TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O QUE É INCLUSÃO? QUAIS SÃO AS PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS DA ESCOLA INCLUSIVA?

Projeto de pesquisa: O QUE É INCLUSÃO? QUAIS SÃO AS PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS DA ESCOLA INCLUSIVA?. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/9/2014  •  Projeto de pesquisa  •  1.933 Palavras (8 Páginas)  •  579 Visualizações

Página 1 de 8

INTRODUÇÃO

Este trabalho nos possibilitará conhecer o que é inclusão escolar, suas políticas públicas na área da Educação Especial,terá como objetivo enfatizar a necessidade de se pensar a verdadeira revolução que começa a ocorrer em todo o contexto educacional, pois a inclusão dos alunos com necessidades especiais passa a ser tarefa essencial na nova empreitada educacional.

Buscaremos enfatizar as práticas inclusivas e as principais características de uma escola inclusiva.

Abordaremos também a prática pedagógica,a formação profissional do futuro pedagogo e sua atuação nos espaços educativos.

O QUE É INCLUSÃO? QUAIS AS PRINCIPAIS CARACTERISTICAS DE UMA ESCOLA INCLUSIVA?

Quando falamos em inclusão,falamos em inserir,unir,deixar fazer parte.A inclusão está ligada a todas as pessoas que não têm as mesmas oportunidades dentro da sociedade. Mas os excluídos socialmente são também os que não possuem condições financeiras dentro dos padrões impostos pela sociedade, além dos idosos, os negros e os portadores de deficiências físicas, como cadeirantes, deficientes visuais, auditivos e mentais. Existem as leis específicas para cada área, como a das cotas de vagas nas universidades, em relação aos negros, e as que tratam da inclusão de pessoas com deficiência no mercado.

Quando falamos de uma sociedade inclusiva, pensamos naquela que valoriza a diversidade humana e fortalece a aceitação das diferenças individuais. É dentro dela que aprendemos a conviver, contribuir e construir juntos um mundo de oportunidades reais (não obrigatoriamente iguais) para todos.

Isso implica numa sociedade onde cada um é responsável pela qualidade de vida do outro, mesmo quando esse outro é muito diferente de nós.

Uma escola inclusiva tem que ser acolhedora, onde não existam critérios ou exigências,nem mecanismo de seleção ou discriminação para o acesso e permanência dos alunos, deve ter como foco as diferentes situações que constituem o ato educativo, a análise das práticas docentes e a criação de espaços para a reflexão coletiva, esforçando-se, sempre, para criar na escola a crença de que é para a garantia da aprendizagem de todos os alunos, precisamos assegurar o acesso ao currículo escolar, por meio de práticas pedagógicas diferenciadas que atendam aos percursos de aprendizagem de cada estudante.

Mas a escola inclusiva tem que ter ações concretas, que possibilitem a todas as crianças o aprendizado,implicando no compromisso com o processo educacional por parte de todos que nele estão envolvidos:

professores,pais,diretores,dirigentes,secretários de educação,comunidade, família,etc.

É preciso preparar e formar educadores para a inclusão, trabalhando o olhar do educador sobre seu aluno, ajudando-o a compreender as necessidades que esse possa ter, a entender que tipo de apoio é necessário, e onde buscá-lo.

As principais características das escolas inclusivas para Sassaki(1997) era:

Filosofia e visão de que todas as crianças pertencem à escola e à comunidade e de que podem aprender juntas.

O diretor envolve-se ativamente com a escola toda no provimento de estratégias.

Os altos resultados educacionais refletem as necessidades individuais dos alunos.

Envolvimento de alunos em estratégias de apoio mútuo(ensino de iguais, sistema de companheiro, aprendizado cooperativo, ensino em equipe, co-ensino equipe de assistência aluno-professor,etc).

Os professores falam menos e assessoram mais; psicólogos atuam junto aos professores nas salas; todo o pessoal da escola faz parte do processo de aprendizagem.

Os pais são parceiros igualmente essenciais na educação dos filhos.

Todos os ambientes físicos são tomados acessíveis e, quando necessário, é oferecida tecnologia assistida.

Espera-se que os alunos se promovam de acordo com o estilo e ritmo individual de aprendizagem e não de uma única maneira todos. Aprendizado cooperativo, adaptação curricular, ensino de iguais, instrução direta, ensino recíproco, treinamento em habilidades sociais. Dependendo cada vez menos de testes padronizados, a escola usa novas formas de

avaliar o progresso de cada aluno rumo aos respectivos objetivo. Aos professores são oferecidos cursos de aperfeiçoamento continuo visando a melhoria de seus conhecimentos e habilidades para melhor educar seus alunos. Não basta aceitar as pessoas com necessidades

especiais, a unidade escolar precisa de toda uma estrutura adaptada para atendê-las: precisa de professores capacitados, requer profissionais para apoio pedagógico, médico, psicólogo, estrutura física e pedagógica diferenciados, enfim uma gama de profissionais e atendimentos querendo que dê certo e com muita vontade de trabalhar,sem preconceito e com nenhuma dicriminação.

CARACTERIZAÇÃO DE PESSOAS COM NECESSIDADES ESPECIAIS

Quando andamos na rua,ou entramos em algum estabelecimento e nos deparamos com pessoas com piercing,tatuagens ou com deformidades no corpo,ficamos as vezes assustados e muitas das vezes curiosos,pois achamos coisa de outro mundo,ou que aquela pessoa é mazoquista,gosta da dor.Ao encontrar uma criança que não fala,não ouve,ou que não possue os movimentos do corpo,ficamos penalizados,perguntamos o que aqueles pais e aquela criança fizeram para merecer essa situação.

Mas se olharmos novamente com outros olhos,talvez consigamos enxergar que a pessoa usa piercing ou tatuagem porque gosta de ser diferente, a criança com deficiência é diferente na sua imagem, mas é um ser humano como eu e você. Possuem necessidades sim, mas nós também temos necessidades diárias,onde precisamos também de ajuda de outras pessoas.

Somos iguais,todos temos dores,medos,cheiros,vontade,e neste aspectos não há um melhor que o outro.

A criança especial tem seu modo de enxergar e interpretar as coisas ao seu redor,possui suas limitações,onde com muita compreensão e ajuda consegue vencê-las.

Será que o nosso modo de enxergar as coisas é o correto?Será que nossas limitações são inferiores aos de uma pessoa

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.9 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com