TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Numero de Ouro: A mágica por detrás do belo

Por:   •  16/8/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.004 Palavras (5 Páginas)  •  551 Visualizações

Página 1 de 5

Numero de Ouro: a mágica por detrás do belo

O Numero de Ouro, que é representado simbolicamente pela letra grega Ø (phi), é a razão de número aproximadamente 1,618.

Uma maneira de encontrar a representação numérica de [pic 1] é através da razão [pic 2], que equivale à dízima não periódica 1,61803398... Sendo assim, [pic 3] é um número irracional, encontrado a partir da razão áurea (razão de ouro, divina proporção etc.). Dados dois pontos A e B, em extremidades opostas de um segmento de reta, um ponto X divide AB em uma razão áurea se X pertence ao segmento AB e [pic 4].

A História de Ø

O reconhecimento do número de ouro se faz há tanto tempo quanto os nossos registros históricos conseguem alcançar. No Egito Antigo, por exemplo, as pirâmides de Gizé foram construídas tendo por base a razão de ouro: A razão entre a altura de uma face e metade do lado da base da grande pirâmide é igual ao número de ouro. Já no Papiro de Rhind menciona uma razão sagrada, que se entende como sendo a razão áurea.

O templo Parthenon, desenvolvido por Phideas (daí o nome Phi) entre 447 e 433 a. C. , contém a razão de Ouro no retângulo que contêm a fachada (Largura / Altura). Na estrela pentagonal, os pitagóricos também utilizaram a razão áurea; Endoxus, matemático grego, utilizou os seus estudos sobre proporções para estudar a secção que se crer ser a secção áurea; Fibonacci utilizou a razão áurea na solução do famoso problema dos coelhos e nos presentou com o que hoje conhecemos como a sequência de números de Fibonacci; importante contribuição e utilização para evolução do número de ouro foi dada, também, por Leonardo Da Vinci, por exemplo, em uma de suas pinturas mais famosas: o Homem Vitruviano. Da Vinci utilizou a razão áurea para garantir a perfeição de suas obras.

Não se pode precisar a quantidade de aplicações possíveis para o número de ouro. Ao que parece, ele foi mesmo um presente de Deus para a humanidade. O número Ø pode ser encontrado em flores, plantas diversas, em triângulos e retângulos. Também o encontramos em obras de arte, construções, em diversos elementos da natureza, enfim, em tantas outras coisas quanto o homem ainda não conseguiu acompanhar.

- Na natureza

 Na natureza em inúmeras situações podemos observar a presença deste número. Como por exemplo: girassóis que pertencem à família Compositae . As sementes formam dois conjuntos de espirais logarítmicas com sentidos diferentes.

[pic 5]

O mesmo acontece com as pinhas.

[pic 6]

Em geral o modelo de desenvolvimento das plantas pode ser relacionado com o número de Fibonacci.
Por exemplo, a eufórbia, uma pequena flor azul ou branca que se encontra em solos calcários, tem 2 sépalas grandes, 3 sépalas pequenas, 5 pétalas e 8 estames.

 [pic 7]

- No corpo humano

 Uma das áreas que Leonardo da Vinci estudou foi as proporções do corpo humano e aqui uma vez mais temos a razão de ouro:

[pic 8]

As proporções do corpo humano contêm a relação de ouro. Neste caso pode-se ver a simetria na face de um homem. Baseado na razão de ouro, nos números de Fibonacci e nas dimensões médias humanas, o arquiteto Le Corbusier construiu, em 1946, um esquema de proporções relativas ao corpo humano chamado “Modulor”. Trata-se duma sequência de medidas que Le Corbusier usou para encontrar harmonia nas suas composições.[pic 9]

Já Leonardo Da Vinci estudou exaustivamente as proporções da forma humana de onde resultou o famoso desenho onde o corpo humano se encontra inserido na forma ideal do circulo e nas perfeitas proporções do quadrado, também conhecido como O Homem Vitruviano.

[pic 10]

- No mundo moderno

Hoje em dia podemos ver o Numero de Ouro em muitos aparelhos que usamos no dia a dia, na internet, no computador, no celular etc. Podemos usar como exemplo uma das marcas mais conhecida pelos e desejada pelos jovens de hoje a Apple, sim a empresa da maçãzinha que todos desejam devido a sua tecnologia e design, ela utiliza da razão áurea em seus produtos tanto na parte de aparência e estética como na parte interna para melhor alocar os hardwares.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.3 Kb)   pdf (658.1 Kb)   docx (837.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com