TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O BELO NA IDADE MÉDIA

Por:   •  21/4/2022  •  Pesquisas Acadêmicas  •  646 Palavras (3 Páginas)  •  104 Visualizações

Página 1 de 3

MUSEOLOGIA

GIOVANA SANTOS DE MEDEIROS

O BELO NA IDADE MÉDIA

São Paulo

2022

GIOVANA SANTOS DE MEDEIROS

O BELO NA IDADE MÉDIA


[pic 1][pic 2]

    1 – INTRODUÇÃO

   Tendo em vista que,na Antiguidade,a arte inca,asteca e maia eram considerados algo ´´normal´´,como uma forma hierárquica,como no caso dos escravos,que pintavam e esculpiam.É de grande importância percebermos como a arte se transformou e de como hoje é vista,feita e expressadas com outros olhos, e com um enorme prestígio de seus admiradores.

    De contrapartida, se uma vez comparada  com a liberdade artística dos dias atuais,é de suma importância sabermos que nem sempre foi assim.Por muitos séculos,com o Cristianismo presente tanto na região oriental quanto ocidental do mundo, a arte foi dedicada apenas a histórias bíblicas,sendo representadas por símbolos ou retratos pintados de santos para a realização de cultos.

   Nesse contexto de idade Antiga,temos um filósofo marcante da época,chamado Santo Agostinho,que nomeou pela primeira vez uma religião que deu uma ênfase racional ao cristianismo,com um discurso que não podemos duvidar da existência interior do próprios sentidos.

   Essa religião se fundia da educação e da espiritualidade.Outros filósofos também já tinham se dedicado a mudar essa cultura,era Plotino,que deu a origem ao neoplatonismo,uma crença no qual se acreditava que o homem não se julga capaz de chegar a sabedoria suprema sem antes procurar a uma revelação divino.

          Podemos partir,apesar de ser uma conjectura,que o filosofo Santo Agostinho teve a idéia do belo com base também na espiritualidade, pois se tratando da sua época, em um período que professava a fé e o modo de pensar maniqueu,era o que cercava,e,de algum modo houve influencia.

    Pode-se observar,que mesmo nos dias atuais, com toda o revolução em todo o mundo,tanto no âmbito na educação ou na percepção individual de crenças,existe ainda uma tentativa de evangelização em ambientes,como nas escolas públicas por exemplo(na qual deveria ser por laica) há ainda muitas pessoas que se queixam da escola ser um ambiente de racionalização grande.E esse pensamento de que a religião é fundamental para a formação de um indivíduo e a tentativa de imposição de uma determinada crença se põe desde o século dos filósofos São Agostinho e Plotino ,até bem antes,com a catequização dos indígenas.

[pic 3][pic 4]

Essa obra,que transmite tranqüilidade,amor e simplicidade.Tem como intenção mostrar o momento de um anjo entregando um recado a Virgem Maria,e,ambos  se acolhem como uma forma de agradecimento.Uma luz que reflete em diagonal e me da a sensação de algo mágico,divino.Que,de fato é a mão de Deus lhe concebendo uma benção junto com o Espírito Santo.

A obra sagrada tem elementos considerados sinais do Belo para os filósofos medievais, que são : o equilíbrio,e a simetria.

         De acordo com o pensamento do Belo para Santo Agostinho,que diz que a arte não é só imitação,mas também expressão do espírito do artista,poderiamos citar a autenticidade do autor da obra com a sua forma de bidimensional a pintura,além da sua profundidade trabalhada na obra,como uma forma criativa de expressar sua arte.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)   pdf (311.4 Kb)   docx (242.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com