TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Continente Africano

Por:   •  1/6/2018  •  Pesquisas Acadêmicas  •  915 Palavras (4 Páginas)  •  162 Visualizações

Página 1 de 4

Aspectos Fisicos

Ásia possui as maiores ‘‘variações” naturais. Destaca-se principalmente a presença de planícies, planaltos elevados e grandes cadeias montanhosas.

O relevo na Ásia sofre com a atuação de “agentes internos”, pois diversas áreas do continente estão situadas no limite entre placas tectônicas. A movimentação das placas provoca a formação de montanhas.

Na porção central do continente asiático, está situada a mais elevada área montanhosa do planeta, a cordilheira do Himalaia, que é onde está localizado o pico mais alto do mundo, o monte Everest (8.848m).

Ao sul do continente, está localizada a planície da Mesopotâmia. Mais próximo a faixa central da Ásia, estão situadas a depressão turaniana, a planície desértica de Gobi, os planaltos da Mongólia e as planícies do norte da China

O norte do continente é marcado pelas diferentes formas de relevo. A partir dos Montes Urais, sentido oeste-leste, encontra-se a planície da Sibéria ocidental, o planalto da Sibéria Central. Mais ao oriente, encontram-se montanhas e vales.

Próximo ao oceano Pacífico, existem numerosos vulcões. Existe um “anel’’ de vulcões que contornam o oceano, conhecido como “Círculo de Fogo do Pacífico”. Nessa área, ocorrem terremotos de grande magnitude frequentemente.  

Grande parte dos rios asiáticos nasce na porção central do continente. Existem no continente, rios de elevados índices pluviométricos, devido aos numerosos índices de chuva nas áreas de clima tropical e equatorial.

A importância dos rios asiáticos para a população é enorme, oferecem alimento, água, energia, etc. Os dois maiores centros de “distribuição” de água do continente, são a cordilheira do Himalaia e o planalto do Tibete.

Um dos seus rios mais importantes do continente é o Ganges, que nasce no Himalaia e deságua no golfo de Bengala, onde forma o maior delta do mundo. Na época das cheias, a água do rio fertiliza a terra por onde passa, tendo assim, grande importância econômica para a região. Tem significado religioso para os Hinduístas, que, acreditam se purificar banhando-se nas águas desse rio.

Na planície da Mesopotâmia correm os rios históricos Tigre e Eufrates, que deságuam no golfo Pérsico.

Devido a presença de montanhas muito altas, a entrada de massas de ar marítimas é bloqueada, assim, ocorre a formação de regiões áridas.  

O extremo norte da Ásia é dominado por climas polares. Ao norte da Sibéria há temperaturas muito baixas durante todo o ano, o fator que influencia isso, é a inclinação da Terra. No centro da Rússia, há clima de frio subpolar extremo, com invernos extremamente frios, temperaturas abaixo de zero durante sete meses, e verões quentes, o índice de pluviosidade é baixo durante todo o ano. No Himalaia, há o clima frio de montanha, com médias térmicas muito baixas e pouca precipitação.

No sudoeste da Rússia há o clima temperado continental, devido efeitos da continentalidade, os invernos são rigorosos, com médias inferiores a 0°C, e os verões quentes. Os índices de pluviosidade são baixos, concentram-se no verão e primavera. No nordeste da China há o clima temperado oceânico, com verões suaves e invernos amenos e secos, o índice de pluviosidade é alto. No litoral oeste do Oriente Médio há o clima mediterrâneo, com índice de chuva baixo, verões quentes e invernos amenos.

Na Ásia Central há o clima semiárido. O índice de chuva permanece baixo durante todo o ano, com um leve aumento no verão. Inverno ameno e verão quente. O norte do Oriente Médio tem clima semiárido subtropical e tropical, verão seco e inverno úmido, baixa precipitação e temperaturas altas. O clima de deserto tropical e subtropical quente, está presente no Oriente Médio, centro do Irã e parte do Paquistão. O índice de precipitação é baixo no inverno e temperaturas médias ultrapassam 35°C no verão.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6 Kb)   pdf (119.9 Kb)   docx (495.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com