TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O QUE SÃO OS PROCESSOS NAS EMPRESAS

Exames: O QUE SÃO OS PROCESSOS NAS EMPRESAS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/11/2014  •  1.002 Palavras (5 Páginas)  •  2.304 Visualizações

Página 1 de 5

Todo trabalho importante realizado nas empresas faz parte de algum processo

Os processos utilizam os recursos da organização para oferecer resultados objetivos aos seus clientes

Mais formalmente, um processo é um grupo de atividades realizadas numa seqüência lógica com o objetivo de produzir um bem ou um serviço que tem valor para um grupo específico de clientes

Todo trabalho importante realizado nas empresas faz parte de algum

processo. Não existe um produto ou um serviço oferecido por uma empresa sem um processo empresarial.

Os processos na área fabril são fáceis de se observar, tanto nos períodos de bom funcionamento como na ocorrência de problemas.

Atualmente, no entanto, o trabalho nos escritórios segue um fluxo conduzido pelos cabos da rede informatizada, e o deslocamento do trabalho não é tão facilmente observável. Olhando de outra maneira, os processos empresariais

são atividades coordenadas que envolvem pessoas, procedimentos e tecnologia.

Num sentido mais amplo, chamamos de processo

de trabalho a maneira particular de realizar um determinado

conjunto de tarefas, sob o ponto de vista dos

especialistas em análise do trabalho humano

TIPOS DE PROCESSOS

Existem três categorias básicas de processos empresariais:2 os processos de negócio (ou de cliente) são aqueles que caracterizam a atuação da empresa e que são suportados por outros processos internos, resultando no produto ou serviço que é recebido por um cliente externo; os processos organizacionais ou de integração organizacional são centralizados na organização e viabilizam o funcionamento coordenado dos vários subsistemas da organização em busca de seu desempenho geral, garantindo o suporte adequado aos processos de negócio; e os processos gerenciais são focalizados nos gerentes e nas suas relações (Garvin, 1998) e incluem as ações de medição e ajuste do desempenho da organização.

Cada categoria se subdivide em tipos de processos, que se distinguem uns dos outros em função da sua capacidade de gerar valor, do fluxo básico, da atuação e da orientação básica com relação à estrutura organizacional

Os processos organizacionais geralmente produzem resultados imperceptíveis para os clientes externos, mas são essenciais para a gestão efetiva do negócio.

Os processos organizacionais e gerenciais são processos

de informação e decisão.

Com relação à capacidade de geração de valor para o cliente, os processos podem ser primários, quando incluem as atividades que geram valor para o cliente, ou de suporte, que são os conjuntos de atividades que garantem o apoio necessário ao funcionamento adequado dos processos. É importante

notar que os processos primários são os processos de negócio e que os processos organizacionais e os gerenciais, de acordo com essa definição, são processos de suporte.

CARACTERÍSTICAS ESSENCIAIS DOS PROCESSOS EMPRESARIAIS

A primeira característica importante dos processos é a interfuncionalidade.

A segunda característica importante dos processos de negócio é o fato de que eles têm clientes

A definição dos processos na empresa é essencialmente dinâmica, mudando com o tempo. Novos componentes vão sendo adicionados e outros são adaptados à medida que o ambiente muda, a empresa cresce e o conhecimento especializado se desenvolve. O funcionamento do processo precisa, então, ser adaptado, de modo que possa se adequar à nova situação.

POR QUE OS PROCESSOS SÃO IMPORTANTES

O futuro vai pertencer às empresas que conseguirem explorar o potencial da centralização das prioridades, as ações e os recursos nos seus processos.

As empresas do futuro deixarão de enxergar processo apenas na área industrial, serão organizadas em torno de seus processos não fabris essenciais e centrarão seus esforços em seus clientes

Os processos são a fonte das competências .específicas da empresa. que fazem a diferença em termos de concorrência, além da influência que podem ter a estratégia, os produtos, a estrutura e a indústria. Os processos não criam apenas as eficiências de hoje, mas também garantem o futuro por meio de habilidades que se aplicam aos novos produtos. A rápida inovação dos processos pode resultar em capacitações organizacionais melhoradas que permitem, por exemplo, que os novos produtos sejam desenvolvidos mais rapidamente.

GESTÃO DO PONTO DE VISTA DO PROCESSO

A adoção do ponto de vista dos processos na gestão das empresas desenvolve e salienta a importância dos papéis ligados a processos, que incluem a liderança do grupo, a ligação entre as pessoas, a facilitação dos mecanismos grupais, o desenvolvimento de conhecimento, o gerenciamento das agendas de compromissos e o suporte ao funcionamento das equipes. Isso implica treinamento e desenvolvimento das habilidades básicas em relações interpessoais, polivalência (multiskilling), treinamento interfuncional, solução de problemas, criatividade, coordenação e planejamento

O aperfeiçoamento de processos tem importância fundamental na vantagem competitiva sustentada da empresa (Keen, 1997). Podemos apontar pelo menos quatro razões para ver o aperfeiçoamento de processos de negócio como uma chave para a vantagem competitiva na economia de hoje:

. aumenta a plasticidade organizacional: a mudança

organizacional era a exceção, as empresas precisam

ser flexíveis e capazes de se ajustar permanentemente;

. mudaram a economia e a natureza das mudanças e

o que era possível conseguir com ajustes incrementais

passou a exigir transformações radicais;

. aperfeiçoa as possibilidades dinâmicas da empresa,

rotinas organizacionais que afetam a coordenação

das atividades;

. reduz os custos de coordenação e transação no funcionamento

da empresa.

TECNOLOGIA E PROCESSOS

A tecnologia tem um papel fundamental no estudo dos processos empresariais. Ela influencia tanto a forma de realizar o trabalho como a maneira de gerenciálo.

Entre todas as tecnologias empregadas nas empresas, a tecnologia de informação (TI) tem importância especial para a abordagem de processos.

Além da suautilização na automatização de tarefas e na própria execução dos processos, ela pode ser empregada em diversas atividades de apoio e gestão de na visualização do processo, na automatização do que é interessante automatizar na execução e na gestão do processo, na sincronização das atividades, na coordenação dos esforços, na comunicação dos dados, na monitoração automática do desempenho, etc.

A utilização adequada da tecnologia pressupõe a definição da prioridade de tratamento, dedicando aos processos prioritários o esforço necessário de forma

a garantir um resultado realmente importante para o negócio da empresa.

Esse trabalho realizado teve o proposito de apresentar o é processo. Apresentando um grande enfoco de processo dentro das organizações, suas influencia atual, seus métodos de aplicações, comparando as organizações de atualmente com as do passado, mostrando a vantagem de se ter bons processos, mostrando que as empresas que tem contem bons processos são mais competitivas e apresentam melhores resultados, conseguem a melhor satisfação dos clientes.

...

Baixar como  txt (7.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »