TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Monge e o Executivo

Por:   •  20/6/2018  •  Ensaio  •  898 Palavras (4 Páginas)  •  227 Visualizações

Página 1 de 4

O livro conta a história de um executivo muito bem-sucedido chamado John Daily. Ele trabalha como gerente-geral de uma grande indústria de vidro e é um chefe de família muito respeitado.

Mas as coisas não são exatamente como parecem ser. Sem que se desse conta, John viu que sua família estava se desestruturando. Sua esposa Rachel se queixou que não se sentia mais feliz no casamento e seus filhos já não o respeitavam como antes. Em seu trabalho as coisas não iam muito bem. Seus funcionários começaram a se organizar na forma de sindicato para se opor as decisões que John tomava. E para piorar, o time de beisebol onde John era treinador, já não o quer mais como técnico.

Através da indicação de sua esposa. John resolve conversar com o padre da igreja que eles frequentavam. O padre então sugere que ele passe um tempo em um retiro espiritual. E com receio que seu casamento acabasse. John decide seguir a indicação do padre e passar uma semana em um monastério afastado da cidade.

Chegando ao monastério. O monge que recepciona John informa que cada dia era dividido entre cinco cerimônias religiosas diárias e aulas durante os sete dias. E que John dividiria as aulas com outros lideres de diversos segmentos. Um sargento do exercito, uma enfermeira chefe de um hospital, um pastor, uma treinadora de basquete, e uma diretora de escola publica.

E a grande reviravolta da historia acontece quando John descobre que um dos primeiros monges que o recepciona se chama Irmão Simeão, mas Simeão já era um nome familiar para John, já que em quase toda sua vida ele foi assombrado por um sonho, onde uma voz assombrosa dizia para ele “Ache Simeão – ache Simeão e ouça-o”, e a única pista que ele achou era que Simeão era uma figura bíblica. Ele também descobre que o antigo nome do irmão Simeão era Leonard Hoffman, uma grande figura do mundo executivo, que havia deixado um grande legado e era uma das pessoas que ele mais se inspirava nos negócios.

John descobre que o Irmão Simeão é quem ira dar as aulas para ele. E que neste retiro terá a oportunidade de aprender varias lições com Leonard Hoffman e os outros lideres. E essas lições são:

A primeira lição

Que os lideres é quem cria o ambiente em que seus trabalhadores vivem. Que o papel de líder é extremamente exigente. Também aprendeu que liderança, é a habilidade de influenciar pessoas para trabalharem visando atingir os objetivos para um bem comum. E que requer uma enorme doação pessoal para exercer influencia sobre os outros.

John também aprendeu a diferença entre Poder e Autoridade. Poder é a faculdade de forçar alguém a fazer sua vontade, por causa de sua posição ou força, mesmo que a pessoa preferisse não fazer. E autoridade é a habilidade de levar as pessoas a fazerem de boa vontade o que você quer por causa de sua influencia pessoal. E ao trabalhar com pessoas e conseguir que as coisas se façam através delas, sempre haverá duas dinâmicas em jogo, a tarefa e o relacionamento. Se concentrarmos apenas em tarefas e não em relacionamentos, podemos ter transferência, má qualidade de trabalho, baixa confiança. Logo John se lembrou do que tinha ocorrido em seu trabalho.

A segunda lição

Que Paradigma é simplesmente um padrão que seguimos. Nossos paradigmas podem ser valiosos e até salvar vidas quando usado adequadamente,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)   pdf (43.3 Kb)   docx (12.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com