TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O PAPEL DO PEDAGOGO NO DESENVOLVIMENTO DE PROJETOS INTERDISCIPLINARES: ELABORAÇÃO DO PROJETO INTERDISCIPLINAR “SEMANA CULTURAL: UM OLHAR PARA A CULTURA GAÚCHA”

Por:   •  4/10/2022  •  Trabalho acadêmico  •  2.256 Palavras (10 Páginas)  •  123 Visualizações

Página 1 de 10

[pic 1]

Vanessa Alves Machado Soares

PORTFOLIO INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL

SEMANA CULTURAL

TAQUARA

2022

Vanessa Alves Machado Soares

TRABALHO INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL

Eixo temático:

Semana Cultural

Trabalho de pedagogia, universidade Anhanguera como requisito parcial para obtenção de media bimestral nas disciplinas: Educação e Artes, Aprendizagem da Língua Portuguesa, Aprendizagem de Ciências Naturais, Legislação Educacional, Aprendizagem da Geografia e História, Educação e Diversidade, Avaliação na Educação, Teorias e Práticas do Currículo, Ética, Política e Cidadania, Metodologia Científica, Funcionamento da Educação Brasileira e Políticas Públicas, Educação Formal e Não Formal, Práticas Pedagógicas: Gestão da Aprendizagem, Estágio Curricular ll: Anos Iniciais do Ensino Fundamental.

Tutora: Tatiane Duarte Conte

Taquara 2022

Sumário

INTRODUÇÃO        4

O PAPEL DO PEDAGOGO NO DESENVOLVIMENTO DE PROJETOS INTERDISCIPLINARES: ELABORAÇÃO DO PROJETO INTERDISCIPLINAR “SEMANA CULTURAL: UM OLHAR PARA A CULTURA GAÚCHA”        5

SEMANA CULTURAL        8

CONSIDERAÇOES FINAIS        12

REFERENCIAS        13

INTRODUÇÃO

O presente trabalho visa trazer um breve relato sobre a importância do ensino da Arte na escola e sobre a principal referência no Brasil sobre o ensino de Arte nas escolas, Ana Mae Barbosa, que trouxe a chamada “Proposta Triangular para o Ensino de Arte”, baseada em “fazer, ler e contextualizar”. Nesse contexto, é abordado a interdisciplinaridade e a relevância das trocas entre os especialistas e pelo grau de interação real das disciplinas no interior de um mesmo projeto de pesquisa. O trabalho refere-se ainda ao papel do pedagogo com sua formação docente e atuação nos diversos componentes curriculares.

Para solucionar o problema de da escola Viver e Aprender, que com o retorno presencial dos alunos no pós pandemia relatou desmotivação e cansaço da rotina escolar por parte dos alunos e professores, a equipe pedagógica se reuniu para elaborar um projeto interdisciplinar, para que os professores estejam mais unidos como corpo docente e auxiliem uns aos outros. Elaboraram o projeto Semana Cultural: Um olhar para a Cultura Gaúcha, com o objetivo de alterar a rotina dos alunos e dar uma ressignificada na práxis dos docentes.

.

O PAPEL DO PEDAGOGO NO DESENVOLVIMENTO DE PROJETOS INTERDISCIPLINARES: ELABORAÇÃO DO PROJETO INTERDISCIPLINAR “SEMANA CULTURAL: UM OLHAR PARA A CULTURA GAÚCHA”

O ofício docente está voltado as práticas pedagógicas. A pedagogia relaciona-se com o fazer, unindo teoria e prática, voltando-se a resolver as necessidades encontradas em sala de aula. É de fundamental importância que a proposta didática tenha intencionalidade e que sejam utilizados instrumentos pedagógicos que subsidiem essa prática.

O pedagogo, em sua formação docente, atua com diversos componentes curriculares, no entanto, precisa dominar o saber pedagógico sobre o que, como e porque ensinar nessas várias áreas e para cada faixa etária. Um dos grandes desafios do pedagogo está em desenvolver a situação geradora de aprendizagem a partir do interesse da criança, considerando ainda o nível de aprendizagem em que ela se encontra ao desenvolver um novo conteúdo e a sua capacidade de compreensão.

Pensando em situação geradora de aprendizagens significativas, o ensino de Arte, embora com muitas dificuldades, tem ganhado o seu espaço. O professor deve parar de realizar apenas atividades artísticas como desenhos prontos para pintura ou ensaios para festividades e compreender a riqueza que a disciplina proporciona.

A legislação costuma apontar a Arte como conhecimento, como processo de expressão, como forma de leitura do mundo. A principal referência no Brasil sobre o ensino de Arte nas escolas foi Ana Mae Barbosa. Na década de 1980, publicou uma proposta sobre ensino de Arte, chamada “Proposta Triangular para o Ensino de Arte”, baseada no tripé “fazer, ler e contextualizar”. Sobre a proposta, Barbosa (2008, p.18) comenta que:

        

        Por meio da Arte é possível desenvolver a percepção e a imaginação, aprender a realidade do meio ambiente, desenvolver a capacidade crítica, permitindo ao indivíduo analisar a realidade percebida e desenvolver a criatividade de maneira a mudar a realidade que foi analisada.

        Na visão de Ana Mae Barbosa, “fazer, ler e contextualizar” são procedimentos que se alternam e se integram sem uma sequência determinada e que o mais importante são as relações de significado que se estabelecem na oportunidade de aquisição cultural que a Proposta Triangular possibilita.  

Ao passar da Educação Infantil os anos iniciais do Ensino Fundamental, as crianças vivenciam a transição do trabalho pedagógico organizado por áreas do conhecimento e por componentes curriculares.

A BNCC, sobre o Ensino Fundamental, ressalta que a “[...] aprendizagem de Arte precisa alcançar a experiência e a vivência artísticas como prática social, permitindo que os alunos sejam protagonistas e criadores”. (BRASIL, 2018, p. 193).

Como mencionado anteriormente, o pedagogo atua em diversos componentes curriculares e um grande desafio e também uma grande possibilidade é o desenvolvimento de projetos interdisciplinares. A elaboração de projetos interdisciplinares enriquece as trocas entre os docentes, representando a união das áreas do conhecimento em torno de um tema de pesquisa.

Fazenda (2006, p. 74) descreve a interdisciplinaridade como uma atitude diante do conhecimento a partir da sua fragmentação. “Interdisciplinaridade caracteriza-se pela intensidade de trocas entre os especialistas e pelo grau de interação real das disciplinas no interior de um mesmo projeto de pesquisa.

Observando a realidade que estamos vivenciando e as mudanças causadas pela pandemia COVID-19, a qual trouxe muitos desafios para a área educacional a equipe de professores se reuniu com a coordenação e equipe diretiva da escola Viver e Aprender para discutir como solucionar o problema de desmotivação por parte dos alunos e professores da escola. Essa queixa foi trazida pela professora Gabriela, que percebeu que tanto alunos como professores encontram-se desmotivados com a rotina escolar pós pandemia e que as relações culturais e artísticas, que antes eram frequentes, agora estão sendo pouco exploradas no contexto de ensino e de aprendizagem.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.9 Kb)   pdf (118.4 Kb)   docx (32.2 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com