TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O ARISTÓTELES VIDA E OBRA

Por:   •  14/5/2020  •  Relatório de pesquisa  •  654 Palavras (3 Páginas)  •  209 Visualizações

Página 1 de 3

Escola Santa Mônica

Disciplina: Filosofia               Serie/Ano: 7º ano Vespertino

Data: 11 de maio de 2020              

Aluno: Phablo dos Santos Lima

ARISTÓTELES – VIDA E OBRA

Aristotéles nasceu em 384 a.c, na cidade grega de Estagira e morreu em 322 a.c. Ele era filho de Nicômaco que era amigo e médico do rei macedônico Amintas III. Seus pais falecerem quando ele ainda era jovem. Ele foi criado pela sua irmã mais velha. Não há muita informação sobre a sua educação inicial, mas se deduz que ele tenha estudado Medicina, tal qual seu pai.

Em 367 a.c., quando Aristóteles tinha 17 anos, ele foi enviado a Antenas para seguir os estudos. Ele entrou para a Academia Platônica, uma escola de ensino superior fundada por Platão. Aristoteles era o aluno estelar da academia, e permaneceu na escola como professor, ficando 20 anos por lá. Apesar de ser extremamente varolizado na academia Aristóteles não era visto como sucessor de Platão. Isso se devia há algumas divergências fundamentais em sua filosofias. Platão acreditava que o verdadeiro conhecimento só poderia ser obtido através da razão, enquanto Aristóteles preferia a experimentação através de objetos reais.

Para Aristóteles, por exemplo, seria possível conhecer o mundo por meio da experiência sensorial, aplicando a razão nos dados fornecidos pelos 5 sentidos, descobrindo assim a essência das coisas, ou seja, a verdade sobre os diferentes seres. É possisvel destacar que para esse filósofo o conhecimento é a abstração da natureza dos objetos e dos seres, isso resultaria no pensamento diferente da apresentada na doutrina platonia.

Quando Platão morreu Aristóteles não assumiu a academia, como alguns pensavam que fosse ocorrer. Em vez disso, voltou a Macedônia e se tornou mentor do filho adolescente do Rei Felipe II, Alexandre. Quando Alexandre virou o rei da Macedônia, Aristóteles retornou a Atenas e em 385 A.c fundou sua propria escola, o Liceu. Aristóteles ensinava enquanto caminhava ao redor dos jardins da escola, com seus alunos seguindo-o, por isso ficaram conhecidos com peripatéticos, ou seja, aqueles que caminham ao redor, os que passeiam.

Durante o seu tempo no Liceu, Aristóteles estudou quase todos os assuntos possíveis. Ele foi um dos pioneiros da biologia. Suas anotações são cheias de informações de várias formas de vida, incluindo embriologia de aves e o estômago policávitario dos ruminantes. Por conta de suas observações serem tão precisas, se imagina que ele tenha dissecado alguns animais marinhos como o polvo e outros invertebrados. Ele buscou criar uma classificação dos animais baseando-se em suas características, incluindo onde viviam: no ar, na terra ou no mar, e se tinha sangue vermelho ou não. O sistema de classificação aristótelicos continuou sendo usado por mais de mil anos.

Aristoteles também era interessando em “geociências” . Em seu trabalho “metereologia” ele descreveu o ciclo da agua: “agora o sol, movendo como se move, inicia processos, de mudanças, de existências e de decomposição, e por sua ação a melhor e mais doce agua é a cada dia levada para o alto e dissolvida em vapor e chega há uma região mais elevada, onde é condesada mais uma vez pelo frio e portanto retorna a terra”.

Os escritos de Aristóteles incluem discussões variadas sobre vários fenomenos naturais, ele descreveu sobre ventos e terremotos, que ele pensava serem causados por ventos aprisionados debaixo da terra. Ele tinha um senso apurado sobre a escala do tempo geológico.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)   pdf (60.7 Kb)   docx (8.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com