TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Mídias Sociais Como Ferramenta de Informação no Ambiente Escolar

Por:   •  15/10/2018  •  Projeto de pesquisa  •  4.295 Palavras (18 Páginas)  •  213 Visualizações

Página 1 de 18

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão – IFMA Campus Barra do Corda

Mídias sociais como ferramenta de informação no ambiente escolar

Barra do Corda

2017


Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão – IFMA Campus Barra do Corda

Mídias sociais como ferramenta de informação no ambiente escolar

IFMA Campus Barra do Corda

Programa: PIBIC-EM – edital n.4 de 25/01/2016

Orientador: Luiz Felipe Sousa Curvo

Bolsista: Deyse Caroliny Melo de Farias

Barra do Corda

Agosto de 2017


RESUMO

O advento da internet e das mídias sociais digitais criaram novos espaços para troca de informações e compartilhamento de novas experiências, assim gerando uma nova fonte de conteúdo contribuindo para formação de um público inovador. As mídias sociais digitais hoje representam uma quebra de paradigma no fluxo de informações, transformando o usuário consumidor de informação também em produtor e reprodutor de conteúdo. O aprendiz/aluno de hoje faz parte da geração digital, a qual, imersa na sociedade da informação, não se reconhece enquanto sujeito da escola tradicional, apresentando enquanto desafio à educação tradicional uma demanda por atividades e conteúdos os quais contemplem suas inteligências múltiplas e desenvolva o pensamento crítico, pois o aprendiz/aluno busca nova forma de desenvolver seus conhecimentos, inovando e criando novas visões de mundo e de ensino, alunos sem acesso contínuo às redes digitais estão excluídos de uma parte importante da aprendizagem atual, se prendendo ao modo tradicional de ensino-aprendizagem e assim se excluindo do contexto atual da nova comunicação: do acesso à informação variada e disponível on-line, da pesquisa rápida em bases de dados, bibliotecas digitais, portais educacionais; da participação em comunidades de interesse, nos debates e publicações on-line, enfim, da variada oferta de serviços digitais. A utilização das mídias sociais é certamente um tema polêmico dentro dos ambientes educacionais, em especial, em relação a estudantes mais jovens, de ensino médio. É notório, entretanto a potencialidade de uso das redes sociais virtuais como ferramentas de pesquisa e comunicação tanto no processo de ensino e aprendizagem, como no ambiente organizacional. Neste contexto, a partir de uma revisão de literatura e de uma análise de campo, este projeto pretende fazer o levantamento de dados sobre a utilização das principais mídias sociais no Brasil e especificamente entre a comunidade que compõem o IFMA Campus Barra da Corda. Serão criados espaços de compartilhamento de informações, via redes sociais, de forma a integrar estudantes, docentes, técnico-administrativos e também a comunidade externa. Além de dar suporte para integração entre seus usuários, estes espaços servirão de base para fornecer informações para análise destas redes de dentro do contexto educacional e organizacional do ambiente escolar.

Palavras-chave: Redes sociais. Ambiente escolar. Ferramentas de informação.

SUMÁRIO

  1. Introdução.....................................................................................................05
  2. Objetivos.......................................................................................................06
  3. Revisão de literatura.....................................................................................07
  4. Metodologia..................................................................................................09
  5. Resultados e discussões..............................................................................10

5.1- Dados dos questionários aplicados e análise.............................................11

5.2 - Dados das redes sociais ligadas ao IFMA Campus Barra do Corda........19

6 - Referências bibliográficas.............................................................................21

7 - Parecer do orientador sobre as atividades do discente................................22

        


  1. INTRODUÇÃO

Antes nossos meios de mídias sociais eram pautados pela programação dos rádios, jornais e TVs aonde apenas as emissoras emitiam informações, mas seus usuários não possuíam uma forma de interagir com a produção deste conteúdo, isso até a chegada das mídias sociais digitais e o seu fácil acesso utilizando a internet. Com elas as nossas ferramentas evoluíram disponibilizando assim uma maior interação e fluxo de conteúdos, transformando os usuários também em produtores e reprodutores de informações.

Fato é que as redes sociais estão presentes em nosso dia a dia. Mas, afinal, até onde elas podem influenciar a sociedade? É possível ter noção de seu potencial? São eles apenas simples aplicativos que permitem a troca de ideias e fotos, bate papo, onde se procura por amigos e colegas de escola e se promove encontros, incentivando relacionamentos? Elas permitem uma nova maneira de participação da sociedade, com interessantes aplicativos que dão suporte e facilitam essa conectividade, com intensa e diversificada participação de todos, de olho nas mudanças no mundo, onde em um mínimo espaço de tempo, tudo muda muito rápido, na velocidade de alguns cliques.

A nova geração que está aí já começa a vida teclando e vivenciando um mundo rápido, instantâneo, com troca de informações a cada instante, convivendo com um enorme volume de informações. Afinal, mídias sociais são ferramentas de grande importância e de inclusão aos seus usuários.

Atualmente ainda existem muitas opiniões divididas em relação ao uso das mídias sociais digitais no ambiente escolar. A resistência é um empecilho para aqueles que querem e buscam inovar juntamente com as mídias digitais, propondo uma nova forma de educar e uma nova forma de conhecer. A abordagem feita no projeto é portanto, pautada na revisão de literatura sobre mídias sociais digitais no ambiente escolar, pesquisando dados sobre a interação entre professores, alunos e demais membros da comunidade escolar quanto à utilização das mídias sociais digitais no IFMA Campus Barra do Corda.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (31.2 Kb)   pdf (574.9 Kb)   docx (673.9 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com