TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROPOSTA DE PROJETO INTERDISCIPLINAR QUE VIABILIZA A REALIZAÇÃO DE UMA SEMANA CULTURAL A SER VIVENCIADA COM ALUNOS.

Por:   •  12/9/2022  •  Trabalho acadêmico  •  2.423 Palavras (10 Páginas)  •  121 Visualizações

Página 1 de 10

[pic 1]

[pic 2]

[pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO        3

PROPOSTA DE PROJETO INTERDISCIPLINAR VISANDO A VIABILIZAÇÃO DA SEMANA CULTURAL        4

DESENVOLVIMENTO DO PROJETO – SEMANA CULTURAL        7

CONSIDERAÇÕES FINAIS        10

REFERENCIAS        11

 

INTRODUÇÃO

Esta produção de textual foi elaborada através da leitura de textos sugeridos, tendo como objetivo o estudo de uma proposta de Projeto interdisciplinar que viabilize a realização de uma Semana Cultural a ser vivenciada com alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental, investigando as formas e maneiras para contemplar os fundamentos abordados nas disciplinas deste semestre, de modo interdisciplinar, considerando os aspectos culturais e sociais que perpassem a aprendizagem dos alunos e apontando estratégias pedagógicas que possibilitem apreciações, atividades, diálogos e interações entre os alunos.

Geralmente, quando ouvimos a palavra “arte” (do termo latino ars, significando técnica e/ou habilidade), muitos de nós imediatamente pensamos em pinturas, desenhos, artesanatos, museus; tem também aqueles que sentem que, não possuem nenhuma relação com ela. Mas na realidade, a arte existe para todos que querem experimentá-la e geralmente é encontrada em todos os lugares, até naqueles mais simples do que podemos imaginar. Mas porque devemos estudar artes? Qual a importância na vida dos nossos alunos?

Talvez por não ter uma aplicação tão prática, muitos pensam que estudar/ensinar arte é inútil, mas muito mais que um final, a arte é um meio. É um meio de nos expressarmos, de usarmos nossa imaginação, de entendermos melhor o nosso lugar no mundo.

E quando pensamos no aluno do ensino fundamental, aquela criança que está se descobrindo como sujeito, a arte vem como um importante instrumento de trabalho educativo, pois procura através das tendências individuais, encaminhar a formação do gosto, estimular inteligência, a imaginação; contribuindo também para a formação da personalidade do individuo, sem  ter como preocupação a formação do   artista.

Hoje com tantos avanços, existem diversas possibilidades de trabalharmos com esse tema, e um deles é através da tecnologia e ferramentas digitais.

Essa produção textual será construída a partir das questões levantadas, iremos trabalhar em cima de propostas para que haja um resgate do ensino de artes no ensino remoto, principalmente através da construção do projeto Semana Cultural Virtual. 

PROPOSTA DE PROJETO INTERDISCIPLINAR VISANDO A VIABILIZAÇÃO DA SEMANA CULTURAL

Já sabemos que a grandeza e conhecimentos que a artes propicia na formação é algo único, por isso é de extrema importância que a estudemos. Então o nosso desafio aqui será proporcionar aos alunos uma experiência significativa. A pandemia em si, se tornou um período cheio de incertezas, e nossos alunos da fase de ensino fundamental anos iniciais, estão em período delicado de autoconhecimento. Devemos então nos reinventar enquanto portadores do conhecimento.

Então temos uma proposta levantada pela pedagoga Gabriela, que nos desafia a preparar uma Semana Cultural Virtual.

A proposta para essa semana cultural virá com uma ligação direta e indireta entre as disciplinas desse 4º semestre do curso de Pedagogia.

No primeiro dia da Semana Cultural pode-se trabalhar sobre o Folclore Brasileiro; tendo inicialmente em uma aula a apresentação do tema. Onde iremos falar um pouco sobre como surgiu cada lenda, qual a importância de cada uma para identidade cultural do povo brasileiro, e como cada história foi passada de geração em geração por meio da oralidade, das escritas e das gravuras. Lobisomem, Mula sem Cabeça, Saci-Pererê, Curupira, Boto Rosa, Boitatá, Iara, Cuca, entre outras lendas populares que existem, são o espelho do nosso País, dos nossos estados, florestas, crenças, de todo nosso povo. As lendas do folclore brasileiro já foram representadas em conteúdos de entretenimento. O maior exemplo é o Sítio do Pica-pau Amarelo série de livros de Monteiro Lobato que originou diversas releituras, séries e filmes.

A ideia é fazer um resgate dessas lendas e trazê-las para o cotidiano dos discentes. Depois da apresentação dos personagens feita pelo docente, cada aluno pode escolher um personagem com quem tenha se identificado mais, e assim, desenvolver uma apresentação em cima daquela lenda. A apresentação será feita no último dia da Semana Cultural e nela será avaliada a espontaneidade dos alunos, suas imaginações. Eles poderão fazer um reconto da lenda, cantar uma música, se caracterizar com uma fantasia feita por eles mesmos, usando EVA, cartolina e papéis coloridos.  

Através da disciplina de Educação Artística trabalharíamos a oportunidade de linguagem expressiva, nesse contexto, onde os alunos teriam contato com a percepção e imaginação, tanto ao realizar as formas artísticas propostas, quanto na ação de apreciar e conhecer as formas produzidas por eles.

Com as disciplinas Literatura Infanto-juvenil e Aprendizagem da Língua Portuguesa, poderíamos trazer para nossa Semana Cultural uma leitura coletiva de alguns livros da série Sítio do Pica-pau Amarelo, do autor Monteiro Lobato. De um modo lúdico, podemos colocar a leitura como algo prazeroso e repleto de aprendizagem, fazendo o uso da temática utilizada nas lendas, que se relacionam com a realidade, quando coloca a criança e a escola no centro de todo processo de aprendizagem, pois os personagens presentes na obra estabelecem relação com o meio educacional.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.6 Kb)   pdf (181.4 Kb)   docx (25.2 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com