TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O PROJETO INTERDISCIPLINAR: SEMANA CULTURAL VIRTUAL

Por:   •  18/10/2022  •  Monografia  •  1.847 Palavras (8 Páginas)  •  89 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1]

[pic 2]

[pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

SUMÁRIO

1        INTRODUÇÃO        3

2        DESENVOLVIMENTO        4

LEITURA DOS ARTIGOS        4

PROJETO INTERDISCIPLINAR: SEMANA CULTURAL VIRTUAL        6

3 CONSIDERAÇÕES FINAIS        9

REFERÊNCIAS        10

  1. INTRODUÇÃO

Nos anos iniciais do ensino fundamental, a valorização e a vivência artística, principalmente aquelas que podem ser vivenciadas com os alunos, devem ser valorizadas, para que as crianças possam conviver com diferentes expressões artísticas, culturais e científicas em seu cotidiano. Possibilita a vivência de diferentes expressões e linguagens a partir de diversas experiências, como artes visuais (pintura, modelagem, colagem, fotografia, música, teatro, dança e audiovisual, etc).

Ao longo do ensino primário, os alunos poderão desenvolver competências estéticas e artísticas de forma aprofundada gradualmente exposto à maior forma e conteúdo confrontar as próprias obras de arte e se envolver com o patrimônio artístico, as artes em sua linguagem, como: artes visuais, dança, música e teatro. Refletindo isso no cenário tecnológico, ressaltando que os eventos escolares são importantes para estimular o engajamento dos alunos, facilitar atividades dinâmicas para romper com a rotina, fomentar o engajamento familiar e a interação entre a comunidade escolar, por isso o online em tempos de isolamento social também é uma excelente escolha da escola.

Arte tem a ver com prática artística, com processo criativo, com aspecto vivencial. Requer, portanto, propostas didáticas focadas no fazer, na ação das crianças, tendo em vista ampliar o repertório de leitura delas e a capacidade de compreensão, de si e do mundo em que vivem,

  1. DESENVOLVIMENTO

LEITURA DOS ARTIGOS

Os projetos de trabalho permitem que os professores comecem com questões gerais ou específicas e desenvolvam uma série de questões inter-relacionadas que muitas vezes se estendem além dos limites de uma única disciplina. Vários aspectos devem ser considerados ao desenvolver um item de trabalho, porque, em cada etapa educacional, há características diferentes. Os alunos começam com sua experiência anterior, com outros projetos que já foram realizados ou que outras turmas estão trabalhando. Os temas podem pertencer ao currículo oficial, advir da experiência, advir do cotidiano e serem sugeridos por alunos ou professores.

         Ao trabalhar em um projeto, o professor não pode esquecer que faz parte do processo e pode apresentar temas interessantes que tocam no conteúdo programático. Envolver os alunos e motivá-los a pesquisar respeitando os requisitos legais é uma excelente forma de diversificar o processo de aprendizagem. Para os professores, trabalhar com projetos significa refletir sobre suas práticas docentes.

        Um tema comum que toda criança pode aprender é a importância de ler livros para crianças. A poesia facilita a formação da imaginação, do simbolismo e da criatividade, afinal, na poesia, as palavras sempre dizem mais. "A poesia mostra que quando é uma língua de trabalho, feita à mão, a língua que você lê fala mais."* Esses poemas contribuem para o desenvolvimento das emoções estéticas, criando uma ponte entre a criança e o mundo real e simbólico.

Por meio deles, é possível perceber que as coisas podem ter diferentes representações. Por exemplo, a presença de sons altos nesse tipo de texto construído por meio de rima e repetição torna a memorização de poesia uma atividade muito prazerosa para crianças pequenas. Esses recursos linguísticos permitem que as crianças se lembrem e apreciem esses textos, mesmo que não consigam entender seu significado completo a princípio.

Nesse sentido, as diferentes expressões artísticas tornam-se um convite à liberdade de expressão, onde os alunos podem expressar seus sentimentos e descobrir e compreender melhor suas emoções. Quando os alunos são expostos à poesia, eles começam a visualizar seus sentimentos sobre o mundo com mais clareza, pois essas histórias abordam questões existenciais como medo, sentimentos de ciúme e afeto, curiosidade, dor, perda e ensinam assuntos infinitos.

A expressão artística é um ato individual de produção de sentidos, num contexto que se configura mediante a interação entre autor e leitor e que, portanto, serão diferentes, para cada leitor, dependendo de seus conhecimentos, interesses e objetivos do momento da leitura e principalmente da diversidade de contos oferecida. Inclusive os benefícios da expressão artística na formação são inúmeros, anexam-se ao simples fato de a literatura não ter fronteira em si mesma, ela atua de forma livre, sem se conter a temas, a pessoas, autores, tempo, espaço.

