitos Fundamentais Relacionados à Energia, As Leis da Termodinâmica, Radiação Solar e o Ambiente da Energia, Produtividade, Cadeias Alimentares, etc.

Não aceitaremos cópia de livros, sites, artigos de revistas etc.

ATIVIDADE PROPOSTA

Leia atentamente os textos a seguir e responda:

Taxa de Desmatamento cai: O governo brasileiro estima que cerca de 9.600 km2 da floresta amazônica desapareceram entre agosto de 2006 e agosto de 2007, uma área equivalente a cerca de 6,5 cidades de São Paulo.

Se confirmada a estimativa, a partir de análise de imagens no ano que vem, será o menor desmatamento registrado em um ano desde o início do monitoramento, em 1998, representando uma redução de cerca de 30% no índice registrado entre 2005 e 2006. (...)

Com a redução do desmatamento entre 2004 e 2006, “o Brasil deixou de emitir 410 milhões de toneladas de CO2 (gás do efeito estufa). Também evitou o corte de 600 milhões de árvores e a morte de 20 mil aves e 700 mil primatas. Essa emissão representa quase 15% da redução firmada pelos países desenvolvidos para o período 2008-2012, no Protocolo de Kyoto.” (...)

“O Brasil é um dos poucos países do mundo que tem a oportunidade de implementar um plano que protege a biodiversidade e, ao mesmo tempo, reduz muito rapidamente seu processo de aquecimento global.” SELIGMAN, Felipe. Folha de S. Paulo - Editoria de Ciência, 11 ago. 2007 (Adaptado).

Soja ameaça a tendência de queda, diz ONG: Mesmo se dizendo otimista com a queda no desmatamento, Paulo Moutinho, do IPAM (Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia), afirma que é preciso esperar a consolidação dessa tendência em 2008 para a

“comemoração definitiva”. “Que caiu, caiu. Mas, com a recuperação nítida do preço das commodities, como a soja, é preciso ver se essa queda acentuada vai continuar”, disse o pesquisador à Folha.

“O momento é de aprofundar o combate ao desmatamento”, disse Paulo Adário, coordenador de campanha do Greenpeace.

Só a queda dos preços e a ação da União não explicam o bom resultado atual, diz Moutinho. “Estados como Mato Grosso e Amazonas estão fazendo esforços particulares e parece que a ficha dos produtores caiu. O desmatamento, no médio prazo, acaba encarecendo os produtos deles.”

GERAQUE, Eduardo. Folha de S. Paulo. Editoria

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com