TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O CLIMA DE LONDRES/SÃO PAULO

Por:   •  13/9/2016  •  Relatório de pesquisa  •  2.600 Palavras (11 Páginas)  •  398 Visualizações

Página 1 de 11

CLIMA

LONDRES E SÃO PAULO

André Lascoski

Eduardo Marquetti

Isadora Wroblewski

Izadora de Moraes

Patrick Reis

Sidnei Moraes

 Trabalho apresentado à disciplina de Geografia

 como requisito parcial à obtenção de

conceito referente ao 2° Bimestre de 2015.

 Oficina Trânsito 3, Equipe EQUIPILOTOS,

 .professor Guilherme

INTRODUÇÃO.

O Clima é uma das maiores influencias de um país e/ou nação, seja esta influência cultural ou econômica.

Neste trabalho será apresentado o clima e a relação dele com o desenvolvimento econômico da cidade de São Paulo- Brasil e a cidade de Londres- Inglaterra.

Características Climáticas 

 

 

São Paulo: 

 

O clima de São Paulo é considerado subtropical úmido, com diminuição de chuvas no inverno e temperatura média anual de 18,8 °C, tendo invernos brandos e verões com temperaturas moderadamente altas, aumentadas pelo efeito da poluição e da concentração de edifícios. Fevereiro é o mês mais quente, tem temperatura média de 22,7 °C e julho é o mês mais frio de 16,1 °C, por causa do efeito das ilhas de calor, causado por excessos de prédio, asfalto, concreto e poucas áreas verdes, a cidade de São Paulo tem sofrido com os dias quentes e secos durante o inverno, não raro ultrapassando a marca dos 25 °C nos meses de julho e agosto.

 

Devido à proximidade do mar, a maritimidade é uma constante do clima local, sendo responsável por evitar dias de calor intenso no verão ou de frio intenso no inverno e tornar a cidade úmida. A umidade tem índices considerados aceitáveis durante todo o ano, embora a poluição atinja níveis críticos no inverno, devido ao fenômeno de inversão térmica e pela menor ocorrência de chuvas de maio a setembro.  

 

Climograma:

 

 [pic 1]

 

A precipitação anual média é de 1376,2 mm, concentrados principalmente no verão. As estações do ano são bem definidas: o inverno é ameno e subseco, e o verão, moderadamente quente e chuvoso. Outono e primavera são estações de transição. Geadas ocorrem em regiões mais afastadas do centro, e em invernos rigorosos, em boa parte do município.

 

35 mm refere-se à precipitação do mês de Julho, que é o mês mais seco. Em Janeiro a precipitação tem uma média de 218 mm.

21.5 °C é a temperatura média do mês de Janeiro, o mês mais quente do ano. Ao longo do ano Julho tem uma temperatura média de 15.4 °C. É a temperatura média mais baixa do ano.

 

Londres: 

 

A cidade de Londres (capital da Inglaterra) possui clima do tipo temperado oceânico. A média de temperatura anual é de 12°C.

 

Os invernos são geralmente frios com presença de geadas, que ocorrem, em média, duas vezes por semana entre os meses de novembro a março. Neve cai sobre a cidade poucas vezes durante o ano (de 4 a 5 vezes), geralmente entre os meses de dezembro a fevereiro (meses mais frios do ano). Nesta época do ano as temperaturas ficam entre 5°C e 8°C. Porém, na maior parte dos dias de inverno a temperatura fica em torno de 3°C a 6°C.

O verão em Londres é quente com temperatura média de 19°C. A região central costuma ficar até 4°C mais elevada do que nos subúrbios em função da formação de uma "ilha de calor". Este fato ocorre, pois a região central é muito urbanizada, ou seja, presença de muito concreto e poluição atmosférica. A temperatura nesta época do ano raramente ultrapassa os 25°C.

 

Climograma:

 

 [pic 2]

 

A cidade de Londres é muito úmida, pois fica localizada próxima do oceano. Em todos os meses do ano a umidade relativa do ar fica acima dos 90%, sendo que a média anual é de 92% de úmida.

 

A cidade de Londres é marcada por presença de chuvas durante todo ano, sendo que elas ocorrem com maior intensidade entre os meses de outubro e dezembro.  São chuvas de baixa intensidade (fracas e contínuas). São raros os temporais na cidade. O índice pluviométrico da cidade é de 700 mm anuais.

 

Os meses com mais pluviosidade são outubro e novembro com, aproximadamente 60 mm e os meses com menos pluviosidade são fevereiro e abril com, aproximadamente 40 a 45 mm.

 

Janeiro, fevereiro e dezembro têm as temperaturas mais baixas (5° C) e julho e agosto tem as temperaturas mais altas (19° C).

Elementos climáticos

Os elementos climáticos são as grandezas atmosféricas que podem ser medidas ou instantaneamente mensuradas. São os elementos atmosféricos que variam no tempo e no espaço e que se configuram como o atributo básico para se definir o clima da região. Os principais elementos climáticos são: radiação, temperatura, pressão e umidade.

radiação: a radiação climática, em linhas gerais, pode ser definida como todo o calor recebido pela atmosfera, a maior parte advinda do sol, mas que também recebe a influência dos seres vivos e dos elementos naturais e artificiais que refletem o calor já existente. A radiação solar manifesta-se em diferentes tons de intensidade ao longo do planeta, o que contribui para a formação das chamadas zonas térmicas ou climáticas da Terra.  

temperatura: é a mensuração do calor na atmosfera, podendo ser medida em graus celsius (ºC) ou em outras unidades de medida, como fahrenheit (ºF) e o kelvin (K).  

pressão atmosférica: é o “peso” ou “força” exercidos pelo ar sobre a superfície, pois, ao contrário do que muitas pessoas pensam, o ar possui massa e, consequentemente, peso. A pressão atmosférica costuma ser medida em milibares (mb).  

umidade: é a quantidade de água em sua forma gasosa presente na atmosfera. Temos, assim, a umidade absoluta (quantidade total de água na atmosfera) e a umidade relativa do ar (quantidade de água na atmosfera em relação ao total necessário para haver chuva).  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.8 Kb)   pdf (221.7 Kb)   docx (42.2 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com