TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Menino Do Engenho

Monografias: Menino Do Engenho. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/6/2013  •  3.218 Palavras (13 Páginas)  •  607 Visualizações

Página 1 de 13

Menino de Engenho

(José Lins Rego )

por Teotônio Marques Filho

Outros resumos

Para o crítico José Aderaldo Castelo, a obra romanesca de José Lins do Rego está sob o “signo da memória e do regionalismo” e pode ser dividida em cinco ciclos.

O primeiro, constituído pelo ciclo da cana-de-açúcar, abrange os romances Menino de engenho (1932), Doidinho (1933), Bangüê (1934), Moleque Ricardo (1935), Usina (1936) e Fogo Morto (1943). Todos esses romances têm forte ligação com a terra e traem aspectos memorialísticos de natureza autobiográfica.

Pedra bonita (1938) e Congaceiros (1953) constituem o que se pode chamar de ciclo do cangaço associado ao misticismo messiânico e ao flagelo das secas.

Ligados à paisagem nordestina, mas independentes dos dois ciclos indicados, José Lins do Rego publica os romances Pureza (1937) e Riacho Doce (1939).

O quarto ciclo é formado de dois romances que constituem uma tentativa de fuga à paisagem nordestina: Água-Mãe (1941), cuja ação se passa me Cabo Frio, e Eurídice (1947), que tem como cenário o Rio de Janeiro.

No quinto e último ciclo, o escritor retorna à paisagem nordestina e escreve Cangaceiros (incluído no segundo ciclo) e o livro de memórias Meus verdes anos (1956), obra que “confirma plenamente, segundo observação de José Aderaldo Castelo, a origem memorialista e primitivista do que há de melhor na sua obra de romancista”.

Primeiro romance publicado do autor, o nosso Menino de Engenho situa-se, pois, no “ciclo de cana-de-açúcar” e traz, como observa o crítico citado, “o germe de outros romances”. Nele, num depoimento pessoal que trai elementos autobiográficos, o autor fixa o esplendor do engenho de açúcar com sua estrutura feudal e patriarcal que caracterizou a paisagem agrária nordestina do século passado.

ENREDO DE MENINO DE ENGENHO

O romance, narrado em primeira pessoa, apresenta uma estrutura memorialista, em quarenta capítulos. O tempo flui cronologicamente: o narrador (Carlinhos) tem quatro anos quando a narrativa começa e doze, quando termina o livro.

1) A mãe do narrador (Clarisse) está morta, assassinada pelo pai no quarto de dormir. “Por quê?” Ninguém sabia compreender”. O menino, apesar de pequeno, sente o impacto da morte da mãe e a solidão que esta lhe deixa. “Então comecei a chorar baixinho para os travesseiros, um choro abafado de quem tivesse medo de chorar”.

2) O pai então é levado para o presídio. Era uma pessoa nervosa, um temperamento excitado, “para quem a vida só tivera o seu lado amargo”. Num momento de desequilíbrio, matara a esposa com quem sempre discutia. O narrador o recorda com saudade e ternura. “O meu pobre pai, dez anos depois, morria na casa de saúde, liquidado por uma paralisia geral”.

3) O narrador lembra, com ternura e carinho, a mãe tão precocemente ceifada pelo destino. Recorda as suas carícias, a sua bondade, a sua brandura. “Os criados amavam-na”. Era filha de senhor de engenho, mas “falava para todos com um tom de voz de quem pedisse um favor”.

“A morte de minha mãe me encheu a vida inteira de uma melancolia desesperada. Por que teria sido com ela tão injusto o destino, injusto com uma criatura em que tudo era tão puro? Esta força arbitrária do destino ia fazer de mim um menino meio cético, meio atormentado de visões ruins”.

4) Um mundo novo espera o narrador. “Três dias depois da tragédia, levaram-me para o engenho do meu avô materno. Eu ia ficar ali morando com ele”. Conduzido pelo tio Juca, que viera buscá-lo, encanta-se com tudo que vê: tudo é novidade naquele mundo novo. A imagem que sempre fizera do engenho era a “de um conto de fadas, de um reino fabuloso”. À primeira vista, a realidade ia comprovando fantasia.

No engenho, é levado para receber a bênção do avô e da preta velha Tia Galdina e ganha uma nova mãe – a tia Maria. No dia seguinte, com o mergulho nas águas frias do poço, o narrador está batizado para a nova vida que vai começar.

5) Aos poucos, o narrador vai penetrando no mundo novo do engenho. Levam-no para ver o engenho e ele fica deslumbrado com o seu mecanismo. Tio Juca vai-lhe explicando todos os detalhes:

“- É aqui onde se cozinha o açúcar. Vamos agora para a casa de purgar”

6) Os primos chegam para passar as férias na fazenda e o narrador se solta de vez – “já estava senhor de minha vida nova”; passeios, banhos proibidos, brincadeiras, sol o dia todo e as recomendações de Tia Maria:

“- Você está um negro. Chegou tão alvo, e nem parece gente branca.”

7) Ao lado da fada boa e terna que era tia Maria, vivia no engenho uma velha de nome Sinhazinha que “tomava conta da casa do meu avô com um despotismo sem entranhas”. “Esta velha seria o tormento da minha meninice”. Todos a temiam e fugiam dela. “As negras odiavam-na. Os meus primos corriam dela como de um castigo”.

8) Este é o capítulo da prima Lili – “magrinha e branca”; “parecia mais de cera, de tão pálida. Tinha a minha idade e uns olhos azuis e uns cabelos louros até o pescoço”. “Na verdade a prima Lili parecia mais um anjo do que gente”.

“- Esta menina não se cria, diziam as negras”.

E tal sucedeu com a pobrezinha: um dia, amanheceu vomitando preto e morreu, para desconsolo do narrador, que se afeiçoara muito a ela.

9) Com a morte de Lili, o desvelo e os cuidados de tia Maria com o narrador se acentuam. Era tempo das primeiras letras, mas nada entra na sua cabeça, pois só pensava na liberdade nas patuscadas no mundo lá fora.

“- Nunca vi um menino tão rude, dizia asperamente a velha Sinhazinha.”

No mesmo capítulo, uma recordação do flagelo das secas: as aves de arribação.

10) O cangaceiro Antônio Silvino faz uma visita de cortesia ao engenho Santa Rosa. Há uma grande expectativa sobretudo por parte dos meninos. O famoso cangaceiro chega e é recebido pelo senhor de engenho. A partir, entretanto, o narrador demonstra o seu desencanto: “Para mim tinha perdido um bocado de prestígio. Eu fazia outro, arrogante e impetuoso, e aquela fala bamba viera desmanchar em mim a figura de herói”. É que o mito se tornou real, descendo do seu pedestal.

11) Organiza-se um passeio

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.1 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com