TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Empreendedorismo e Plano de Negócios

Por:   •  20/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.657 Palavras (11 Páginas)  •  273 Visualizações

Página 1 de 11

                                                      [pic 1]

UNIVERSIDADE ANHANGUERA- UNIDERP

POLO DE TAGUATINGA

                      CURSO DE TECNOLOGIA EM GESTÃO FINANCEIRA

                                           

Projeto Interdisciplinar Aplicado aos Cursos Superiores de Tecnologia I (PROINTER I)

                                                    TAGUATINGA- DF        

                                                          ABRIL de 2015

Taguatinga – DF

2015

SUMÁRIO

1.        INTRODUÇÃO        

2. DESENVOLVIMENTO        

2.1 Empreendedorismo e Plano de Negócios        

2.2 Definição de Plano de Negócios        

3 QUESTIONÁRIO        

4. CONSIDERAÇÕES FINAIS        

REFERÊNCIAS        


INTRODUÇÃO

Atualmente, as organizações estão mais competitivas e assim, buscam formas de sobreviver no mercado. Existem competições por inovações, tecnologias, entre outros. Por isso, as empresas precisam ser mais ágeis e flexíveis para desenvolver técnicas cada vez mais avançadas para diferenciá-las e gerenciá-las, daí surge o plano de negócios, que ajuda as organizações a observar e planejar os riscos, os gastos, a forma de trabalhar, entre outros.

O presente trabalho justifica-se por promover uma discussão embasada na literatura existente a respeito de um tema atual e relevante para assim, possibilitar uma melhor compreensão da importância do plano de negócios para a empresa, servindo para outros estudos que sigam nesta mesma linha de pesquisa.

Essa pesquisa é focada na importância de elaborar um plano de negócios para obter sucesso em um empreendimento. Serve também de instrumento para outros alunos, para que eles possam avaliar essa importância e fazer uma análise mais apurada de um risco futuro.        Nessa perspectiva, o objetivo geral da pesquisa é conscientizar a empresa para a importância do plano de negócios para a sua sustentabilidade e crescimento. Para tanto, traçou-se os seguintes objetivos específicos: Identificar problemas organizacionais relacionados à inexistência do plano de negócios; identificar situações operacionais adversas que fazem com que as empresas não sobrevivam no mercado e identificar fatores que farão com que as empresas melhorem a sua qualidade de comunicação, o grau de confiabilidade e a melhoria da sua imagem.

Portanto, esse estudo irá propiciar um conhecimento maior para os empreendedores ou para futuros empreendedores alcançar sucesso onde quer que empreendam e, consequentemente, conscientizá-los da importância do plano de negócios para a organização, analisar futuros riscos e assim evitar a mortalidade da empresa.

Esta pesquisa pretende ainda contribuir para publicações acadêmicas ligadas a gestão financeira e através dos resultados desse trabalho, ampliar o conhecimento para outros pesquisadores.

2. DESENVOLVIMENTO

2.1 Empreendedorismo e Plano de Negócios

        Para Filion (2007), o verdadeiro empreendedor é aquele que imagina, desenvolve e realiza suas ideias e visões. Mas, para isso ele precisa se apoiar em um planejamento. Portanto, para o mesmo autor (2007) planejamento é a forma de organizar objetivos e ações alternativas para a escolha de novas ações.

Segundo Salim et al (2007, p. 538) planejar significa “elaborar um plano, projetar”. As pessoas planejam algo para suas vidas e de seus familiares há milhares de anos.

Silva (2008, p. 89) relata que “o planejamento, é a parte fundamental da administração, e tem suas origens nas mais remotas civilizações, desde o momento em que o homem precisou realizar tarefas e organizar recursos disponíveis”. Portanto, o planejamento está em nossas vidas e em tudo o que fazemos.

Segundo Salim et al (2007) o objetivo do planejamento é fornecer aos administradores informações para que, eles possam tomar decisões que o ajudem a atuar de forma produtiva e assim, antecipar às mudanças que ocorrem no mercado.

Uma boa estratégia é fundamental, pois pode orientar a empresa a conseguir alcançar os seus objetivos, tanto na produção de bens como no oferecimento de serviços. Por isso, é necessário ter muito cuidado, porque a concorrência no mercado é muito disputada e ideias novas podem derrubar outras empresas. A concorrência é acirrada e uma boa análise do mercado para elaborar estratégias é essencial para que a empresa alcance o sucesso desejado.

2.2 Definição de Plano de Negócios

        Plano de Negócios, segundo Salim et al (2007, p. 3) é “um documento que contém a caracterização do negócio, sua forma de operar, suas estratégias, seu plano para conquistar uma fatia do mercado e as projeções de despesas, receitas e resultados financeiros”. O plano de negócios é essencial para a empresa que quer crescer.

        Segundo Maximiano (2011, p. 50) “planejar consiste em tomar três tipos de decisões: definir o objetivo, definir cursos de ação e definir meio de execução”. Ainda, segundo Peter Drucker (2008) a finalidade do planejamento é enfrentar a incerteza do futuro.         Por isso o planejamento das metas de uma empresa é essencial para tomar decisões para o futuro da mesma.

 

3 QUESTIONÁRIO  

Entrevista com um Empreendedor  

Nome da Empresa: Elétrica Luminarte.

Endereço: QNE 26 lote 6/7

Cidade: Taguatinga

Estado: DF

Ramo de Atividades: Material Elétrico, Hidráulico, Ferragens e Iluminação. Tudo do Melhor para seu Ambiente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com