TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Que E Leitura

Ensaios: O Que E Leitura. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/7/2014  •  9.011 Palavras (37 Páginas)  •  241 Visualizações

Página 1 de 37

Resumo: A Meta

Autor: Eliyahu M. Goldratt e Jeff Cox

Professor: Limad

Nome: Pamella Fernandes da Silva

Turma: 2º Ciclo Logística Matutino

01 de Outubro 2011

Sumário

CAPÍTULO 1

Alex Rogo, gerente de fábrica, chega ás 07:30 ao trabalho para adiantar o serviço que ficou pendente do dia anterior. Chegando próximo aos escritórios, observa que há uma Mercedes vermelha estacionada em sua vaga. A única pessoa que poderia fazer isso, seria Bill Peach, vice-presidente da fábrica.

Já com a adrenalina em alta, entra na fábrica ancioso para saber o que Peach estaria fazendo ali tão cedo, e já pensando que esse dia com certeza não seria como os outros, afinal, o vice-presidente estava ali.

Quando entrou na fábrica, já vieram quatro funcionários falando ao mesmo tempo, Dempsey, o supervisor noturno; Martinez, o representante do sindicado; um dos horistas e Ray, o encarregado do centro de usinagem. Todos estavam impacientes e estava impossível entender o que estava acontecendo. Depois de muito falatório, Rogo conseguiu acalmá-los e enfim perguntar o que estava houve. Foi quando lhe explicaram que Peach havia chegado a cerca de uma hora antes dele e que estava perguntando sobre o Pedido 41427. Para ajudar, ninguém sabia nada deste Pedido e Peach fez com que todos saíssem as pressas para descobrir o que aconteceu.

Quando descobriram que este serviço não estava nem perto de ser expedido, Peach esbravejou com todos, dizendo para parar com tudo que estavam fazendo e se aplicarem a este Pedido. Então, quando menos esperavam, concluíram que todas as peças necessárias estavam em pilhas prontas e só faltava uma peça. O vice-presidente, um diplomata como todos sabiam, passou por cima do supervisor e mandou Ray começar a fazer a peça que estava faltando. Este por sua vez achou um absurdo, já que ele e seu assistente haviam gasto pouco mais de uma hora para fazer outra Urgência que lhe haviam passado. Acabou discutindo com Peach que o ameaçou dizendo que se não o fizesse, seria despedido.

Quando Rogo e Peach sentaram para conversar sobre o que estava acontecendo, foi dado ao Rogo um prazo de três meses para melhorar a situação, pois aquele Pedido 41427 era só um problema dentre todos os outros que o estavam fazendo perder dinheiro.

Rogo ficou pensativo e então resolveu acompanhar os processos da fábrica, indo até a produção. Andando por lá, encontrou Bob Donovan, gerente de produção, que por sinal não estava muito feliz. Ele vinha trazer a notícia de que o operador da máquina que Peach havia discutido, pediu demissão e que para ajudar a única máquina que havia na fábrica que produzia as peças que estavam faltando para expedir o Pedido 41427, parou de funcionar. Rogo chegou a pensar que fosse sabotagem mas Donavan disse que o rapaz estava tão perturbado que isso teria ocasionado isso. Ambos estavam preocupados com o que fariam, pois encontrar um substituto a altura seria muito difícil.

CAPÍTULO 2

Por volta das 18h30min, Rogo vai para casa comer alguma coisa e logo retornar a fábrica. Chegando em casa, encontra sua esposa Julie, pronta para sair para jantar, conforme ele havia prometido na noite anterior quando estavam fazendo as pazes. No entanto, devido aos problemas que estavam acontecendo na fábrica, Rogo teve que cancelar seu jantar, deixando Julie triste em casa.

Julie não gostava da cidade, pois não tinha amigos e ficava sozinha o dia todo. Rogo nasceu ali e por isso tinha simpatia pela cidade. Eles estavam ali há 6 meses e para Julie, isso fora uma eternidade.

Rogo chegou na fábrica e imediatamente foi atrás de Donavan para saber como estava o andamento das coisas. Assim que o encontrou, perguntou se conseguiriam expedir o serviço, mas Donavan não sabia responder. A máquina estava consertada, mas ainda haviam muitas peças a serem feitas.

Por fim, passava um pouco das 11 da noite, o pedido foi expedido. Rogo parabenizou Donavan e os dois foram jantar, felizes pelo sucesso, pois não esperavam expedir ainda este dia. Eles conversaram sobre os problemas da fábrica e tomaram algumas cervejas.

Rogo ficou pensando se o problema não era ele, pensando que a fábrica estava ruim, mas existiam piores. Porém, estava ciente de que a fábrica estava perdendo dinheiro. Perdido em muitos pensamentos, percebeu que já estava tarde e foi embora.

CAPÍTULO 3

Rogo acorda com Julie encima dele, batendo com força no despertador que já estava tocando há três minutos. Eram 06h03min quando ele levantou. Tinha uma reunião marcada ás oito horas com Peach e todos os gerentes de fábrica e sua equipe foram convocados.

Alex não tinha idéia do que seria a reunião, mas Bill havia pedido para levarem todos os relatórios. O mais irônico era que para estarem todos ali no horário marcado, outros gerentes teriam que pegar avião na noite anterior e a empresa acarretaria este gastos mais as hospedagens. Então será que Peach estaria perdendo o controle da situação? Estaria ele esquecendo a estratégia no desespero de ganhar?

Há alguns anos ele era diferente, era mais forte, mais confiante e não tinha medo de novos desafios. Rogo fazia parte da equipe de Peach e eles se davam muito bem. Tomavam café no fim do expediente quase todos os dias e isso fazia com que os outros funcionários pensassem que ele era um grande puxa saco. Mas Alex pensava que talvez por isso Bill gostava tanto dele, por que ele não era.

Certa vez, em uma reunião anual de vendas, Rogo, Peach e outros rapazes fizeram a maior bagunça no hotel que acabou terminando em briga de Rogo segurando Peach para não bater nos seguranças que foram tirá-los do elevador que estavam cantando.

Foi Peach que lhe deu confiança e todo crédito e estímulos para terminar o Mestrado e que lhe deu a chance de digirir uma fábrica. E agora, estavam gritando um com o outro.

Eram 07h50min quando Alex chegou a fabrica e encontrou Nathan Selwin. Ele o parabenizou pela nomeação para a equipe de Peach e Nathan logo começou a contar o provável motivo deles estarem ali para aquela reunião. Falou que caso o desempenho não melhorasse até o final do ano, a divisão iria à venda.

Rogo ficou extremamente surpreso, pensando que se isso acontecesse nem mesmo Peach teria um emprego. Mas e ele? Sim, ele poderia estar na rua em três meses.

Nathan pediu a Alex que não sabia de nada e foi embora. Alex estava tão atordoado com o que acabara de saber que chegou ao decimo-quinto andar e nem se lembrava em que

...

Baixar como (para membros premium)  txt (53.1 Kb)  
Continuar por mais 36 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com