PROJETO INTERDISCIPLINAR: SEMANA CULTURAL VIRTUAL

Apresentamos aqui uma proposta de projeto interdisciplinar que reflete a realização de uma semana cultural virtual para os anos iniciais do ensino fundamental, levando em consideração os aspectos culturais e sociais do ambiente em que os alunos vivem. Delimita-se, então, que com o projeto abordar-se-á a recursos linguísticos de forma intrínseca às poesias literárias, oferendo ao educando a capacidade de ampliar suas competências linguísticas, desenvolver sua expressão, colocando-se “dentro” do poema como protagonista da história e da época.

TEMA DO PROJETO:  

            O tema do projeto "POESIA VIVA" considera a relação entre os gostos de leitura da poesia, ou seja, através da poesia literária, estabelecendo assim uma importante relação no campo da língua portuguesa e da literatura.

PÚBLICO-ALVO:

            Alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental.

JUSTIFICATIVA  

            Considerando que os alunos geralmente têm pouca exposição à leitura e apreciação de poesias literárias e obras de arte no ambiente doméstico, e um desinteresse pelas disciplinas artísticas da escola, esta é uma possibilidade se, no projeto "POESIA VIVA", esta lacuna é atenuada pertinência e possibilidade.

            Foi mesmo assinalado que a relevância do projeto se manifesta na consciência da importância da utilização de diferentes expressões artísticas, e que o currículo deve remeter para a possibilidade de diferentes percursos ao nível da leitura, interpretação de texto, fala, escrita e mecânica do texto.

OBJETIVO GERAL:

  • Despertar o interesse dos alunos pelos aspectos culturais e sociais de seu contexto por meio de recursos digitais.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

            Refere-se ao que se espera do desenvolvimento do trabalho com os alunos. Ele está configurado para aprender os objetivos traçados, que serão alcançados por meio de atividades realizadas em sala de aula.

  • Proporcionar aos alunos formas de expressar diferentes expressões artísticas e possibilitar aos alunos uma reflexão cultural, artística e social a partir das apresentações realizadas.
  • Proporcionar oportunidades para que os alunos desenvolvam a apreciação artística através da poesia literária;
  • Desenvolver o prazer de ler, apreciar a poesia e compreender o enredo e o vocabulário envolvido;
  • Trabalhe com os alunos para levantar a hipótese do desafio de ser um recitador de poesia, refletindo essa forma textual em seu contexto literário.

METODOLOGIA

            As estratégias utilizadas para atingir os objetivos propostos no projeto “POESIA VIVA” incluem cursos online por meio de conferências, leituras, pesquisas, trabalhos por meio de plataformas presenciais.

            Cada aluno deve recitar seu poema e, em seguida, recitá-lo em uma cena que mostre como o aluno se sente em relação ao poema.

            Em casa, cada aluno recita seus poemas, acompanhados de cenários consistentes. Os poemas devem ser gravados e enviados, publicados na plataforma.

            Em seguida, por meio de sessões de encontro, os alunos terão a oportunidade de ver as apresentações dos colegas.

            Como ponto culminante da atividade, cada filho apresentará para seus pais sua poesia.

RECURSOS DIDÁTICOS

            Poesias que os alunos poderão escolher de acordo com seu contexto de vida e interesse.

AVALIAÇÃO

            As avaliações serão baseadas no momento em que o aluno vivencia e serão monitoradas online. Na implementação do projeto "POESIA VIVA", a previsão da avaliação refere-se ao acompanhamento da capacidade dos alunos de engajar, compreender e relacionar a poesia com os conteúdos de aprendizagem de outras disciplinas. Por exemplo, se um aluno escrevesse um poema sobre a importância de uma alimentação saudável, ele o relacionaria com a ciência. Se você trabalha com livros, integrará várias disciplinas; se estiver interessado em cidades, será em geografia.

REFERÊNCIAS

AVERBUCK, Ligia Morrone. A poesia e a escola. ZILBERMAN, Regina. Leitura em crise na escola: as alternativas do professor. Porto Alegre, Mercado Aberto, 2010.

AZEVEDO, Ricardo. Qual a “função” da literatura? Carta na Escola, São Paulo: Ática, 2007.

BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Referencial curricular nacional para a educação infantil. Brasília, MEC/SEF, 1998.

FILIPOUSKI, Ana Mariza Ribeiro. Literatura juvenil. São Paulo: Companhia das Letras, 2016.

FERRAZ, Beatriz. Construindo competências para o planejamento de Projetos Didáticos e Sequências de Atividades na Educação Infantil. São Paulo, 2002.

FILHO, Domício Proença. A Linguagem Literária. São Paulo: Ática, 2010.

LEFFA, Vilson J. Aspectos da leitura na Literatura. Porto Alegre: Sagra: DC Luzzatto, 2014.

PAES, José Paulo. Poemas para brincar. São Paulo: Editora Ática 2014.

ZILBERMAN, Regina. Leitura poética em crise na escola: as alternativas do professor. Porto Alegre, Mercado Aberto, 2010.

3 CONSIDERAÇÕES FINAIS

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.2 Kb)   pdf (157.6 Kb)   docx (23.5 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com