TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Modelo de Discurso

Por:   •  2/1/2023  •  Seminário  •  672 Palavras (3 Páginas)  •  56 Visualizações

Página 1 de 3

Caros alunos formandos, pais, colegas professores, agentes públicos aqui presente...

É com grande alegria e um grande orgulho em poder fazer parte deste time de professores da escola maria mesquita rodrigues. Afinal, o professor está numa posição de provocar o desconforto intelectual necessário ao desenvolvimento do conhecimento dos alunos. Se pude fazer isso e ainda estar aqui discursando foi devido a uma grande generosidade do nosso bondoso criador que é Deus.

Ao logo desses dois anos em que vivemos, no inicio de 2020 surgia algo novo no mundo, mas precisamente na china a chamada covid19 e que nem para os mais sábios era possível imaginar, prever o que poderia acontecer... e o que todos nos assistimos foi um grande desastre, muitas vidas foram ceifadas no mundo ... quem não teve um parente vitima desta pamdemia, seja acometido pela doença ou nos casos mais graves a perda de um ente querido...

Todos os setores da sociedade foram afetados sem exceção, o lokdaw , nossas escolas foram fechadas impedindo que nossos alunos pudesse frequentar a escola, de forma presencial.

Ai veio a pergunta o que fazer com nossos alunos? Fomos para uma modalidade de ensino que poucos conhecia que foi o home Office, estudar a distância, pensa eu um grande desafio para alunos e professores que tivemos que aprendermos juntos e aqui nasce a esperança, de que juntos podemos superar os desafios... a parceria de professor x aluno x e pais x poder publico foi essencial para aqui estarmos celebrando este momento de vitória.

Abrindo um parêntese (quebrando o protocolo), volto aqui ao inicio da década de 90 onde inicie meus estudos aqui nesta escola, onde o recurso que o professor tinha era um livro e uma caixa de gis... os meios de comunicação era apenas dois a tv para os de classe media alta e para os pobres o radio a pilha, faço este paralelo para poder fazer compreender o quanto a escola evoluiu graças aos investimentos feitos por gestores públicos que penssaram na educação na década de 2000 e hoje temos uma escola adquada para receber nossos alunos e com condições para nos professores exercer a sua função de ensinar... termos uma conexção de internet foi decisivo para que pudéssemos manter o contato com alunos e assim podermos repassar os conteúdos curriculares para nossos alunos. Nesta crise que estamos enfrentado que é a covid19.

Agora peço licença para mais uma vez provocar vocês, causar mais algum desconforto, na esperança de que aquela alegria natural da conclusão do curso não leve vocês a uma acomodação perigosa, assentados nos louros desta importante vitória.

Não são vocês que estão “se formando” hoje. É uma comunidade inteira. Estamos cumprindo uma etapa importante. Somos um país carente de produção cultural acessível a todos. Um país carente de mão de obra qualificada em diversas áreas ... medicina, engenharia, professores de línguas....

Mas quero cobrar de vocês que não parem aqui. Vão além. A formação que vocês receberam foi a melhor que pudemos dar nas condições que temos hoje. O investimento público em vocês não foi pouco, mas mesmo assim não foi o suficiente. Nos professores levamos o trabalho a serio e com o apoio do núcleo gestor da escola e o apoio da secretaria de educação fizemos o que estava ao nosso alcance e atravessamos inúmeras barreiras, arranhados mas com a convicção que o esmero pela nossa profissão e a vontade de vocês alunos de vencerem foi um marco importante para hoje estamos celebrando esta vitória, afinal superamos as aulas a distancia, voltamos no presencial com muitas restrições e com um cuidado com a saúde de todos , a carga de conteúdo que foi pesada, as avaliações externas foram superadas e digo de passagem vocês superaram as nossas expectativas....

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)   pdf (42.7 Kb)   docx (8.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com