TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A origem e estrutura de um artigo científico

Trabalho acadêmico: A origem e estrutura de um artigo científico. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  31/5/2014  •  Trabalho acadêmico  •  628 Palavras (3 Páginas)  •  353 Visualizações

Página 1 de 3

teste tigo científico é o trabalho acadêmico que apresenta resultados sucintos de uma pesquisa realizada de acordo com o método científico aceito por uma comunidade de pesquisadores. Por esse motivo, considera-se científico o artigo que foi submetido a exame por outros cientistas, que verificam as informações, os métodos e a precisão lógico-metodológica das conclusões ou resultados obtidos.

Em geral, é produção de 40 páginas ou menos. Pode ser resultado de sínteses de trabalhos maiores ou elaborados em número de três ou quatro, em substituição às teses e dissertações; são desenvolvidos, nesses casos, sob a assistência de um orientador acadêmico. São submetidos às comissões e conselhos editoriais dos periódicos, que avaliam sua qualidade e decidem sobre sua relevância e adequação ao veículo.

Índice [esconder]

1 Origem

2 Apresentação

3 Ligações externas

4 Fontes

Origem[editar | editar código-fonte]

Conforme Souza, M. F. S, et all (2004, p. 71-89), "Nas correspondências trocadas entre as várias cortes europeias (Mecanismo de comunicação). As ideias circulavam através de cartas já que eram para grupos restritos. As cartas tornaram-se um método de expressão crítica que ficou conhecido como Republique des Lettres. Correspondência entre Paris e Londres. Tiveram problemas com este método de troca de informações, pois cada dia aumentava o fluxo de correspondências e a solução veio com a forma impressa.A imprensa se destacou com a publicação de seus métodos científicos dentre os intelectuais e propriamente " endinheirados" da época, o que repercute os dias atuais tendo nas pessoas da alta sociedade os mais cultos na maioria das vezes. Podem ser originais, de revisão, teóricos, de análise e classificatório".

Apresentação[editar | editar código-fonte]

É apresentado segundo a linguagem e método próprios de uma área da ciência e, de modo geral, com uma estrutura lógica de argumentação, apresentando inicialmente o problema ou objetivo da investigação, o conjunto de hipóteses, as possíveis soluções do problema ou modos de se atingir o objetivo, uma descrição dos métodos e técnicas utilizados, uma análise dos resultados obtidos, uma conclusão que aponta qual hipótese foi verificada experimentalmente.

Como há diversidade no que seja o método em cada área da ciência, a forma do artigo científico pode variar em sua apresentação, não existindo uma estrutura única que assegure, por si mesma, a cientificidade de um artigo ou texto que se pretenda científico.

Diante dessa impossibilidade de uma construção textual objetivamente científica, há a necessidade do exame do artigo pela comunidade científica, pois a ciência é uma forma de conhecimento de caráter público, cuja validade só se estabelece após o debate em torno dos resultados apresentados e do caminho percorrido - o método - que conduziu a sua construção.

Deste modo, o artigo científico, ao tornar público e aberto ao debate o conhecimento elaborado em pesquisa, é um meio fundamental para a divulgação e desenvolvimento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com