TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Método De Pesquisa Qualitativa

Dissertações: Método De Pesquisa Qualitativa. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  31/10/2014  •  888 Palavras (4 Páginas)  •  420 Visualizações

Página 1 de 4

Método de Pesquisa Qualitativa: da positividade à decadência

INTRODUÇÃO

A educação é um grande fator para o crescimento de uma nação e isso é o que ainda enfrentamos atualmente. A péssima qualidade do sistema de educação no país deixa o Brasil com um dos piores índices de desenvolvimento educacional entre vários países dos mais desenvolvidos economicamente. São necessárias novas alternativas para a educação brasileira, a partir das necessidades e possibilidades do país.

Em meio a grande importância das pesquisas para a formação de uma educação de qualidade, se discute sobre a melhor maneira de se desenvolver estudos que consigam definir as necessidades e possibilidades desse sistema, como diversos outros, tão falho no Brasil.

A questão que esse trabalho vem abordar é o uso das pesquisas qualitativas para tratamento do objeto educacional e se há aprofundamento teórico necessário para se obter respostas para os problemas enfrentados pela educação. Outra possibilidade para encontrar a resposta do problema seriam as pesquisas quantitativas, mas será que elas são apropriadas para isso?

DESENVOLVIMENTO

Na diferenciação de pesquisas quantitativas e qualitativas, fica estabelecido que nas quantitativas são usados de elementos padronizados para o acolhimento de dados numéricos acerca de opiniões explícitas para atingir elementos objetivos pré-estabelecidos viabilizando projeções populacionais e índices comparativos, muitas vezes com anteriores ou lançando hipóteses.

Nas pesquisas qualitativas, no entanto, são explorados artifícios subjetivos e que estimulem a liberdade de pensamento do entrevistado sobre conceito ou tema, a pesquisa qualitativa aborda elementos mensuráveis ou não, porém que motivem a espontaneidade do pensamento.

Porém é preciso atenção ao desvencilharem-se os conceitos de pesquisas qualitativas e quantitativas, já que estas figuram entre a tenuidade de captação de opiniões e posicionamentos, já que estes métodos, longe de dissociarem-se, complementam-se, num suprimento das lacunas de ambos.

As pesquisas qualitativas erguem-se a partir das lacunas encontradas com a delimitação das pesquisas quantitativas ainda mais quando se leva em conta o estudo em áreas sociabilidade e humanidades. Muito utilizada na descrição e avaliação de fenômenos tendo como principais focos áreas como Psicologia, Educação, Sociologia, Administração de Empresas etc. Assume assim um posicionamento no campo das ciências sociais, compreendendo métodos interpretativos e subjetivos com pretensões descritivas e até decodificadoras de itens de um complexo sistema de significados.

Porém ainda que o método qualitativo tenha sido de suma importância para o desenvolvimento crítico da educação é suspeito de que problemas no uso da expressão linguística e a consequente decodificação de tais signos subjetivos para a exposição de ideias seja um fator que prejudique o andamento de tal método. Alguns teóricos ainda sugerem um empobrecimento da educação por conta da falta de “rigorosidade” na avaliação do método.

Com o uso das pesquisas qualitativas tem sido feitas interpretações superficiais dos verdadeiros problemas na educação, não que elas tenham esse efeito como características, mais o modo como estão sendo feitas está fazendo com que ocorra a perde do foco científico da pesquisa deixando-a sem bases de conhecimento técnico e carregada do senso-comum. Sem compreender a fundo os significados das indagações feitas não há como se ter reais resultados e nem pensar em possíveis soluções.

As pesquisas qualitativas têm como principal característica a busca dos fatos ou das causas, prestando pouca atenção aos estudos subjetivos ou interativos. Nessas abordagens, a finalidade da investigação educativa consistia, como nas ciências naturais, ascender ao conhecimento com regularidade que, funcionando como leis, poderia aplicar-se à prática educativa com o objetivo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com