TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Lugar Onde Se Fala Melhor O Portugues

Ensaios: O Lugar Onde Se Fala Melhor O Portugues. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/1/2015  •  354 Palavras (2 Páginas)  •  725 Visualizações

Página 1 de 2

‘’O LUGAR ONDE MELHOR SE FALA PORTUGUÊS NO BRASIL É O MARANHÃO”

Até hoje tem gente que acredita nessa bobagem, inclusive as pessoas culta. Bobagem essa sem nenhuma fundação cientifica que nasceu da velha subserviência em relação ao português de Portugal. No maranhão ainda se usa muito o pronome tu com o verbo em terminação S. Exemplo: Tu vais, tu queres, tu dizes, tu comias etc. hoje devido as mudanças gramaticais na maior parte do Brasil o pronome tu foi substituído por você, e em algumas regiões como no Rio de Janeiro, o verbo assume a forma de terceira pessoa, tu vai, tu fica, tu quer, tu deixa, etc.

Os defensores desse mito se esquecem de que os mesmos maranhenses que dizem tu és, tu vais, tu foste, atribuem ao pronome ti a mesma função de sujeito “esse é um bom livro para ti ler” em vez da forma “correta” esse é um bom livro para tu leres.

O português do maranhão em relação ao português do resto do país é a mesma coisa que acontece com o português de Portugal em relação ao português do Brasil: não existe nenhuma variedade nacional, regional, ou local que seja ‘‘mais correta” que a outra. As variedades linguísticas dependem das necessidades que as comunidades possuem, da cultura assim também como do processo histórico por onde tais comunidades passaram. Se as variações deixarem de atender as necessidades das comunidades ela sofrerá transformações para se adequar.

Se o português de São Luís do Maranhão e de Belém do Pará, conservou o pronome tu com as conjugações verbais lusitanas, é porque ocorreu no período colonial uma grande migração de açorianos, cujo o dialeto especifico influenciou a variedade de português brasileiro falado naqueles locais.

Todas as variedades da língua tem o seu valor, são veículos plenos e perfeitos de comunicação e de relação entre as pessoas que as falam. Se tivermos de incentivar o uso de uma norma culta, não podemos fazê-lo de modo absoluto, fonte do preconceito, e sim levarmos em consideração a presença de regras variáveis em todas as variedades.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com