TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Gênero Jornalístico

Por:   •  22/2/2021  •  Trabalho acadêmico  •  500 Palavras (2 Páginas)  •  182 Visualizações

Página 1 de 2

GÊNERO JORNALÍSTICO

Artístico, injuntivo, propagandístico. Entre os gêneros textuais mais utilizados nos dias atuais o jornalístico é provavelmente o gênero textual mais lido, pois possui o maior alcance nos diversos setores da sociedade.

Dentro do texto jornalístico temos 3 principais gêneros, informativo que é o mais usado, opinativo e o interpretativo.

O gênero jornalístico são textos baseados e vinculados pelos jornais, rádio, televisão, revistas, com a intenção de comunicar e informar algo. O jornalista tem o dever de transmitir as informações para o público, de forma imparcial dos fatos ocorridos de forma bem simples e detalhada, desenvolvendo textual baseado no critério básico, descrevendo o que aconteceu, onde aconteceu, como aconteceu, com quem aconteceu composta por pauta, Apuração, Redação e Edição.

Portanto o texto jornalístico possui frases curtas, apenas fornecendo o objetivo real do texto a ser entendido, havendo objetividade no que se vem sido fornecido e clareza em seu texto, tanto na voz passiva ou ativa.

Gêneros Discursivos

O discurso pode ser de ordem expositiva, sobre um determinado assunto. Mas também pode ser discorrido, em ato de comunicação linguística.

Gêneros Midiáticos

Definir este tipo de gênero não é tarefa fácil. Na opinião do professor José Marques Melo: “classificar gêneros jornalísticos é o maior desafio”. Ele explica que a configuração da identidade do jornalismo, enquanto objeto científico e o alcance de sua autonomia que passa inevitavelmente pela sistematização dos processos sociais inerentes à captação, registro e difusão da informação da atualidade, ou seja, do seu discurso manifesto, tornam as classificações indiretamente perceptíveis.

Os gêneros servem para aumentar a compreensão da grande quantidade de textos veiculada pela mídia. De acordo com estudiosos, as definições aparecem no estilo e no manejo da linguagem. Outros preferem analisa-las pela obrigatoriedade de serem interessantes e motivadoras para o leitor, ou seja, definidas por sua forma mais vendável.

Há também uma corrente que diz que a diferença está justamente na forma como o texto é escrito, podendo ser jornalismo noticioso ou literário. Devido a esta dificuldade de análise e as múltiplas propostas sugeridas pelos pesquisadores da comunicação, o peruano Juan Gargurevich chegou a algumas das definições utilizadas no jornalismo atual:

Entrevista: permite ao leitor conhecer opiniões das pessoas envolvidas no ocorrido

Crônica: Trata de assuntos cotidianos de maneira literária

Reportagem: Relato ampliado de um acontecimento. Com pesquisa de campo.

Gráficos: Informação na forma de sinais, desenhos, figuras, signos.

Colunas: Espaço na publicação onde uma pessoa escreve regularmente.

Artículos (Artigos): Textos opinativos sempre assinados.

Testemunhos: Narração real e circunstanciada que se faz em juízo; depoimento, declaração

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)   pdf (37.2 Kb)   docx (8.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com