TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR – Individual Projeto de Intervenção

Por:   •  11/8/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.133 Palavras (9 Páginas)  •  315 Visualizações

Página 1 de 9

[pic 1]

[pic 2]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

serviço social

                                           

                                           

 Erisvalda  maria de oliveira                  

                                         

                                             

PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR – individual

Projeto de Intervenção

[pic 3]

Cabrobó-Pe

2015

               

                   

UM OLHAR CRÍTICO DA REALIDADE INFANTO-JUVENIL

Erradicação do Trabalho Infantil

Trabalho de Portfólio apresentado ao Curso de Serviço Social  da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas:  Oficina de formação: projeto de intervenção, A Realidade Regional e o Serviço Social, Planejamento Social e Estágio Currucular Obrigatório II.

Prof. Amanda Boza Gonçalves

         Clarice da Luz Kernkamp

         Rosane Ap. B. Malvezzi

         Valquiria A. Dias Caprioli

Cabrobó-Pe

2015

SUMÁRIO

  1. APRESENTAÇÃO ..............................................................................................04
  1. JUSTIFICATIVA..................................................................................................05
  1. OBJETIVOS ........................................................................................................07
  1. – OBJETIVOS GERAIS.......................................................................................07
  1. –OBJETIVOS ESPECIFICOS ............................................................................07
  1. PÚBLICO-ALVO .................................................................................................08
  1. METAS ...............................................................................................................08
  1.  PROCEDIMENTOS METODOLOGICOS ..........................................................08
  1. RECURSOS HUMANOS ....................................................................................08
  1. PARCEIROS OU INSTITUIÇÕES APOIADORAS.............................................09
  1. AVALIAÇÃO.......................................................................................................09
  1. CRONOGRAMA ..............................................................................................10

 REFERENCIAS ..................................................................................................11


  1. APRESENTAÇÃO

O Projeto será desenvolvido na Secretária Municipal de Assistência Social - SMAS, no município de Cabrobó – Pe. A instituiçãotem como objetivo, promover o desenvolvimento social de toda a população do município, que se encontra em situações de vulnerabilidades, tais como, crianças, adolescentes, as famílias, os idosos e as pessoas portadoras de deficiências. Buscando sempre garantir o acesso e os direitos dos usuários aos programas disponíveis, para que os mesmos tenham uma melhor qualidade de vida e busquem sua autonomia.

O projeto consiste no planejamento sistemático e/ou metodológico das ações. Tendo como objetivos realizar ações que serão voltadas para a garantiado acesso das informações aos pais das crianças e adolescentes, sobre os direitos dos mesmos estabelecidos pelo Estatuto da Criança e Adolescentes (ECA) e a Constituição Federal de 1988, que em seu art. 227, diz que:

É dever da família, da sociedade e do Estado assegurar à criança e ao adolescente, com absoluta prioridade, o direito à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária, além de colocá-los a salvo de toda forma de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão.

O projeto torna-se necessário, pois estabelece alguns parâmetros básicos para a discussão e tentativa de solução dos problemas hoje enfrentados pela população infanto-juvenil, promovendo o esclarecimento das famílias sobre suas responsabilidades e a do Estado. Possibilitando a compreensão dos mesmos sobre os riscos que as crianças e adolescentes correm ao serem expostas, pois nas ruas elas estarão vulneráveis a possíveis  violências, exploração infantil e exploração sexual.

Pretendendo através dessa proposta de intervenção, procurar buscar novas possibilidades, promover a interação dos mesmos, oferecendo-lhes oportunidades de participar de rodas de conversas, onde auxilia os pais a permanecer em sintonia, desenvolvendo dinâmica que possibilita manter mais forte o convívio familiar.

O município de Cabrobó-Pe está localizado na região do médio São Francisco, no Nordeste Pernambucano, que fica a 566 km de Recife, capital do Estado de Pernambuco. É conhecida como a capital Pernambucana da fé, por promover a 3° maior festa religiosa católica do Brasil. A maior parte da sua população vive do comércio, do turismo, da agricultura, da pesca e da pecuária. Sendo as mais fortes fontes de renda o turismo religioso e a fruticultura irrigada, no Rio São Francisco - o segundo maior projeto de irrigação de Pernambuco.

Todos os anos, entre os meses de Julho e Outubro, em peregrinação religiosa, milhares de turistas de todas as regiões do país, e boa parte do exterior, chegam a Cabrobó. O fluxo de turistas é tanto que durante esse período da transposição a cidade se transforma em um dos maiores centros comerciais do Estado, atraindo também o comercio informal, tanto da própria população, quanto de ambulantes de outros estados e municípios.

No intuito de adquirir uma renda extra, as famílias de baixa renda, em situações de vulnerabilidades, veem esse evento como uma oportunidade de empregos provisórios, permitindo que todos os membros da família inclusive crianças e adolescentes trabalhem nesse período. E com isso, os mesmos fiquem expostos a possíveis violências, exploração infantil, exploração sexual, alcoolismo, uso de drogas e etc.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.4 Kb)   pdf (131.4 Kb)   docx (29 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com