TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O PRECONCEITO INTELECTUAL

Por:   •  8/4/2018  •  Relatório de pesquisa  •  861 Palavras (4 Páginas)  •  279 Visualizações

Página 1 de 4

INTRODUÇÃO

Este estudo em pesquisa sobre o Preconceito Intelectual visa compreender a forma como a sociedade se comporta em suas relações sociais.

Preconceito Intelectual pode-se dizer que é a falta de tolerância em relação à pessoa que o tem em excesso ou que tenha a falta dele.

Este trabalho se baseará em pesquisa bibliográfica, pesquisa em internet, pois interessa-nos a partir da análise, verificar como são criados e transmitidos ao longo dos tempos e a preocupação com os danos provocados por tais discursos.

PRECONCEITO

É uma prática presente na sociedade, e ao longo dos anos tem se firmado em todas as esferas, não discernindo classe, raça e gênero. A relação entre o sujeito e o preconceito deixou de ser mascarada e, é explicita sem a menor cerimonia.

Partindo do princípio de que todo sujeito traz consigo, explícita e implicitamente, uma bagagem ideológica, esse texto trará a importância do discurso que permeiam a sociedade.

À análise do discurso que atua nas relações atua diretamente nas emoções, ou seja, revela até que ponto a mente humana é capaz de produzir fragmentos que podem ferir e até levar a “morte” da pessoa que se sente oprimida.

Assim, busca-se a relevância e os perigos da influencia que textos e palavras com alta carga ideológica pode exercer na formação dos estudantes. Para tanto, os terrenos onde percorrem as palavras vão além de danos aparentes.

Todo texto falado ou escrito exerce um poder de influencia sobre aquele que o recebe. O peso desse poder está diretamente relacionado ao nível emocional do receptor no momento que recebe o discurso. Dessa forma, é cada vez mais comum a preocupação de entender e trabalhar as relações sociais que cada sujeito é submetido. Sabendo-se que uma personalidade em formação é terreno fértil para o cultivo de conceitos que levam aos mais diversos preconceitos.

PRECONCEITO INTELECTUAL

Refletir sobre o significado da palavra como escrito no dicionário, ideia preconcebida, intolerância, aversão a outras raças, credos, religiões, e, refletir sobre a sua significação torna-se fundamental para compreender a pratica do preconceituoso.

Nesse trabalho, identificamos que o preconceito intelectual é o fato de que pessoas muito inteligente são discriminadas pela maioria e também pessoas de menos instrução são por vezes discriminadas por grupos intelectuais.

Desse modo, o conceito preconceito intelectual, aparece como tendência que ao longo terá destino desastroso. Uma vez, que a sociedade se mostra excludente em todas as esferas produzindo no sujeito sentimentos que engrenam atitudes que exalta e abate ao que tem pouco ou excesso intelectual.

Por mais livres que sejam os seres humanos, todos são norteados por algum princípio, que os fazem crer que a ideologia adotada pelo grupo que seguem é a mais adequada, uma vez que se acredita ser a que oferece condições de vivencia feliz.

Sendo assim, esquecem que suas ideias não são suas, são na verdade discurso adotado por outros que por falta de informação é seguido sem restrição.

A sociedade está caminhando em direção a caminhos oposto ao que realmente levará ao fim do preconceito. Suas ações tem sido a manutenção para o crescimento e a expansão da falta de respeito, amizade, amor, ética e, assim muitos pela busca desenfreada da aceitação ao seu grupo exerce com naturalidade o que não é natural, comum.

É comum evidenciar o preconceito intelectual no ambiente escolar. Ao aluno que apresenta alto “QI”, ele sempre sofrerá por estar rodeado de pessoas que

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)   pdf (47.6 Kb)   docx (14.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com