TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Musicalização Na Educação Infantil

Casos: Musicalização Na Educação Infantil. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/5/2014  •  5.573 Palavras (23 Páginas)  •  308 Visualizações

Página 1 de 23

Resumo

Sabe-se que a música é um fator universal e causador do bem estar humano, para entendê-la e aprendê-la que não há nada mais impactante que a utilização do corpo como instrumento de apoio, para isso o objetivo primordial é usar tais conceitos mediante a essas situações. Por fim esta pesquisa propõe-se a causar um efeito positivo na instigação dos professores de música, a adaptarem tais pedagogias a realidade em que cada qual vive e atua constantemente, da melhor forma e maneira. O presente trabalho fixou como método a pesquisa bibliográfica, que será realizada à luz dos estudos mais atuais sobre os temas. Como principais resultados encontrados deste estudo, podemos destacar que a educação musical na Educação Infantil está ainda longe de atingir o ideal, porém, o ensino de música caminha em direção ao fazer musical criativo, à escuta musical crítica e esses conhecimentos são acessíveis a todos os indivíduos, indistintamente, podendo de fato auxiliar no desenvolvimento infantil.

Palavras-chaves: Educação Musical; Educação Infantil; Musicalização Infantil.

SUMÁRIO

Introdução.................................................................................................................................09

Capítulo I. Breve histórico sobre música e Educação Infantil..................................................11

Capítulo II. Desenvolvimento Corporal na Educação Infantil..................................................20

Capítulo III. Concepções sobre música e educação musical....................................................25

Considerações Finais.................................................................................................................30

Bibliografia...............................................................................................................................32

INTRODUÇÃO

Este trabalho tem como objetivo conscientizar o professor da importância da música no desenvolvimento corporal de crianças. Visa também aprimorar as metodologias de aprendizagem musical a partir do corpo, oportunizando o desenvolvimento integral dos alunos a partir da vivencia corporal musical e utilizando o corpo como instrumento na educação musical.

Tendo em vista esta abordagem sobre a educação musical, propõem-se as seguintes questões: Como a aprendizagem musical pode auxiliar no desenvolvimento corporal de crianças em idade pré escolar?

A importância da música no desenvolvimento corporal pode ser comprovada. Durante a apreciação das aulas, nestes seis anos que atuo no ramo, pude constatar uma evolução corporal e também linguística, motora e cerebral, dos alunos que participaram das aulas de música, onde o propósito final ia além do entendimento dos quesitos técnicos do desenvolvimento e aprendizagem musical.

Propósito esse que está ligado mais com a vivência da música, da relação da criança com a música e dos sentimentos que essa relação, dependendo de como ela é administrada pelo professor, e os benefícios que pode propiciar a criança.

Segundo Laban (1978) a variabilidade do caráter humano deriva da multiplicidade de atitudes possíveis frente aos fatores de movimento e aí é que certas tendências poderão tornar-se habituais, nos indivíduos.

Tendo em vista a grande necessidade dos educadores musicais em oportunizar aos alunos, cotidianamente, a prática musical de maneira diversificada, foi necessário um estudo aprofundado a respeito das diversas metodologias para ajudar o professor a se situar e orientar o aluno dentro de dificuldades e obstáculos que possam surgir no dia-a-dia, no sentido de trazer para o entendimento aos alunos a importância e a aceitação de uma nova perspectiva de música educacional – corporal.

Para a realização desta monografia, foi utilizado um amplo levantamento bibliográfico a respeito do assunto abordado atrelado aos teóricos: Émile Henri Jaques Dalcroze e Edgar Willems.

Para tal embasamento teórico, o primeiro capítulo abordou os aspectos históricos da teoria de base, elucidando suas linhas de pesquisas, metodologias e histórico do período.

Por conseguinte, o segundo capítulo descreveu o desenvolvimento motor na faixa etária proposta, relacionando suas características e semelhanças com as prerrogativas das metodologias do ensino musical, onde o corpo é protagonista, como citado nos capítulos anteriores.

O terceiro capítulo conscientizou a aplicação da Educação musical visando o desenvolvimento corporal, dentro desta linha de pesquisa que envolve Émile-Jaques Dalcroze e Edgar Willems e suas metodologias.

CAPÍTULO I

BREVE HISTÓRICO SOBRE MÚSICA E EDUCAÇÃO INFANTIL

Para compreender o papel da música em qualquer dimensão que a mesma abrange, deve-se primeiro fazer uma reflexão sobre suas funções e usos, contemplar seu surgimento, sua formação e definição para assim aprimorar-se em uma de suas ramificações, sejam elas, no setor educacional, cultural ou terapêutica.

Sabe-se que no setor educacional, pode-se usar a música tanto para a formação de músicos em seu aperfeiçoamento técnico, como para aprimorar aspectos pessoais interiores ligados ao desenvolvimento corporal integral dos indivíduos, pois a partir da utilização da música no dia-dia, de forma coerente e evitando incômodos, as pessoas podem tornar-se melhores e capazes de se comprometer a evitar ruídos sonoros para que a população e meio onde vivem cresça de forma agradável e suportável.

Schafer (1991) defende esta ideia a partir de que, o objetivo técnico deveria servir do homem, tornar sua vida mais agradável e enriquecê-la. Assim logicamente, o progresso técnico deveria conduzir a menos ruído e não a mais.

Assim pode-se verificar que de nada adianta o homem ter o domínio, ou viver de música se não souber utilizá-la de forma

...

Baixar como (para membros premium)  txt (38.3 Kb)  
Continuar por mais 22 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com