TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O CONHECIMENTO E RECONHECIMENTO: SENTIDO E FINALIDADE DA ANTROPOLOGIA

Por:   •  9/9/2021  •  Resenha  •  529 Palavras (3 Páginas)  •  131 Visualizações

Página 1 de 3

CONHECIMENTO E RECONHECIMENTO: SENTIDO E FINALIDADE DA ANTROPOLOGIA

Augé, Marc. Conhecimento e reconhecimento: sentido e finalidade da Antropologia. Em Atualidade da Antropologia: o sentido dos outros. Petrópolis: Vozes, 1999, p.107-128.

Em Conhecimento e reconhecimento: sentido e finalidade da antropologia, Marc Augé aborda o tema do conhecimento antropológico, sendo diferente das demais áreas do conhecimento. O objeto e a natureza do conhecimento são considerados literalmente problemáticos, como a investigação sua utilidade. O autor define o sentido e a finalidade da Antropologia a questão da sua aplicação, a qual ressalta ao longo do texto.

A antropologia é o ramo das ciências sociais, que nasceu progressivamente na junção de três fatores históricos, a primeira história é da colonização, a fim de solucionar e explicar os problemas deste período. A segunda história é da disciplina, abordando o conceito de cultura, tema central na reflexão antropológica, tendo por função esclarecer a diversidade cultural. A terceira história é a do pensamento tecnocrático, ou seja, a aplicação do enfoque antropológico nas resoluções dos problemas sociais.

Augé cita diversos autores com o objetivo de demonstrar o homem e o meio em que vive como o sujeito e objeto do conhecimento antropológico. Menciona a primeira utilidade da antropologia, na qual consiste em seu mérito de identificar o processo pelos quais as sociedades humanas têm tentado dominar o mundo, com a necessidade de “se conhecer”. Como exemplo de domínio, menciona o totalitarismo onde há presença do controle ideológico sobre os indivíduos de forma afetiva. Tendo a antropologia a função de colocar em evidência os efeitos de totalização. A segunda utilidade é identificar a ideologia de reconhecimento que procede de uma experiência, a um universo de pertença, porém fala-se a linguagem do relativismo, de desconhecimento recíproco.

O autor faz referência ao trabalho exercido por profetas na Costa do Marfim, como um bom exemplo dos procedimentos de conhecimento e reconhecimento, constituindo a antropologia social um saber crítico e abordando diversos temas, a qual menciona o antropólogo como um médico que observa e reconhece de sinais clínicos.

Em suma, a antropologia é aplicada ao estudo das relações interindíviduais instituídas, a definição de si - mesmo e do outro, as relações entre identidade individual e identidade coletiva tal como são elaboradas, reproduzidas e modificadas na diversidade das sociedades histórias, possuindo um ensinamento modesto e seguro, onde o desenvolvimento e a modernização é o objeto do olhar antropológico.  

O texto tem por finalidade situar e diferenciar o conhecimento antropológico das demais ciências e a relacionar com as Ciências sociais, identificando os processos históricos e o estudo da antropologia  entendido como o estudo de cultura, das relações dos grupos humanos e da apropriação do espaço pelo homem, refletindo sobre os conhecimentos teóricos- metodológicos sobre o conhecimento antropológico.

O texto é útil não só para acadêmicos e docentes, mas também para o público em geral, levando-os a compreensão da história e utilidade da disciplina de Antropologia.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)   pdf (60.5 Kb)   docx (8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com