TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Livro Bauman

Por:   •  15/10/2019  •  Resenha  •  875 Palavras (4 Páginas)  •  316 Visualizações

Página 1 de 4

SOBRE EDUCAÇÃO E JUVENTUDE

Mateus Boneli Velten

IFES– Campus Cachoeiro de Itapemirim

Introdução

Este seminário é considerado um desafio para os autores, por fugir do padrão de responsabilidade que a maioria dos colegas de classe irão assumir, mas que por sua vez é visto como um trabalho honroso para nós.

No presente resumo expandido iremos discorrer sobre algumas das visões/ideias/conceitos que Zygmunt Bauman discorre através da obra “Sobre Educação & Juventude”, no ano de 2012 realizado em parceria com Riccardo Mazzeo, sendo um pouco mais específico, abordaremos sobre o primeiro capítulo intitulado de “Entre mixofilia e mixofobia” (2012, p. 7-11), que nos permite entender muito mais sobre a posição que o mundo “moderno líquido” nos coloca neste momento de globalização intensiva. Também traremos para a reflexão dos presentes ao seminário o sexto capítulo chamado “Em busca de uma genuína “revolução cultural” (2012, p. 29-31) onde o diálogo é sobre a sociedade de consumidores orientados pelo mercado capaz de devorar tudo e a todos em proveito de lucro, discutindo também sobre uma possível solução. E por último caminharemos para um pensamento revolucionário de Bauman presente no nono capítulo “O jovem como uma lata de lixo da indústria de consumo” (2012, p. 51-56), que claramente se resume (de maneira simplória) a discutir a posição atual do jovem neste mundo líquido e podendo fazer grandiosas referências a outras obra de Bauman como: Modernidade Líquida (1999) e a obra Vida para Consumo (2007).

1. Fundamentação teórica

        O maior e quase único pensador utilizado para a realização deste seminário é obviamente Zygmunt Bauman, seus conceitos sobre sociedade conseguem quebrar as barreiras do comum, ser complexo e simples ao mesmo tempo, para se entender. A base principal que iremos assumir para este estudo é o de Modernidade Sólida e Modernidade Líquida, que é presente em quase todos seus livros, mas que é explícito na obra de 1999 (Modernidade Líquida).

O livro principal do seminário é o de 2012 (Sobre educação e juventude) e neste livro o sociólogo Zygmunt Bauman reflete sobre o destino dos jovens e o papel da educação e do educador na era da modernidade líquida, indicando alguns caminhos. Segundo ele, cabe ao educador fomentar o espírito crítico dos estudantes, fornecendo as condições para viverem em um mundo cada vez mais multifacetado.

2. Resultados alcançados

Entre Mixofilia e Moxofobia: Riccardo Mazzeo inicia a entrevista agradecendo a Bauman por ter aceitado conversar com ele sobre educação com o tema, “A qualidade da inclusão escolar”. Bauman expõe seu pensamento sobre a crise da educação contemporânea, uma crise muito peculiar, com a falta de um modelo universal que tudo indica veio para ficar. Logo após, toca no assunto da migração, muito forte nos dias atuais, principalmente na Europa, e utiliza dos termos, mixofobia, medo de se envolver com estrangeiros e mixofilia, o prazer de estar num ambiente diferente e estimulante.

Em Busca De Uma Genuína “Revolução Cultural”: As possibilidades de mudança radical na sociedade têm mínimas chances de dissidência efetiva e de libertação dos ditames do mercado. E afirma que nada menos que uma “revolução cultural” pode funcionar.

O Jovem Como Uma Lata De Lixo Da Indústria De Consumo: Aqui, Bauman chama a atenção para um ensaio de Henry Giroux de 3 de fevereiro de 2011, com o ơ tulo “A juventude na era da dispensabilidade”. E Bauman então vai dizer que o que salva o jovem da total dispensabilidade é a sua potencial contribuição à demanda de consumo. Uma estratégia de marketing muito utilizada para capturar os jovens encontra-se na internet, onde, como que por mágica, as pessoas recebem mensagens publicitárias direcionadas aos seus desejos pessoais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)   pdf (222.4 Kb)   docx (95.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com