TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESENHA DO ARTIGO: ORIGEM E DISTRIBUIÇÃO ANATÔMICA DO NERVO ISQUIÁTICO DE MÃO-PELADA

Exames: RESENHA DO ARTIGO: ORIGEM E DISTRIBUIÇÃO ANATÔMICA DO NERVO ISQUIÁTICO DE MÃO-PELADA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/6/2014  •  497 Palavras (2 Páginas)  •  503 Visualizações

Página 1 de 2

RESENHA DO ARTIGO: ORIGEM E DISTRIBUIÇÃO ANATÔMICA DO NERVO ISQUIÁTICO DE MÃO-PELADA

O mão-pelada é um mamífero carnívoro da família Procyonidae, que se distribuem por todo território brasileiro. De coloração cinza, quase preta, possui ima máscara negra ao redor dos olhos e a cauda com anéis. É um animal noturno que se alimenta de frutos, insetos, caranqueijos e outros pequenos animais.

O nervo isquiático é considerado o maior nervo do corpo, pertencente tanto ao plexo sacral quanto a lombossacral em carnívoros, continuando até a extremidade distal do membro pélvico, recebe fibras dos ramos ventrais do sexto e sétimo nervos lombares e do primeiro e segundo nervos sacrais.

Em descrição a partir da cauda, este nervo passa pela coxa entre trocânter maior de fêmur e a tuberosidade isquiática, ao longo da superfície lateral do músculo semimembranáceo. Na região medial da coxa, o nervo isquiático dobra-se distalmente e se bifurca em nervo fibular e nervo tibial.

Esse estudo feito com o mão-pelada tem por objetivo descrever a distribuição do nervo isquiático nesse mamífero e comparar com dados literários de animais domésticos e silvestres. Essa observação deste nervo foi realizada através de dissecações e documentação fotográfica.

O material utilizado para este estudo foram três exemplares de Procyon carnívoros procedentes de coleta em rodovias, mortos por acidentes. O método utilizado para descrever a distribuição do nervo isquiático foi à dissecação e, os resultados obtidos foram comparados com dados da literatura do nervo isquiático em animais domésticos e silvestres.

A partir da análise foi observado que o nervo isquiático origina-se no tronco lombossacral, nos ramos ventrais do sexto e sétimo nervos lombares e do primeiro nervo sacral. Ele desce pela coxa entre o trocânter maior do fêmur e a tuberosidade isquiática, entre o músculo glúteo superficial, glúteo bíceps, glúteo profundo, bíceps femoral e abdutor caudal crural.

Em relação à distribuição do nervo isquiático, foi observado cranialmente ramos suprindo os músculos glúteo bíceps e glúteo médio. Seguindo seu percursor caudalmente têm-se ramificações para os músculos bíceps femorais, semitendíneo, glúteo profundo, gêmeos, quadrado femoral etc. Na região lateral, o nervo isquiático emite o nervo cutâneo lateral da sura, que supre toda a superfície lateral da pele.

Este estudo apresenta importantes dados à ciência, pois trabalhos científicos acerca da morfologia da mão-pelada são muito escassos. Em geral, encontramos estudos realizados neste mamífero, entretanto, a abordagem anatômica se remete a outros sistemas orgânicos deste animal. Nestas descrições anatômicas, os resultados indicam que há similaridades deste animal com os cães e gatos. A partir das analises anatômicas, os autores deste artigo analisaram este animal e concluíram que a origem do nervo ciático neste animal assemelhasse com a origem no preá.

É interessante a publicação deste artigo, pois contribui para os estudos acerca desta espécie, levando em consideração todos os requisitos necessários para a compreensão da origem e distribuição do nervo isquiático, bem como contribuindo no ramo cientifico e na literatura brasileira e mundial sobre a espécie mão-pelada.

Fonte:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com