TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Metodologia Ciencias E Normas Tecnicas

Monografias: Metodologia Ciencias E Normas Tecnicas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/6/2014  •  1.955 Palavras (8 Páginas)  •  1.187 Visualizações

Página 1 de 8

• Pergunta 1

0,8 em 0,8 pontos

Abaixo você tem alguns fragmentos compilados de uma pesquisa na qual o autor* identifica e descreve o processo de desenvolvimento, implantação, aceitação e disseminação de políticas e práticas de gestão de recursos humanos em uma empresa de comércio varejista de uma cidade do norte do Rio Grande do Sul utilizando a teoria institucional como base de análise.

*GIOTTO, Olívio Tiago. Gestão de pessoas: políticas institucionalizadas em uma empresa no sul do país. Dissertação (Mestrado em Administração) Fundação Universidade Regional de Blumenau. Blumenau, 2009.

Segundo Tamoyo (1999), clima organizacional compreende a percepção do funcionário em relação aos fatores relativos ao seu universo de trabalho. Ressalta ainda que o clima organizacional é variável entre organizações ou, até mesmo, entre setores diferentes.

É correto afirmar que o texto em destaque contém uma citação:

Resposta Selecionada: d.

Indireta.

Resposta Correta: d.

Indireta.

Feedback da resposta: O texto apresentado contém uma citação indireta, aquela na qual o autor escreve eu seu trabalho a ideia, contribuição de outro autor. Não se usa aspas, uma vez que nada foi copiado, consiste em uma reelaboração de um conceito.

• Pergunta 2

0 em 0,8 pontos

Segundo Aglieri (2011, p. 7-8) o Relatório Planeta Vivo (2010) apresenta indícios alarmantes para a continuidade da vida no planeta: “no ano de 2007 a sobrecarga imposta pelas atividades humanas foi 50% maior que a capacidade regenerativa do planeta; em menos de 40 anos a biodiversidade global sofreu uma queda de 30%; 71 países já tem déficit de recursos hídricos que comprometem a saúde dos ecossistemas; e nos últimos 12 anos as emissões de gases de efeito estufa saltaram 35%”.

De acordo com as informações presentes na afirmação é possível afirmar:

I A afirmação comporta uma citação indireta extraída do Relatório Planeta Vivo (2010), pois a indicação da página encontra-se associada ao nome de Aglieri.

II A afirmação comporta uma citação direta do Relatório Planeta Vivo publicado em 2010.

III A análise do Relatório Planeta Vivo (2010) foi realizada por Aglieri (2011).

IV Na lista de referências bibliográficas deve ser inserida tanto a referência completa do estudo de Aglieri (2011), quanto a referência completa do Relatório Planeta Vivo (2010).

V Como a lista das referências bibliográficas constitui elemento opcional do relatório da pesquisa não será necessária a realização da referência completa do estudo de Aglieri (2011) ou do Relatório Planeta Vivo (2010).

Resposta Selecionada:

As alternativas I e III estão corretas.

Resposta Correta:

As alternativas I, III e IV estão corretas.

• Pergunta 3

0,8 em 0,8 pontos

De acordo com o material referencial da disciplina o relatório da pesquisa apresenta sua estrutura subdividida em elementos pré-textual, textual e pós-textual. Assinale a alternativa correta sobre o conteúdo reunido na parte pré-textual:

I Constituem elementos obrigatórios da estrutura pré-textual: capa, folha de rosto, folha de aprovação, resumo na língua vernácula, resumo na língua estrangeira e sumário.

II Tanto a capa quanto a folha de rosto comportam informações indispensáveis à identificação do trabalho (nome da instituição e do autor; título do trabalho, número de volumes (se houver mais de um); ano de depósito (da entrega). A folha de rosto contém ainda dados relativos ao objetivo do estudo realizado (grau pretendido), nome do curso e do orientador.

III O resumo tem a finalidade específica de passar ao leitor uma ideia completa do teor do trabalho

IV O sumário apresenta todas as divisões, seções e demais partes do estudo, na mesma ordem e grafia em que se sucedem nas estruturas textual e pós-textual.

V Apenas as divisões da estrutura textual constam do sumário, na mesma ordem e grafia em que se sucedem.

Resposta Selecionada:

As alternativas I, II, III e IV estão corretas e se complementam.

Resposta Correta:

As alternativas I, II, III e IV estão corretas e se complementam.

• Pergunta 4

0 em 0,8 pontos

Na investigação, de maneira geral, os dados são coletados pela observação ou pelas respostas e declarações de pessoas capazes de fornecer informações que sejam úteis aos propósitos da pesquisa. Assinale a alternativa correta sobre a coleta de dados da pesquisa científica:

I As técnicas utilizadas para a coleta de dados objetivam garantir o registro adequado das informações, o controle e a análise dos dados coletados.

II Os dados coletados são classificados de forma sistemática, o que significa colocá-los em ordem, transformar sua apresentação, reunindo as informações de maneira organizada a fim de permitir sua análise e interpretação.

III Os dados são submetidos a uma verificação crítica, para detectar falhas ou erros ou evitar informações confusas e distorcidas, que prejudiquem o resultado da pesquisa.

IV É obrigatória a representação gráfica dos dados coletados na pesquisa de campo.

V Os dados podem ser reunidos em tabelas, para facilitar a análise da existência de relações entre eles, o que facilita sua compreensão e interpretação.

Resposta Selecionada:

As alternativas I, II e V estão corretas e se complementam.

Resposta Correta:

As alternativas I,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.6 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com