TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Combate À Violência Contra O Idoso Na Atualidade

Por:   •  8/4/2023  •  Ensaio  •  320 Palavras (2 Páginas)  •  52 Visualizações

Página 1 de 2

Combate à violência contra o idoso na atualidade

Na obra “Modernidade Líquida”, do sociólogo Zygmunt Bauman, o mundo contemporâneo é caracterizado como um conjunto de relações aceleradas e fluídas. No entanto, para acompanhar esse frenético ritmo no atual cenário, ainda existem diversos desafios a serem enfrentados, visto que a violência contra o idoso acomete grande parcela da nação. Assim, faz-se vital analisar as principais causas da problemática: exclusão da sociedade e silenciamento da população idosa.

 Nesse contexto, vale salientar que parte dos cidadãos excluem a classe mais velha. Acerca disso, estimativas do G1 (2020), afirmam que cresceu em 59% o número de denúncias de agressão contra os anciãos durante a pandemia. Sendo assim, a classe idosa sofre com essa aspereza  rotineiramente, acerca do medo e exclusão enfrentado pelos parentes que a convivem, que podem levar até à morte. Logo, é inaceitável que esse panorama social negativo permaneça.

 Ademais, destaca-se o silenciamento por parte da classe idosa como perpetuadora da problemática. Sobre isso, segundo Nice Couldry, ilustre filósofo inglês, em sua obra “Por que a voz importa?”, o corpo social neoliberal contemporâneo tende a silenciar os grupos menos favorecidos privando-os dos seus direitos. A partir disso, é indubitável que a violência com o idoso na atualidade configura-se como uma forma de excluir e silenciar esse grupo, tal como discute o filósofo. Desse modo, é necessária uma mudança nesse cenário caótico.

Em suma, urge que medidas sejam tomadas para minimizar a violação contra os anciães na modernidade. Portanto, faz-se necessária a participação do Centro Judicial do Idoso em parceria à família, promova o bem-estar entre os parentes e trate-os com equidade, por meio de psicólogos, família e rodas de conversa, com o fito de combater o quadro de violência com a terceira idade. É necessário ainda, o apoio do governo para garantir renda e projetos sociais com os senhores. Dessa forma, o imbróglio será erradicado, e a realidade condizente com a de Bauman.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)   pdf (34.3 Kb)   docx (7.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com