TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Mito De Narciso

Monografias: O Mito De Narciso. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/3/2014  •  260 Palavras (2 Páginas)  •  446 Visualizações

Página 1 de 2

O mito de Narciso

Narciso era um belo rapaz, filho do "deus" do rio Céfiso e da ninfa Liriópe. Por ocasião de seu nascimento, seu pais consultaram o oráculo Tirésias para saber qual seria o destino do menino. A resposta foi que ele teria uma longa vida ,se nunca visse a própria face.

Muitas moça se ninfas apaixonaram-se por Narciso, quando ele chegou a fase adulta, porém, o belo jovem não se interessava por nenhuma delas. A ninfa Eco, uma das mais apaixonadas, não se conformou com a indiferença de Narciso e afastou-se amargurada para um lugar deserto, onde definhou até que somente restaram dela os gemidos. As moças desprezadas pediram ao "deus" para vinga-las.

Nêmesis apiedou-se delas e induziu Narciso, depois de uma caçada num dia muito quente, a debruçar-se numa fonte para beber água. Descuidadamente de tudo o mais, ele permaneceu imóvel na contemplação ininterrupta de sua face refletida e assim morreu. No próprio Hades ele tentava ver na água do estige as feições pelas quais se apaixonara.

Narciso antes de nascer seus pais consultaram o horáculo de teresias ara saber o seu futuro e dizia não visse a própria face. Narciso tinha uma irmã gêmea e eles se vestiam da mesma forma e caçavam juntos, quando ela morreu Narciso consumiu-se pelo desgosto pois havia se apaixonado por ela.

Muito tempo depois, quando foi caçar, debruçou -se no rio para beber água e viu seu reflexo que se parecia muito com sua falecida irmã e acabou se apaixonando por si mesmo ficando ali imóvel na contemplação de sua face.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com