TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O METODOLOGIA DA PESQUISA

Por:   •  17/5/2015  •  Dissertação  •  1.094 Palavras (5 Páginas)  •  244 Visualizações

Página 1 de 5

APRESENTAÇÃO

[pic 1]

Olá! Sejam bem-vindos (as)

  1. Hoje você começa a cursar a disciplina de Metodologia da Pesquisa do Curso de Engenharia de Controle e Automação. O objetivo da disciplina é trabalhar os conceitos básicos da Metodologia Científica tanto nas pesquisas qualitativas como quantitativas, aplicando suas técnicas para produzir uma produção acadêmica com relevância social na modalidade semipresencial, através do sistema de Aprendizagem Virtual de Aprendizagem (AVA) administrado pela Faculdade Capixaba da Serra – MULTIVIX SERRA.
  2. Você poderá pensar que essa disciplina é de pouca importância para sua formação, entretanto, ela será fundamental para prepará-lo para o processo de pesquisa e para a produção de trabalhos acadêmicos em geral, orientando quanto aos procedimentos necessários para o seu desenvolvimento. Você perceberá que seu conteúdo acompanhará você ao longo do curso e da sua vida pessoal e profissional e não apenas neste momento quando estão iniciando um curso superior.

Isso significa, que não se trata de mais “uma disciplina”, no sentido de que é oferecida num determinado momento do curso, você passa por ela, e pronto! A proposta é que ela tenha um cunho “instrumental”, seja uma espécie de “Guia Metodológico” que o acompanhe ao longo do curso, oferecendo-lhe subsídios e pistas em seus trabalhos acadêmicos.

  1. Por isso propomos como objetivos dessa disciplina que você apreenda a função da pesquisa na formação do Engenheiro, compreendendo os conceitos básicos da Metodologia Científica tanto nas pesquisas qualitativas como quantitativas, aplicando suas técnicas para produzir uma produção acadêmica com relevância social.

[pic 2]

Como objetivos específicos, esperamos que o aluno possa ao final do semestre:

  • Definir metodologia científica e os tipos de ciência, pesquisa científica e trabalho científico.
  • Analisar a importância do conhecimento na prática educativa;
  • Conhecer os componentes fundamentais de um projeto de pesquisa e concatená-los.
  • Aplicar técnicas de sistematização do estudo e interpretação dos dados.
  • Perceber a prática da pesquisa como base do processo educacional e profissional
  • Esboçar e apresentar um projeto de pesquisa ou artigo científico.

Foi a partir dessas preocupações e atendendo à função dessa disciplina no curso, é que organizamos os temas da seguinte forma:

[pic 3]

  1. CIÊNCIA E FUNDAMENTOS DA CIÊNCIA
  2. A CIÊNCIA E O SENSO COMUM
  3. PESQUISA CIENTÍFICA
  4. MÉTODOS E TÉCNICAS DE PESQUISA
  5. A COSNTRUÇÃO DA HIPÓTESE
  6. PESQUISA CIENTÍFICA: PREPARAÇÃO, FASES E EXECUÇÃO.
  7. MANUAL DE NORMAS TÉCNICAS DA FACULDADE MULTIVIX

Todo o conteúdo a ser estudado você encontrará na apostila desta disciplina disponível na plataforma do AVA. A seguir seguem as atividades avaliativas referentes ao primeiro mês

TRABALHOS AVALIATIVOS – 1º MÊS

DISCIPLINA: Metodologia da Pesquisa

Profª Flaviane Cristina de Oliveira Ferreira Delanos

  1. A partir da charge abaixo, escreva as características do CONHECIMENTO POPULAR/ SENSO COMUM e do CONHECIMENTO CIENTÍFICO (1,0 ponto):

[pic 4]

____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

  1. Leia as frases e de acordo com a legenda abaixo, indique nos parênteses a qual tipo de conhecimento corresponde (1,0 pontos – 0,1 cada):

[pic 5]

  1. ____ Conhecer fatos sem justificá-los ou explicar-lhes as causas é próprio do conhecimento                 
  2. ____ O objeto do conhecimento é material e mensurável e cujo método é explicativo.
  3. ____ "No princípio, Deus criou os céus e a terra. A terra estava informe e vazia; as trevas cobriam o abismo e o Espírito de Deus pairava sobre as águas" (Gen.1,1-2)
  4. ____ "Vivemos num universo em expansão, cuja vastidão e antiguidade estão além do entendimento humano. As galáxias que ele contém estão se afastando velozmente umas das outras, restos de uma imensa explosão, o Big Bang" (Carl Sagan - Biblhões e Bilhões).
  5. ____ "A verdade é uma relação de conformidade entre o conhecimento e a coisa conhecida. Consiste em conhecer as coisas como elas são na realidade" (Teobaldo Miranda).
  6. ____ "Um ramo de arruda atrás da orelha é bom para espantar mal-olhado" (dito popular).
  7. ____ "Essa forma de conhecimento, muitas vezes, é a base para a repetição de preconceitos, pois ela reproduz simplificações que se perpetuam ao longo dos tempos".
  8. ____ "É a primeira tentativa de explicação racional que surge, ou seja, é a primeira forma de conhecimento que busca o fundamento das coisas através da reflexão racional" (Fil. e Vida I).
  9. ____ "Em 1859, após muitos anos de observações e estudos da natureza, Charles Darwin publicou o livro A origem das espécies. Nesse livro, Darwin propõe o evolucionismo, teoria que diz ter o homem surgido de algum animal semelhante ao macaco (primata), e não produto de uma criação especial" (Gilberto Cotrim - História 5).
  10. _____ “De onde viemos, quem somos, para onde vamos?"
  11. _____ Segundo Copérnico e Galileu, nãoé a Terra, mas o Sol, o centro de nosso sistema planetário; a Terra, como os demais planetas, gira em torno do Sol.
  12. _____ “A voz do povo é a voz de Deus" (prov. popular).


 3. Marque C(certo) ou E (errado) - (1,0 pontos – 0,25 cada):

a)____ A indução é um método de raciocínio que parte de uma premissa geral, chamada de premissa maior e conclui sobre as características de um ser particular.

b) ____ Ao contrário da dedução, a indução segue um método de raciocínio que observação casos particulares com variáveis comuns e chega a formulação de uma conclusão geral, possibilitando a formulação de teorias gerais.

c) ____Este é um exemplo correto de dedução:

        Todos os animais respiram.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.3 Kb)   pdf (260.8 Kb)   docx (104.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com