TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Limite de Plasticidade

Por:   •  9/3/2020  •  Ensaio  •  264 Palavras (2 Páginas)  •  227 Visualizações

Página 1 de 2

Limite de Plasticidade: LP

O limite de consistência, também conhecido como limite de Atterberg, é um método de avaliação que foi criado por Albert Atterberg a qual por meio de testes e ensaios consegue se definir o LL, LP e LC.

O limite de plasticidade é o teor de umidade a qual o solo passa do estado plástico para o estado semissólido, ou seja, ele perde a capacidade de ser moldado e passa a ficar quebradiço. Em laboratório o limite de plasticidade é obtido quando se determina o teor de umidade com um cilindro de solo de 3 mm de diâmetro e 10 cm de comprimento que apresenta fissuras.

Metodologia do ensaio

Se prepara a amostra, essa deve estar seca ao ar e ser passada pela peneira 200 ficando depositada ao fundo após o peneiramento. Após, tara – se na balança o peso em gramas, de cada cápsula. Depois das pesagens das cápsulas vazias, adiciona – se adicionar uma porção da amostra seca em um recipiente de porcelana, colocando água destilada aos poucos e assim iniciando o processo de homogeneização com a espátula.

O ensaio de limite de plasticidade é determinado pela ABNT NBR 7180 que regulamente que o teor de umidade deve ser calculado quando o solo começa a se fissurar na tentativa de molda-lo na amostra de 3 mm de diâmetro. Após o cisalhamento dos cilindros, os mesmos devem ser colocados em cápsulas apresentando seus respectivos pesos e depois colocados em uma estufa para que possa definir o seu peso seco.

Referências:

www.torresgeotecnia.com.br/portfolio-view/limite-de-plasticidade

Associação brasileira de normas técnicas. NBR 7180: solo – determinação de plasticidade. Rio de Janeiro, 2016.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.6 Kb)   pdf (32.7 Kb)   docx (7.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com